28 de outubro de 2011

Washington Luiz assume o governo e visita o Sindsep


O primeiro compromisso do governador em exercício, Washington Luiz Oliveira foi uma visita ao Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Maranhão (Sindsep/MA), aproveitando a reunião da diretoria executiva do Sindicato que aconteceu na tarde desta quinta-feira (27) ontem.

"Fiz questão do Sindsep ser o primeiro lugar que visito na condição governador do Estado. Pois foi aqui que tudo começou. E agora estou tendo a oportunidade de fazer pelos trabalhadores aquilo pelo qual sempre lutei, melhores condições de trabalho e renda para a nossa população", disse o Washington Luiz Oliveira que foi fundador e primeiro presidente do Sindsep no Maranhão.

O governador em exercício foi efusivamente recebido pelos integrantes da diretoria executiva que disseram estar orgulhosos do trabalho que ele vem desenvolvendo. “È uma honra para nós termos como governador do Maranhão um companheiro que saiu desta casa e ficamos felizes de tê-lo sempre entre nós”, disse Ângela Souza, presidenta do Sindsep/MA.

25 de outubro de 2011

Governo e sindicato discutem proposta salarial

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Educação (Seduc), reuniu-se, nesta segunda-feira (24), com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estaduais e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma), para discussão de alguns pontos de negociação da proposta salarial da categoria, como aplicação do piso salarial nacional.

Durante a reunião, o Secretário de Educação, João Bernardo Bringel, informou que o piso nacional será implementado com efeito retroativo a 1º de outubro, e que o mesmo aguarda apenas definição legal para forma de implantação.

Vale ressaltar que aplicação do piso salarial dos professores, determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sofreu atraso devido à discussão do Projeto de Lei nº 248, encaminhado à Assembléia Legislativa, que trata do reajuste salarial da categoria do Grupo Magistério da Educação Básica do Estado do Maranhão e Aplicação do Piso Salarial Nacional.


Sobre o reajuste salarial da categoria, o governo reafirmou à diretoria do Sinproesemma o percentual de 12% a ser aplicado no mês de outubro e dos 8% restantes, parcelados em duas vezes em 2012, conforme anunciado em reuniões anteriores com o sindicato.

O presidente do Sindicato, Júlio Pinheiro, frisou que a categoria já aprovou nas assembléias a proposta do governo, que tem como base o reajuste de 38% a 12% na tabela salarial em outubro.

Outro ponto discutido foi a incorporação da Gratificação de Atividade do Magistério (GAM), na qual o Sindicato defendeu o reajuste em 104% e 80%. O secretário João Bernardo Bringel ratificou, conforme foi realçado na reunião do dia 18 de outubro, que o limite do Governo para o reajuste da GAM é de 75% para as classes I e II e nas classes III e IV 104%.

Estatuto

Ao final do encontro, governo e sindicato acordaram estabelecer um novo calendário para a conclusão das discussões acerca do Estatuto. Para tanto, foi agendada para próxima quinta-feira (27), uma nova reunião da mesa permanente de negociação para definir novo prazo de conclusão da discussão e a data limite para envio da mensagem do novo Estatuto do Educador à Assembleia Legislativa.


Fonte: Ascom/seduc

24 de outubro de 2011

Sindicato comemora Dia do Comerciário

O Sindicato dos Empregados do Comércio de São Luís (Sindcomércio) comemora hoje, segunda-feira, 24, o dia do comerciário com uma ampla programação e o lançamento da campanha salarial 2012.

As comemorações vão se estender durante toda esta segunda-feira, na Associação do Banco do Estado do Maranhão, na Forquilha. A programação teve início pela manhã, com a realização de um torneio de futebol, disputado por equipes de várias lojas.

O torneio faz parte das políticas de incentivo ao esportes, saúde e à promoção de qualidade de vida dos comerciários. Durante todo o ano, o Sindcomércio realiza atividades esportivas masculinas e femininas. O presidente do Sindcomércio, Edmilson dos Santos tem informações mais completas sobre o tema. Ele está disponível para entrevistas.

Hoje, a partir das 14hs, também haverá shows, jogos em várias modalidades e o lançamento da campanha salarial 2012. Neste ano o tema da campanha salarial é “Salário Decente é Salário Justo”. Para a festa de hoje estão confirmadas as presenças de várias lideranças políticas, sindicais e autoridades.

O dia do comerciário é 30 de outubro. Mas, dezenas de cidades brasileiras, dentre elas a capital maranhense, por meio de acordo entre representantes da categoria comerciária e os patrões, anteciparam a comemoração da data para a segunda-feira, 24. No dia 30, as lojas funcionarão normalmente.

21 de outubro de 2011

Governo encaminha tabelas para apreciação do sindicato

O governo do Estado recuou na sua iniciativa de alterar a estrutura da carreira dos professores da rede estadual e encaminhou ao Sinproesemma, nesta quinta-feira (20), as novas propostas de tabelas salariais, corrigidas de acordo com a negociação da última reunião, realizada no início desta semana, entre diretores do sindicato e gestores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

A mudança na estrutura da carreira dos educadores, suprimindo 10 referências, foi incluída no Projeto de Lei 248/2011 que o governo encaminhou à Assembleia Legislativa, há duas semanas, prevendo os reajustes do Piso Salarial e a incorporação da Gratificação por Atividade do Magistério (GAM).

As tabelas corrigidas mantêm a estrutura original da carreira dos professores, com as 25 referências funcionais, e mantém o reajuste salarial diferenciado de 38,84% a 20%, sendo este último parcelado em três vezes – 12% este mês de outubro e a diferença dividida em parcelas a serem pagas nos meses de março e setembro de 2012. O reajuste de 20% contempla os profissionais de nível superior, da terceira e quarta classes.


Quanto à Gratificação de Atividade de Magistério (GAM), outro ponto bastante polêmico da negociação entre governo e sindicato, o Executivo também corrigiu distorções com relação aos percentuais da gratificação, contestados exaustivamente pelo sindicato por representar perdas nos salários da categoria.


Os professores de nível médio (classes 1 e 2) recebem 100% de gratificação acima dos salários. Já os professores das classes 3 e 4, de nível superior, recebem 130% de gratificação. “Nas novas tabelas, o governo deu um passo atrás e incorporou 25% da GAM, nas classes 1 e 2, mantendo mais 75% somados aos salários. Para as referências das classes 3 e 4, o governo incorporou 20%, mantendo mais 104%. Com isso, houve avanço e valeu a pena a reação do sindicato que não aceitou cálculos que prejudicariam as remunerações dos trabalhadores”, explicou o professor Júlio Guterres, diretor de Comunicação do Sinproesemma.

No conteúdo do Projeto de Lei do governo, que tramita no Legislativo, há a previsão de incorporar 20% da gratificação para todas as referências, mas os percentuais mantidos sobre os salários seriam de apenas 66,67%, para as classes 1 e 2, e de 82,54% para as classes 3 e 4.

“Esse é o resultado material dos 78 dias de greve dos educadores. Lembrando que esse reajuste da tabela é emergencial. Temos muito ainda a ser discutido com o governo para benefício da nossa carreira. Mas diante da conjuntura nacional, na qual muitas categorias não avançaram nas negociações, com resultados bem abaixo que o nosso, podemos avaliar que nós, sindicato e categoria, avançamos”, ressalta Guterres.

O presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, também avalia que houve avanço da categoria: “É o fruto da luta dos trabalhadores, que não se acomodaram diante da atitude do governo em mexer na estrutura da carreira e reduzir os percentuais da GAM, assim como é o resultado de muita disposição da direção do sindicato, quando reagiu imediatamente à medida do governo que prejudicaria os educadores. E quem torceu para que a proposta do Estado fosse votada na Assembleia da forma como está, prejudicando a classe, teve uma grande frustração com a mudança”, disse.

“Na verdade nada disso caiu do céu. É conquista da luta. A tabela do Projeto de Lei inviabilizaria qualquer tentativa de negociação acerca da carreira dos trabalhadores no Estatuto do Educador. E não há sentido reajuste sem organização da carreira e vamos fazer isso cobrando do governo a retomada da discussão do Estatuto. Neste final de semana, vamos reunir todos os diretores do sindicato e tirar os encaminhamentos necessários para concluir a negociação com o Estado”, finaliza o presidente.

Fonte: sinproesemma

19 de outubro de 2011

Sindjus vai promover debate sobre negociação coletiva e direito de greve no serviço público

O SINDJUS/MA vai promover um encontro na sua sede, localizada na Rua das Cajazeiras, nº43, no centro de São Luís, para discutir todos os aspectos relacionados à Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que institui a negociação coletiva, protege o direito de greve e veda as práticas anti-sindicais no serviço público. Apesar de já ter sido ratificada pelo governo brasileiro, ela ainda depende de regulamentação para ser implementada.

Para o evento estão convidados para o encontro: as Centrais Sindicais (CTB, CGTB, UGT, NCST e Força Sindical), a Associação dos Magistrados do Trabalho (AMATRA), o advogado Sálvio Dino, assessor juridico do Sindjus, represesentantes de várias entidades sindicais maranhenses, dentre as quais o Sindicato dos Agentes de Transito de São Luís (SINDTRANSITO), o Sindicato dos Guardas Municipais do Estado do Maranhão (SIGMEMA), o Sindicato dos Professores Municipais de São Luís (SIND-EDUCAÇÂO), o Sindicato dos Trabalhadores nos Correios (SINTECT), o Sindicato dos Bancários (SEEB) e o Sindicato dos Trabalhadores na UEMA (SINTUEMA), e o público em geral. Ao final do evento será servido um coquetel aos presentes.

AUDIÊNCIA PÚBLICA - O encontro promovido pelo Sindjus-MA tem por objetivo organizar a caravana maranhense que se fará presente na audiência pública que acontecerá no dia 25 de outubro, terça feira, na Câmara dos Deputados, em Brasília - DF, para discutir a negociação coletiva no setor público e a regulamentação da Convenção 151 da OIT no Brasil. Antes, porém, está prevista uma Marcha dos Servidores Públicos pela Esplanada dos Ministérios.

A audiência na Câmara dos Deputados é uma iniciativa conjunta da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) e da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), mas aberta à participação de todas entidades representativas dos servidores dos servidores públicos e da classe trabalhadora em geral.

O presidente do Sindjus, Aníbal Lins, que também é vice-presidente da CSPB, ficou responsável por organizar no Maranhão o encontro das entidades dos servidores públicos em preparação às atividades nacionais do dia 25 de outubro. "Esperamos contar com a presença dos companheiros servidores do Tribunal de Justiça no encontro desta quinta-feira, no auditório do Sindjus, que discutirá um tema da mais alta relevância para os interesses atuais e futuros da nossa categoria", declarou o sindicalista

A CSPB é a entidade que representa os servidores públicos brasileiros no conselho multilateral da OIT (Organização Internacional do Trabalho), em Genebra – Suíça. A meta da entidade é reunir dez mil trabalhadores de todo o país na marcha dos servidores públicos pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília.



Fonte: Assessoria de Comunicação

18 de outubro de 2011

Greve dos bancários chega ao fim após assembleia

SÃO LUÍS - O Sindicato dos Bancários do Maranhão SEEB-MA) decidiu encerrar a greve, após assembleia realizada na noite desta segunda-feira (17). Segundo informações do sindicato, a categoria aceitou a proposta de 9% oferecida pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e decidiram encerrar a greve iniciada há 21 dias. O índice vale para o cálculo de todas as verbas salariais, inclusive o tíquete-refeição e o vale-alimentação. Os valores são retroativos a 1° de setembro.

As agências funcionarão normalmente nesta terça-feira (18). Apenas os funcionários do Banco do Nordeste (BNB) e Banco da Amazônia continuam em greve.

Fonte: imirante

17 de outubro de 2011

Educação: Governo e Sinproesemma voltam a se encontrar nesta terça-feira

Nesta terça-feira(18) o Governo do Estado,por intermédio da Secretaria de Estado da Educação(Seduc),volta a se reunir com a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estaduais e Municipais do Estado do Maranhão ( SINPROESEMMA).Um ponto a ser tratado na reunião é o envio do Projeto de Lei da proposta salarial da categoria encaminhada à Assembléia Legislativa.

A proposta teve que ser encaminhada até o dia 30 de setembro em cumprimento ao dispositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), pois do contrário não seria possível praticar o aumento salarial da categoria. A necessidade do envio em virtude do cumprimento do prazo foi comunicado ao presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro.

Proposta - No dia 27 de setembro, após amplo debate entre governo do Estado e Sindicato na mesa permanente de negociação,o Governo apresentou proposta salarial que prevê reajuste de 20% na remuneração dos quais 12% serão aplicados no mês de outubro e o restante será pago de forma escalonada no próximo ano. Junto com a proposta também foi apresentada tabelas nominais com os novos valores dos vencimentos a serem praticados.

A proposta salarial contempla ainda a aplicação do piso salarial nacional, a partir do mês de outubro, para os profissionais da categoria das classes I e II do magistério, que recebem vencimento abaixo do valor determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que é de R$ 593,54 para 20 horas, que é a jornada semanal praticada no Maranhão. Do universo de 30 mil professores, apenas 3.900 estão com o vencimento abaixo do piso.

Sindicato - A proposta salarial do Governo foi apresentada, pelo Sindicato, aos trabalhadores da educação em assembleias regionais, realizadas em todo Estado. A proposta foi parcialmente aceita pela categoria.

Conforme carta encaminhada no dia 10 de outubro pelo sindicato à Seduc, a direção do Sinproesemma declara que aceita o reajuste de 12% mas não tece nenhum comentário sobre a forma que os 8% seriam repassados. Esta indefinição levaria a uma nova negociação no início do próximo ano com a possibilidade de acontecer o mesmo que aconteceu este ano quando os professores paralisaram as suas atividades.

O Sindicato também concorda em reduzir a Gratificação de Atividade do Magistério (GAM)de 80% e 104%. Ainda no documento, o Sinproesemma rejeita a unificação das categorias I e II em referências únicas específicas.

Todos estes pontos serão debatidos na reunião desta terça-feira. O Governo do Estado reafirma a sua disposição de buscar um entendimento com a categoria, tendo como objetivo principal garantir a oferta de uma educação pública de qualidade para os alunos de todo o Maranhão.

14 de outubro de 2011

Condsef vai ao MEC solicitar redistribuição dos trabalhadores da ex-Roquete Pinto do estado do Maranhão

Nesta quinta-feira a Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) foi recebida na Subsecretaria de Assuntos Administrativos (SAA) do Ministério da Educação (MEC). A pauta do encontro foi debater a situação funcional dos trabalhadores da ex-Roquete Pinto no estado do Maranhão. A Condsef foi solicitar a redistribuição desses trabalhadores para o MEC, pleito central da categoria. Durante o encontro os gestores do MEC se mostraram receptivos em buscar solução para a situação. Para analisar o caso, a SAA solicitou o envio de levantamento do perfil desses trabalhadores. A Condsef vai preparar um ofício com as informações solicitadas e enviá-lo ao subsecretário da SAA, Cléber Bueno.

Antes, a entidade vai solicitar da direção do Sindsep-MA o levantamento do perfil individual de cada um dos trabalhadores da ex-Roquete Pinto do estado do Maranhão. O objetivo é conseguir este levantamento com urgência para que uma solução à situação funcional desses trabalhadores seja buscada com a máxima agilidade. Os trabalhadores podem continuar acompanhando. Novas informações sobre este e outros temas de interesse das categorias da base da Condsef vão continuar sendo divulgadas aqui em nossa página.


Fonte: Condsef

13 de outubro de 2011

Bancários avaliarão negociação da Caixa, BB e Fenaban


SÃO LUÍS - Os bancários se reúnem em Assembleia Geral nesta quinta-feira, 11, às 19h, na sede do Sindicato da categoria, na rua do Sol, no centro.

Os grevistas vão avaliar as propostas da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

A reunião ocorre nesta quinta-feira, às 15h, nas dependências do Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. Após as negociações, o Comando Nacional volta a se reunir para fazer avaliação e definir orientações aos sindicatos.

A greve nacional já dura 16 dias e paralisou mais de 9 mil agências nos 26 estados e no Distrito Federal. Os bancários reivindicam reajuste de 12,8% (aumento real de 5% mais inflação do período), valorização do piso, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mais contratações, extinção da rotatividade, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, segurança contra assaltos e sequestros, igualdade de oportunidades, melhoria do atendimento dos clientes e inclusão bancária sem precarização, dentre outros itens.


Fonte: Imirante

11 de outubro de 2011

Bancários em greve vão pedir audiência com presidente Dilma

Em greve desde 27 de setembro, os bancários vão pedir uma audiência com a presidente Dilma Rousseff, segundo o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Carlos Cordeiro.

"Vamos discutir o lucro dos bancos e a remuneração dos executivos, e vamos dialogar que nesse momento de negociações salariais é preciso tratar de distribuição de renda", afirmou ele ao G1.

Em reunião em São Paulo nesta terça-feira (11), a categoria decidiu ainda intensificar o movimento grevista, que fechou, segundo balanço da entidade, 9.090 agências na terça-feira. Os bancários também afirmam que pedirão uma audiência com o presidente da Febraban, Murilo Portugal.

A Federação Nacional de Bancos (Fenaban), por sua vez, informou que fez "duas propostas completas visando acordo com os bancários e colocou-se à disposição do movimento sindical para tratar de eventuais acertos que fossem necessários".

Na segunda-feira, os bancários paralisaram 9.090 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em todos os 26 estados e no Distrito Federal, segundo balanço da Contraf-CUT. O número equivale a 45,28% das 20.073 agências existentes no país.
Greve dos bancários chega ao 14º dia nesta segunda-feira (10) (Foto: Anderson Barbosa/AE)Greve dos bancários chegou ao 15º dia nesta terça-feira (10) (Foto: Anderson Barbosa/AE)
De acordo com a Contraf, a atual paralisação, que já é a maior da categoria nos últimos 20 anos em termos de adesão, caminha para se tornar também a mais longa. A paralisação do ano passado durou 15 dias. A deste ano completa 14 dias nesta segunda.

Carlos Cordeiro, presidente da entidade e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, afirma, em nota, que a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ainda não respondeu à carta enviada pela Contraf na última terça-feira (5), solicitando a retomada das negociações. “Enquanto seguimos reafirmando nossa disposição para o diálogo, os bancos e o governo enrolam e tentam confundir os bancários e a sociedade. A tática deles não vai funcionar.”

Reivindicações
Os bancários entraram em greve por tempo indeterminado, após a quinta rodada de negociações com a Fenaban, ocorrida no dia 23. A proposta patronal contemplava reajuste de 8% sobre os salários, o que representa aumento real de 0,56%, segundo a Contraf. A reivindicação da categoria é de 12,8% de reajuste, sendo 5% de aumento real.

Os bancários pedem, ainda, valorização do piso, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mais contratações, fim da rotatividade, melhoria do atendimento aos clientes, fim das metas abusivas e do assédio moral, mais segurança e igualdade de oportunidades.

Fonte: G1

10 de outubro de 2011

Servidores da Cultura elegem bandeiras prioritárias de luta em plenária da categoria

Representantes dos servidores do Ministério da Cultura de seis estados (RJ, SC, PE, MA, MG, PB) e o Distrito Federal realizaram, nesta sexta-feira, plenária nacional da categoria. O encontro, que aconteceu na sede da Condsef em Brasília, elegeu as bandeiras prioritárias de luta dos servidores da Cultura. Uma avaliação da situação do setor, incluindo os processos de negociação com o governo e a definição de um plano de ação também fizeram parte da atividade. A retomada do processo de negociações com o governo terá como parâmetro propostas dos trabalhadores já apresentadas ao Ministério do Planejamento. A implantação de gratificação de qualificação (GQ) e retribuição por titulação (RT) faz parte das prioridades dos servidores. Além disso, a categoria busca a racionalização de cargos a partir de estudos já encaminhados ao governo. Outro ponto crucial da luta dos servidores da Cultura é a abertura de concurso público para a recomposição da força de trabalho no setor.

Na plenária os servidores levantaram ainda a necessidade de realizar atividades de mobilização todos os dias em que houver reunião da Mesa Setorial de Negociação da Cultura. Uma das propostas aprovadas é a criação de grupos temáticos nos sindicados filiados à Condsef para discutir e aprimorar as demandas dos servidores da Cultura. A categoria aprovou ainda a importância de reforçar solicitação junto ao governo para as seguintes questões: cobranças referentes a pagamento de gratificação (GDAC), busca de negociação sobre corte de ponto, exigir a instalação de uma ouvidoria em todas as vinculadas da Cultura, encaminhar emendas ao PL 2203/11, cobrar a mesma tabela remuneratória da Casa de Rui Barbosa para o PEC da Cultura, buscar melhorias e unificação do plano de saúde que atende a categoria, entre outras demandas.

Os servidores também vão buscar esclarecimentos na mesa setorial da Cultura sobre se há intenção do governo em criar um plano de carreira específico do IPHAN. A categoria pretende organizar um seminário para discutir a estrutura do IPHAN e IBRAN. Na plenária foi aprovada ainda a importância de buscar a convocação de encontros e plenárias do setor sempre que necessário, aliada a unificação das informações e mobilizações dos servidores da Cultura nos estados.

Fonte: condsef

7 de outubro de 2011

TST determina que sindicatos dos Correios devem garantir serviço

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou nesta quinta-feira que os sindicatos da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) devem manter em atividade pelo menos 40% de seu quadro de funcionários para garantir o serviço durante a greve convocada há 23 dias.

O presidente do TST, João Oreste Dalazen, tomou esta decisão para que a Federação Nacional dos Trabalhadores de Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) atenda os 'serviços inadiáveis' da comunidade.

O descumprimento da decisão, que foi tomada pela Justiça depois de os sindicatos terem rejeitado internamente o acordo que fora alcançado na terça-feira entre os Correios e a Fentect, levará a uma multa de R$ 50 mil.

O titular do TST antecipou de segunda-feira para esta sexta a audiência entre a direção da empresa e os representantes dos 35 sindicatos.

O acordo alcançado na terça-feira contemplava um aumento salarial real de R$ 80 a partir de outubro e um reajuste de 6,87% que seria retroativo a 1º de agosto.

Além disso, as duas partes haviam concordado que seis dias de greve seriam descontados dos vencimentos e que os funcionários dos Correios trabalhariam durante fins de semana e feriados para entregar as 136 milhões de cartas acumuladas.

A greve começou em 14 de setembro, depois do fracasso das negociações nas quais os trabalhadores reivindicavam um aumento salarial de R$ 400 a partir de janeiro de 2012, reposição da inflação de 7,16% e mais 24,76% para compensar perdas acumuladas desde 1994.


Fonte: EFE

Marcha contra a corrupção e pela vida em São Luís

SÃO LUÍS - A 3ª Marcha do Povo Contra Corrupção e Pela Vida ocorre nesta sexta-feira (7), na capital maranhense. Mais de 80 caravanas de diversas regiões maranhenses já confirmaram presença na Marcha. Os manifestantes se concentram, agora pela manhã, no retorno do Tirirical, Km zero da BR-135, próximo ao aeroporto Marechal Cunha Machado. De lá seguem em caminhada até o o centro de São Luís.

Serão 13 km percorridos da concentração até o centro, onde os manifestantes entregarão 10 dossiês em que comprovam casos de corrupção e improbidade administrativa de gestores municipais aos representantes de órgãos como Ministério Público (estadual e federal), Controladoria Geral da União (CGU) e Polícia Federal (PF). Os dossiês foram produzidos a partir de auditorias populares em 10 municípios maranhenses.

A III Marcha do Povo Contra a Corrupção e Pela Vida é uma realização dos Fóruns e Redes de Cidadania do Maranhão, com apoio da Cáritas Brasileira Regional Maranhão e Associação de Saúde da Periferia (ASP/MA).


Fonte: Imirante

6 de outubro de 2011

Quando as vaidades atrapalham tanto quanto à autofagia

Todos nós temos lá as nossas vaidades… E temos que ter mesmo, pois faz bem para a auto-estima.O problema é quando a vaidade entra no território dos “Sete Pecados Capitais” e se transforma num mostro que destrói a alma do vaidoso, tornando-o um ser desprovido, entre muitas coisas, de senso do ridículo e da humildade.

O PT não é o único partido que trava disputas internas, mas os petistas, sobretudo os maranhenses, chegaram a tal ponto que estrangulou até as relações pessoais entre alguns “companheiros”.

Entretanto, não é somente a autofagia que tem estorvado o crescimento do PT maranhense. O excesso de vaidade de alguns petistas tem concorrido para o partido não construir um projeto que contemple o conjunto das forças e lideranças partidárias com foco nos interesses da sociedade.

O episódio da filiação de novos filiados em São Luis, por exemplo, mostra isso exatamente: de um lado a vaidade de quem pensa que poder ser candidato sozinho a vereador e, portanto, precisa vetar quem supostamente tem mais votos; do outro, a vaidade de quem pensa ser mais inteligente (ou esperto) do que os seus pares e por isso julga-se dono da chave do sucesso para construir o partido a partir do seu currículo profissional, político ou acadêmico.

Quando os filados foram “rejeitados” pelo Diretório Municipal do PT, alguns se apressaram em colocar a responsabilidade no colo do vice-governador Washington Luis, afirmando que a liderança do mesmo teria “saído arranhado” , já que havia estimulado as filiações não teve força de fazer passá-las.

Aí veio a apreciação dos “vetos” pelo Diretório Regional onde o mesmo Washington Oliveira fez todas as articulações necessárias para que as filiações fossem confirmadas pela instância. Resultado: nenhuma declaração nos blog sobre o papel que Oliveira jogou para que Dimas Salustiano, Sandow Feques, Fauzy Beydoun, entre outros, fossem confirmados como novos petistas.

Pelo contrário, houve quem achasse melhor afirmar que o voto do diretório estadual em favor de sua filiação “é uma prova há alternativas no PT além de Washington e Dutra”. E mais: “que a decisão restaura a seriedade, responsabilidade e dignidade da política”.

A declaração gerou muita indignação entre alguns dirigentes municipais e estaduais do partido, inclusive do presidente estadual do PT, Raimundo Monteiro, que esperava mais serenidades dos “ex-rejeitados”. Que coisa, quanta vaidade.


Fonte: blog do robert lobato

5 de outubro de 2011

Principais sindicatos rejeitam proposta dos Correios

Embora a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) ainda esteja fechando um balanço oficial, a informação, dada por José Gonçalves de Almeida, o Jacó, diretor da entidade, era que, perto das 15h, os principais sindicatos haviam rejeitado a proposta da direção dos Correios para colocar fim à greve que começou no dia 14 de setembro.

Até o momento, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Santa Catarina, Paraná, Paraíba, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo já recusaram o acordo. Ainda na tarde desta quarta-feira (5), Rio Grande do Sul e Goiás realizam assembleias para decidir a respeito da continuidade da paralisação.

“Eles [RS e GO] têm orientação de rejeitar também. Se tiver um sindicato pequeno que aceite a proposta será muito. Provavelmente, o acordo será rejeitado por ampla maioria, talvez até por unanimidade, porque a proposta é muito ruim”, disse Almeida. Portanto, segundo o diretor da entidade, a greve deve continuar por tempo indeterminado.

Proposta
Na terça-feira (4), a Fentect aceitou o acordo que foi levado para votação em assembleias nesta quarta. O documento precisaria ter o apoio de pelo menos 18 dos 35 sindicatos vinculados à Fentect para passar a valer e, caso fosse aprovado, os funcionários retornariam ao trabalho já na quinta-feira.

O desconto dos dias parados segue sendo o principal entrave para um acordo. Pela proposta da direção dos Correios, feita na véspera, os funcionários teriam seis dias de trabalho descontados a partir de janeiro, sendo meio dia por mês, num total de 12 parcelas. Quem preferir, poderia autorizar desconto em período menor.

A proposta previa ainda pagamento de aumento real de R$ 80 retroativo a 1º de outubro, além de reajuste de 6,87% nos salários e benefícios a partir de 1º agosto. Os funcionários também teriam que trabalhar durante finais de semana e feriados para colocar em dia as entregas atrasadas.

Foram quatro horas de negociações até o acordo ser fechado na terça-feira. "Não foi a melhor proposta, mas foi a proposta possível. Depois de 21 dias de greve, os funcionários estavam ansiosos para voltar ao trabalho", disse, na ocasião, o secretário-geral da Fentect, José Rivaldo da Silva.

Até a terça-feira, cerca de 136 milhões de correspondências estavam atrasadas no país, segundo os Correios.

Fonte:G1

Imprensa Nacional e PCCTM têm rodada de reuniões no Planejamento. Condsef cobra agenda para demais setores

A Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) participou de duas reuniões nesta terça-feira no Ministério do Planejamento. Na pauta foram discutidos temas ligados aos servidores da Imprensa Nacional e do Plano de Cargos e Carreiras de Tecnologia Militar (PCCTM). Os encontros marcam a retomada de debates sobre temas e demandas específicas das categorias da base da Condsef. A entidade aproveitou a oportunidade para cobrar agendas de reuniões para os demais setores de sua base que aguardam avanços em processos de negociação. A Secretaria de Recursos Humanos informou que ainda esta semana deve apresentar proposta de calendário para outras categorias. Tanto Imprensa Nacional como PCCTM saíram do Planejamento com reuniões confirmadas. Imprensa Nacional para os dias 09/11 e 07/12 e PCCTM nos dias 16/11 e 06/12.

Hoje, no encontro que debateu a Imprensa Nacional, o Planejamento apresentou críticas a uma proposta de carreira que já havia sido apresentada ao governo pelos trabalhadores. Especialmente com relação a atribuições de cargos, o governo sinalizou que pretende buscar um formato onde se permita maior mobilidade do servidor dentro da administração pública. O Planejamento acrescentou que é decisão do governo criar carreiras com um único cargo, separadas por níveis (NS e NI). No que diz respeito à gratificação de qualificação, o Planejamento se comprometeu a fazer uma análise para verificar se o formato é adequado às características da carreira da Imprensa Nacional. A SRH informou que um esboço de proposta do governo para o setor deve ser apresentado no dia 9 de novembro.

Tecnologia Militar – Na reunião seguinte, a Condsef apresentou ao Planejamento os pontos divergentes encontrados no projeto de lei (PL) 2203/11 que afetaram diretamente os servidores do PCCTM. Em um dos pontos, o governo levou em conta valores de uma tabela de 2009 e não de 2010 como deveria ter sido feito. Outros valores que no PL estão em desacordo com a situação atual da categoria se referem à gratificação de qualificação que, em alguns casos, chega a ter valores reduzidos em comparação com os vigentes. Frente ao que foi apresentado, o Planejamento se comprometeu a fazer análises e dar retorno sobre as situações discutidas.

Nos dias 16/11 e 06/12, próximas reuniões que abordam demandas do PCCTM, haverá debate sobre a inclusão nesta carreira de trabalhadores do PGPE que atuam na area de Tecnologia Militar. Outro assunto que será tratado é a situação dos servidores de nível auxiliar no PCCTM. Sobre a tabela remuneratória que a categoria busca negociar, o Planejamento informou na reunião desta terça que este debate será iniciado a partir de janeiro do ano que vem.

Fonte: sindsep/ma

Sete regionais aceitam proposta do governo integralmente

Mais três assembleias regionais, de Rosário, Pedreiras e Pinheiro, decidiram aceitar a proposta de reajuste da tabela salarial dos professores, apresentada ao Sinproesemma, pelo governo do Estado. Ao todo, sete regionais aceitaram integralmente a proposta. Além de Rosário, Pedreiras e Pinheiro, também aprovaram a proposta as regionais de Codó, Bacabal, Itapecuru e Balsas.

Quatro aceitaram parcialmente: Caxias, Viana, Timon e Imperatriz. Ainda faltam os resultados das assembléias de sete regionais: São Luís, Chapadinha, Santa Inês, Presidente Dutra, São João dos Patos, Zé Doca e Barra do Corda.

A proposta de reajuste de 20%, da 13ª à 25ª referência da tabela salarial, com aplicação de 12% neste mês de outubro e o restante (8%) parcelados em duas vezes, nos meses de março e setembro de 2012, assim como a incorporação de 20% da GAM ao vencimento, são os principais itens que estão sendo avaliados pelos educadores nas assembleias regionais.

Nas regionais de Imperatriz, Caxias e Viana, os educadores não aceitaram o parcelamento dos 8% restantes, divididos em duas parcelas. A incorporação da GAM ao vencimento não foi aceita na regional de Timon.

Fonte; Sinproesemma

4 de outubro de 2011

Incra: extremistas de esquerda e de direita tentam desestabilizar José Inácio


Ninguém é doido para achar que a reforma agrária, assim como a situação dos trabalhadores rurais e dos quilombolas no Maranhão, não são questões graves que precisam urgentemente de solução por parte dos governos federal e estadual, basta vê os assassínios que estão ocorrendo por conta da violência no campo. Isso é fato.

Entretanto, há grupos organizados que desejam clara e deliberadamente desestabilizar o atual superintende regional do INCRA, José Inácio Rodrigues. São grupos extremistas tanto de esquerda quanto de direita.

Todos sabem que a Superintendência Regional do Órgão foi muito disputada. Mesmo setores do Partido dos Trabalhadores (PT) não se conformam com a indicação do José Inácio e chegaram a fazer de tudo, inclusive alianças pontuais com força conservadoras de direita para impedir que o petista assumisse o cargo.

Além disso, o grupo que dava sustentação ao ex-superintendente Luis Alfredo ainda não engoliu o fato do seu nome ter sido preterido, por Brasília, para comandar o Incra no estado.

Soma-se a isso, uma fração esquerdista de movimentos radicais que chegam à irresponsabilidade de levar pessoas inocentes, que muitas vezes não sabem sequer o porquê de estarem “ocupando” a sede do Incra. Ou seja, esses movimentos os fazem de verdadeiros “escudos humanos” para legitimaram os seus interesses imediatos e corporativos.

A causa da reforma agrária e a questão dos quilombolas são demasiadamente importantes e nobres para serem feitas apenas de instrumento de luta política para “exonerar”, pela força, o atual superintende do Incra.

Se a direita deseja a volta de um Benedito Terceiro, até que se pode admitir, mas daí alguns grupos esquerdistas, e mesmo petistas, reforçarem esse retrocesso, chega ser criminoso.

Assembléia - Em pronunciamento nesta terça-feira(4) no plenário da Assembléia Legislativa, o deputado estadual Hélio Soares, também destacou a ocupação do Incra. Ele ressaltou que apesar das reivindicações serem justas é necessário dar ao novo superintendente tempo para tomar pé da situação e encaminhar as ações do órgão. “O que está acontecendo no INCRA atualmente, dos quilombolas com relação as suas reivindicações, reivindicações justas é que as negociações tem que ser ampliadas e tem que continuar, mas nós não podemos também fazer a greve parar o INCRA....Temos que dar um crédito ao novo superintendente do INCRA para dar tempo para que ele negocie essas reivindicações com o superintendente nacional do Órgão, a fim de que possa dar soluções a essas reivindicações, que são antigas” disse Hélio Soares.
Fonte: blog do Robert Lobato com colaboradores

3 de outubro de 2011

Bancários se reúnem, nesta segunda, para avaliar e intensificar a greve no Maranhão

O sindicato dos Bancários do Maranhão se reúne, nesta segunda-feira (03/10) às 17h, na sede do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), para avaliar e ampliar a greve durante esta semana.

O Comando Nacional também se reunirá, em São Paulo, para definir os rumos da paralisação no restante do país.

A greve é crescente e atingirá todos os estados brasileiros com a adesão dos bancários de Roraima nesta segunda-feira. O movimento teve início, na última terça (27/09), após a categoria rejeitar a proposta de reajuste salarial de 8% apresentado pela classe patronal, que representa apenas 0,56% de aumento real.

Mesmo após o Banco Regional de Brasília (BRB) e o Banco Estadual do Pará (Banpará) entrarem em acordo com os bancários ao oferecerem reajustes aceitáveis, o Governo Federal e os banqueiros mostram intransigência e não dão sinal de que vão retomar as negociações e encerrar a greve. Para os bancários, a única saída é pressioná-los, fortalecendo o movimento com o fechamento de mais agências.

Em todo o país, bancos públicos e privados estão paralisados. No Maranhão, destaque para a adesão histórica da rede privada na Capital e no Interior.

Os bancários do Maranhão reivindicam reajuste de 26%, valorização do piso, PLR igual a 25% do lucro líquido distribuído de forma linear, mais contratações, combate ao assédio moral, fim das metas abusivas, mais segurança, igualdade de oportunidades e atendimento digno aos clientes.

Fonte: Seeb/Ma