29 de janeiro de 2016

Calote de FHC no Fundef pode superar R$ 10 bilhões

Em tempos de tentativas de condenação da presidenta Dilma Rousseff pela prática de “pedaladas fiscais”, que nada mais são que a realocação momentânea de recursos do orçamento federal para financiar políticas públicas de grande impacto social (sem causar danos ao erário público, tampouco aos bancos públicos que as financiam), o que dizer das sentenças judiciais que começam a surgir Brasil afora condenando o calote que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso aplicou no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério – Fundef?
O calote, reconhecido pela Justiça Federal, afetou grande parte dos estados do Nordeste, além do Pará, e pode ultrapassar a cifra de 10 bilhões de reais. Tratou-se, na verdade, de apropriação indébita do Governo Federal – sob a chefia de FHC, que foi quem editou pessoalmente todos os decretos subvalorizando o Custo Aluno anual do Fundef entre 1998 e 2002 – e que agora estourou nas mãos da presidenta Dilma Rousseff o pagamento da dívida.
Diferente das ditas “pedaladas”, a ação criminosa de FHC está tipificada no Código Penal e é passível de prisão e confisco de bens pessoais. O curioso é que o Tribunal de Contas da União não enxergou à época tal prática criminosa, e o dano hoje causado ao erário é também de sua responsabilidade.
Ao longo dos anos, a CNTE denunciou o calote da União no Fundef, e, além do TCU, também o então Procurador Geral da República, Geraldo Brindeiro, sequer analisou as denúncias.
Juntamente com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em 2005, a CNTE ingressou no Supremo Tribunal Federal com Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF nº 52493), a fim de reparar o calote, mas a matéria, que tem como relator o ministro Gilmar Mendes, até hoje não foi julgada.
A CNTE está recolhendo informações em todo país sobre as sentenças já transitadas em julgado na Justiça Federal e em breve anunciará os valores parciais do prejuízo que FHC causou aos cofres públicos da União.
Também cobraremos do STF o julgamento da ADPF 52493, que desde 2013 está conclusa para apreciação no plenário do Tribunal.

Fonte:sinproesemma/ma

Membros do Conselhão celebram debate e elogiam medidas anunciadas pelo governo

AG_assembleia-metalurgicos-ABC_050820150002Reunidos pela primeira vez no segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff, nesta quinta-feira (28), integrantes da nova formação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) elogiaram as medidas anunciadas pelo governo e comemoram a volta do espaço de discussão e reflexão.
Um dos representantes da classe trabalhadora no chamado “Conselhão”, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques da Silva Junior, classificou a reunião como um “espaço privilegiado” para apresentar ideias novas. “Ideias que coloquem o Brasil, num ponto de vista imediato, de médio e longo prazo, numa rota de crescimento, com os trabalhadores como prioridade”, disse.
“Saio daqui com a sensação que temos muito trabalho pela frente. E com a expectativa de que as propostas que estamos construindo, especialmente junto com os conselheiros ligados aos trabalhadores, tenham espaço oportuno”, avaliou.
Mesmo representando interesses opostos ao do metalúrgico, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, José Carlos Martins, concordou com a relevância das medidas anunciadas pelo governo, e que serão debatidas pelo Conselhão.
“Esse ambiente é um fórum onde todos podem buscar uma convergência do que é melhor para o País. Entendo que é um momento oportuno de distensionar”, afirmou, ao deixar o encontro.
Martins destacou a maior oferta de crédito como importante resposta ao déficit de empregos no setor. “Quando disponibilizo mais recursos, por exemplo para o crédito imobiliário, estou deixando de paralisar obras e iniciando outras”, exemplificou.
Sobre a proposta citada pela presidenta Dilma de avaliar a volta de um imposto nos moldes da CPMF, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC disse se tratar de um projeto desafiador, que “merece reflexão”.
“Temos a abertura de encontrar medidas alternativas ou de até discutirmos como ela poderá ser introduzida”, disse. Ele cobrou, no entanto, que as medidas para alavancar a arrecadação do governo estejam condicionadas à geração de emprego, inclusão e distribuição de renda, de maneira equilibrada, “e que os trabalhadores saiam ganhando com isso”.
“Nós trabalhadores precisamos da economia retomando seu rumo, gerando emprego e novas oportunidades”, reforçou.
Segundo o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan Yabiku Junior, o apelo feito pela presidenta Dilma e pelo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, para que o grupo avalie a proposta da recriação da volta da CPMF será ouvido. “Nós faremos isso”, garantiu.
Moan elogiou ainda o anúncio de que o governo irá refinanciar os empréstimos feitos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por meio do Financiamento de máquinas e equipamentos (Finame) e do Programa de Sustentação do Investimento (PSI). “É uma medida bastante positiva”, afirmou, ao final do encontro.
“Visa não prejudicar o investidor que acreditou no Brasil e, ao tomar um financiamento para investimento, de repente, encontrou uma recessão bastante severa”, completou.
O presidente da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Carlos Buch Pastoriza, também comemorou o anúncio que, segundo ele, dará “um fôlego” aos empresários que investiram em novo maquinário e ainda não obtiveram retorno.
“Uma das medidas que o Brasil precisa para trilhar um círculo virtuoso é estimular o consumo”, sugeriu, também.
O presidente do Sebrae, Guilherme Afiff Domingos, ressaltou que o encontro demonstra a retomada da agenda positiva ao país, após longo período de entraves na política nacional.
“A sociedade está pedindo isso”, disse. Para ele, o governo deu um passo importante, pois “moveu-se a primeira pedra” para levar o debate da superação da crise para fora da pauta política.
“Na hora de buscar consenso, vamos atrás do que é convergente. E tem muita convergência (no Conselhão)”, concluiu.
Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias

28 de janeiro de 2016

Brasil resgatou mais de mil trabalhadores do trabalho escravo em 2015

Mantendo a tendência de 2014, a maioria das vítimas de trabalho escravo no Brasil foi localizada em áreas urbanas que concentraram 61% dos casosUm total de 1.010 pessoas foram retiradas de condições análogas à escravidão em 2015, aponta balanço divulgado nesta quarta-feira (27) peloMinistério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). O problema foi detectado em 90 dos 257 estabelecimentos fiscalizados.  
Esta quinta-feira, 28 de janeiro, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. A data presta homenagem aos funcionários do Ministério do Trabalho e Previdência Social mortos em serviço durante uma ação de fiscalização em 2004, em Unaí (MG), e alerta para a contínua necessidade de combate à escravidão moderna. Vários atos ocorrem em atividades realizadas pelas superintendências do MTPS e órgãos parceiros que buscam chamar atenção e mobilizar a sociedade por avanços na erradicação do trabalho escravo contemporâneo.
Em relação ao balanço das ações de combate ao trabalho escravo em 2015, o MTPS informa que a fiscalização foi feita por meio de 140 operações realizadas pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel e por auditores fiscais do trabalho.
O MTPS destaca que, mantendo a tendência de 2014, a maioria das vítimas de trabalho escravo no Brasil foi localizada em áreas urbanas, que concentraram 61% dos casos (607 trabalhadores em 85 ações). Nas 55 operações realizadas na área rural, 403 pessoas foram identificadas.
“Nós não toleramos e não iremos tolerar a submissão de um cidadão brasileiro, de uma cidadã brasileira ou de qualquer país a esta condição degradante que retira sua condição humana. Nossas instituições vêm enfrentando este tema de forma corajosa e determinada há muito tempo. Em 20 anos de atuação do Grupo Móvel, localizamos quase 50 mil vítimas nessa situação”, destacou o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto. A pasta coordena as ações de fiscalização.  
Além de retirar mais de mil trabalhadores de condições análogas à escravidão, as operações coordenadas pelo MPTS beneficiaram um total de 7.616 trabalhadores. Como resultado das operações, a fiscalização emitiu no ano passado 2.748 autos de infração, com pagamento de R$ 3,1 bilhões em indenização para os trabalhadores. Além da emissão de 694 guias para recebimento do Seguro-desemprego e 171 Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS).  
Os dados revelam que doze trabalhadores resgatados de trabalho escravo em 2015 tinham idade inferior aos 16 anos e que outros 28 tinham idade entre 16 e 18 anos, atuando em atividades da Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil (TIP). Do total de trabalhadores alcançados, 65 deles eram imigrantes de diversas nacionalidades, entre bolivianos, chineses, peruanos e haitianos.
Atividades
A extração de minérios concentrou 31,05% dos trabalhadores alcançados no ano, com 313 vítimas trabalhando na extração e britamento de pedras, extração de minério de ferro e extração de minérios de metais preciosos. O ramo da construção civil representa 18,55% do total (187 trabalhadores localizados). A agricultura e a pecuária, atividades com histórico de resgate, aparecem em seguida, com 15,18% e 14,29% do número de trabalhadores identificados em condições análogas a de escravo.
O Estado de Minas Gerais liderou o número de trabalhadores resgatados, com 432 vítimas (43%). Em seguida estão o Maranhão com 107 resgates (11%), Rio de Janeiro com 87 (9%), Ceará com 70 resgates (7%) e São Paulo com 66 vítimas (6%).  
Serviço
Dia 28 de janeiro
  • Lançamento da Campanha Nacional contra o Trabalho Escravo e Conferência de Prêmio Nobel da Paz, às 14h, no Teatro Cásper Líbero - Avenida Paulista, 900, 1º andar, São Paulo (SP).
  •  Ato público do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho - SINAIT, às 9h, no Edifício Sede do Tribunal Regional Federal, SAL-SUL, Quadra 2, Bloco A - Praça dos Tribunais Superiores – Brasília (DF)
Dia 2 de fevereiro

  • Audiência Pública da Comissão de Direitos Humanos (CDH) com o tema “O mundo do Trabalho: desemprego, aposentadoria e discriminação com foco na terceirização e no trabalho escravo”, às 9h, no Plenário número 2 da Ala Senador Nilo Coelho, Senado Federal, Brasília (DF).  
Dia 3 de fevereiro

  • Ato alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo e em memória das vítimas da chacina de Unaí, às 14h, no Auditório do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Brasília (DF).

ELEIÇÕES DA DIRETORIA E CONSELHO FISCAL





diario29912

Confirmada agenda de reuniões para discutir pendências e iniciar debate de novo ACT dos empregados da Ebserh

Em reunião realizada no início da semana entre os representantes dos empregados da Ebserh e da empresa, ficou determinado o funcionamento da mesa de negociação permanente do setor. 
  No encontro também foi definido um calendário de reuniões que vão discutir pendências do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) vigente e negociar o próximo acordo coletivo da Ebserh. 
  A próxima reunião está agendada para o dia 3 de fevereiro, às 14 horas, e terá como ponto prioritário o debate cláusula que não está sendo cumprida pela Ebserh que garante aos empregados plantão de 12h por 36h quando a permanência em leito for acima de 24 horas. 

O objetivo é garantir a regulamentação definitiva e o cumprimento dessa carga horária. Outras reuniões acontecem nos dias 16, 17, 18, 23, 24, 25 de fevereiro e 2 de março com intenção de debater outras demandas pendentes referentes a normas e regulamentações, além de iniciar o debate do novo ACT.

Na metodologia ficaram estabelecidos os dias 17 de fevereiro e 2 de março para apresentação do ACT. Num primeiro momento, os empregados devem apresentar e defender suas demandas e em seguida a empresa apresentará sua posição. A partir daí começa o debate efetivo do ACT em busca de consensos nas pautas. 

Ao longo desse processo, sempre haverá uma reunião preparatória dos empregados na sede da Condsef para fechar as demandas e outra posterior para avaliar o processo. Os representantes da categoria já estão eleitos. 

A composição da mesa também está definida, assim como o papel das entidades que vão compor a mesa. Resta apenas a empresa responder oficialmente qual será o número de representantes da base no debate que envolverá o ACT.

ACT já foi entregue para a Ebserh

A Condsef segue defendendo proposta aprovada no encontro nacional dos empregados da Ebserh que é garantir a participação de dez empregados eleitos para participar do processo. A proposta dos empregados da Ebserh para o ACT 2016-2017 já foi apresentada pela Condsef à empresa. A proposta foi aprovada durante a plenária nacional dos empregados da Ebserh que aconteceu nos dias 17 e 18 de dezembro, na sede da Condsef em Brasília. 

Fonte: Condsef

26 de janeiro de 2016

Com parcelas entre R$ 880 e 1,5 mil, seguro-desemprego sobe mais de 11% em 2016

O benefício assegura ao trabalhador que perdeu o emprego uma renda mínima por período entre três e cinco mesesAs parcelas do seguro-desemprego foram reajustadas em 11,28%, e os novos valores começam a ser pagos já em janeiro a milhares de pessoas. O benefício assegura ao trabalhador que perdeu o emprego uma renda mínima por período entre três e cinco meses.
Com isso, a parcela mínima do seguro-desemprego será de R$ 880,00 seguindo o reajuste do salário mínimo para 2016. Já a parcela máxima passa de R$ 1.385,91 em vigor em 2015 para R$ 1.542,24 este ano.
O reajuste considerou a inflação de 2015 medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Os valores a serem pagos são calculados com base em uma fórmula que considera os três últimos salários recebidos pelo trabalhador, e é sobre essa média que é aplicado o reajuste.
Neste ano, o seguro-desemprego deve movimentar R$ 34,7 bilhões em valores a serem transferidos a cerca de 7 milhões de trabalhadores em todo o País, conforme estimativa do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS).
“O seguro-desemprego é assegurado a trabalhadores que estão sendo dispensados sem justa causa. Não foi uma decisão de dispensa causada por esses trabalhadores. Foram trabalhadores que, em uma situação de dispensa, viram-se sem salário e, nesse momento, o programa do seguro-desemprego tenta recompor parte da renda deles”, afirmou o diretor do Departamento de Emprego e Salário do MTPS, Márcio Borges.

Fonte: Portal Brasil

SRT DEVE RECEBER CONDSEF PARA DISCUTIR PENDÊNCIAS

A Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento informou que deve confirmar uma agenda para receber a Condsef ainda esta semana.
A expectativa é que já nesse encontro sejam firmados os termos para reposição de demandas represadas em função de greves legítimas de servidores da Cultura e do Incra.
Há também pendente a situação dos servidores do Dnit que buscam consenso em pontos do processo de negociação que não conseguiram ser concluídos no ano passado.
A Condsef também segue cobrando uma audiência com o novo ministro do Planejamento, Valdir Simão.
Outro tema que vai seguir demandando atenção trata dos projetos de lei (PL´s) que trazem reajuste para a maioria dos federais. Para conferir a íntegra dos projetos clique nos links disponíveis aqui. De modo geral, os acordos preveem um reajuste de 10,8% dividido em dois anos (ago/2016 e jan/2017), reajuste nos benefícios (alimentação, saúde e creche) e mudanças na regra da média da gratificação para fins de aposentadoria. 
Os reajustes nos benefícios estão previstos a partir de 1º de janeiro de 2016. Veja aqui links para as portarias. Já as mudanças nas regras da média da gratificação para fins de aposentadoria serão escalonadas em três etapas, entre 2017 e 2019.
Este vai continuar sendo um ano de desafios. Todos os esforços serão essenciais para a consolidação de avanços nesse cenário político e econômico que ainda se mostra incerto. O ônus dessa crise não pode ser transferido ao trabalhador e a pressão e cobrança de novas posturas por parte do governo devem e vão seguir firmes.
Fonte: Condsef

SINDSEP/MA REALIZA PALESTRA SOBRE SUSTENTABILIDADE

O Sindsep/MA através da Secretaria de Aposentados e Pensionistas em conjunto com a Secretaria de Formação, realizou na última da sexta-feira, 22, uma palestra com o temário voltado para a sustentabilidade, que foi proferida por João Carlos Lima Martins (Secretaria de Formação).
A atividade foi uma extensão do evento realizado na quinta-feira, 21, no qual, os aposentados e pensionistas tiveram a oportunidade de visitarem o Parque Botânico da Vale. A reunião teve como foco principal discutir as questões que permeiam a sustentabilidade, trabalhando na etimologia a definição, debatendo as ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.
De acordo com João Carlos, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
Ao final da palestra, a palavra foi franqueada aos presentes, que fizeram questionamentos sobre o tema, proporcionando discussões sobre a necessidade de por em prática todos os pormenores conceituais da sustentabilidade.
Ficou acertado durante a reunião, que o servidor aposentado do IFMA Maracanã, José Luís Martins, irá realizar uma oficina sobre sustentabilidade para os aposentados e pensionistas, com data e horário a serem marcados e noticiados pelo Sindsep/MA.
Durante o evento, José Ribeiro, Coordenador do Núcleo de Aposentados e Pensionistas de Caxias, passou informes sobre as ações que estão sendo desenvolvidas pela Regional em prol da categoria.

Fonte: sindsep

22 de janeiro de 2016

SINDSEP/MA REALIZA ATIVIDADE EM ALUSÃO AO DIA DO APOSENTADO

Os aposentados e pensionistas do Sindsep/MA, desfrutaram na última quinta-feira, 21, de um passeio pelo Parque Botânico da Vale e de um almoço, oferecido pelo Sindsep/MA na Associação dos Servidores da ex-Sucam (Aserma), em alusão ao Dia do Aposentado, que será comemorado domingo, 24 de janeiro.
Para iniciar a atividade comemorativa, a entidade proporcionou um passeio pelo Parque Botânico da Vale, no qual, os aposentados e pensionistas tiveram a oportunidade de observar diversidade da fauna e da flora características da região onde está localizada a mineradora.
O passeio pela Vale foi dividido em vários momentos, o primeiro momento deu-se através de um breve passeio pelo Parque Botânico, em seguida foram divididos em três grupos; dois foram fazer as trilhas propostas pelo Parque Botânico, e o outro grupo foi fazer uma visita pelas instalações da Vale.
Em seguida, os aposentados e pensionistas foram para a Aserma onde foi servido um almoço. Ainda na Aserma, foi feito um sorteio com vários brindes, e após esse, os aposentados e pensionistas dançaram ao som de vários ritmos musicais.
Dentre os diversos brindes ofertados pela entidade, foram entregues uma TV 32’’ e um micro-ondas, para Maria de Fátima Câmara Santos (pensionista) e Lupercio Macedo Ordones (Aposentado da Funai), respectivamente.
Para os diretores da Secretaria de Aposentados e Pensionistas, o evento foi um grande sucesso, mostrando o comprometimento da atual gestão com os aposentados e pensionistas da entidade, no qual, o sindicato está sempre desenvolvendo atividades que tenham como foco principal o bem estar dos seus filiados.

18 de janeiro de 2016

ASSEMBLEIA NA EBSERH INICIA SEMANA DE ATIVIDADES NO SINDSEP/MA

 O Sindsep/MA realiza nesta semana várias atividades dentro do seu contexto sindical, que compõem Assembleia Por Local de Trabalho e homenagem ao Dia do Aposentado. Em meio a esses acontecimentos, a entidade também foi convidada pela Reitoria do IFMA para prestigiar um evento administrativo do órgão, o que acaba ratificando a boa relação de convivência entre o sindicato e o Instituto.
Assembleia na Ebserh
O Sindsep/MA realiza hoje, segunda-feira, 18, a partir das 19h e 30min, na sede da entidade, uma Assembleia Por Local de Trabalho na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para debater a seguinte pauta: Informes; Acordo Coletivo de 2016/2017; Discutir a Norma Operacional 09/2015; Locais Hospitalares para fazer plantões 12/36; e Composição da mesa local de negociação.
Posse de professores no IFMA
Uma das bandeiras defendidas pelo Sindsep/MA é a busca por um bom relacionamento entre a entidade e os órgãos, através de uma política de bom relacionamento entre suas direções, com o foco principal voltado para melhorias significativas em relação ao universo que contempla o servidor.
Nesse contexto, o Sindsep/MA vem construindo com o IFMA parcerias em várias atividades realizadas por ambas as partes. Sendo assim, novamente o Instituto convida a entidade para participar da Solenidade de Posse de novos professores do IFMA.
O evento vai acontecer amanhã, 19 (terça-feira), na sala de mestrado, Campus São Luís – Monte Castelo, a partir das 15h.
Homenagem ao Dia do Aposentado
Na próxima quinta-feira, 21, o sindicato através da Secretaria de Aposentados e Pensionistas vai realizar uma atividade em homenagem ao Dia do Aposentado (24 de janeiro), com um passeio para o Parque Botânico da Vale, com saída da sede do Sindsep/MA, a partir das 08h.
Após a visita ao Parque Botânico da Vale, os aposentados e pensionistas que participarem do evento irão participar de uma pequena confraternização na Associação dos Servidores da Sucam (Aserma), no Turu.
Reunião Mensal dos Aposentados e Pensionistas
Na manhã de sexta-feira, 22, o Sindsep/MA realiza a Reunião Mensal dos Aposentados e Pensionistas , na sede da entidade, a partir das 9h.

13 de janeiro de 2016

COMISSÃO COORDENADORA ELEITORAL ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REGISTRO DE CHAPAS

A Comissão Coordenadora Eleitoral da eleição para a Nova Direção e Conselho Fiscal do Sindsep/MA para o triênio 2016/2019, reforça para todos os filiados que queiram registrar chapas, que o período de inscrição vai até o dia 26 de janeiro, conforme edital publicado no dia 09 de dezembro de 2015.
É necessário que os candidatos fiquem atentos para os seguintes tópicos que são essenciais para o registro de chapas, conforme disposto no art. 12º do Regimento Eleitoral: Requerimento de registro de Chapa, que pode ser assinado por qualquer candidato que a integre; Ficha de qualificação de candidato; Cópia de contracheque de dezembro; e Declaração da Chefia Imediata ou superior do candidato informando que o mesmo não ocupa cargo de livre exoneração.
Vale lembrar ainda que todos esses documentos devem ser entregues em duas vias.
A Comissão Coordenadora Eleitoral está funcionando na Sala de Reunião do Sindsep/MA, no horário de 08 às 12h e das 14 às 18h, inclusive sábados e domingos.
As eleições para a Nova Direção e Conselho Fiscal do Sindsep/MA para o triênio 2016/2019, irão acontecer nos dias 01°, 02 e 03 de março de 2016, das 09 às 17h, com a coleta de votos em urnas fixas e itinerantes nos locais de trabalho e na sede da entidade.
Caso seja necessária uma segunda votação, o pleito acontecerá nos dias 24, 25, e 26 de março de 2016.
Maiores informações podem ser adquiridas através do telefone do Sindsep/MA – 2108 0001.

Fonte: sindsep

UFMA ABRE EDITAL PARA CONCURSO PÚBLICO

A Universidade Federal do Maranhão realizará concurso público para provimento de cargos técnico-administrativos em educação para o quadro de pessoal permanente. As vão até o dia 4 de fevereiro de 2016.
As vagas serão distribuídas entre os cargos de nível de classificação “D”, correspondente aos cargos de Assistente em Administração; Desenhista de Artes Gráficas; Técnico de Laboratório; Técnico de Tecnologia da Informação; Técnico em Agropecuária; Técnico em Contabilidade; Técnico em Enfermagem; Técnico em Nutrição e Dietética; Técnico em Segurança do Trabalho; Técnico em Som e os cargos de nível de classificação “E”, correspondentes aos cargos de Administrador; Assistente Social; Auditor; Bibliotecário-Documentalista; Diretor de Produção; Editor de Publicações; Engenheiro; Farmacêutico Bioquímico; Odontólogo; Pedagogo; Psicólogo; Químico; Regente; Secretário Executivo e Zootecnista com lotação dos candidatos nomeados nos campi de São Luís, Imperatriz, Chapadinha, Codó, Bacabal, Pinheiro, Grajaú, São Bernardo e Balsas.
Será admitida a inscrição somente via Internet, no endereço eletrônico www.concursos.ufma.br. As taxas de inscrições para os cargos de nível de classificação “D” custam R$ 54 reais e para os cargos de nível de classificação “E”, R$ 91 reais.
Para os candidatos que não dispuserem de acesso à Internet, será disponibilizado posto de inscrição com computadores, em horário comercial, localizado no Núcleo de Eventos e Concursos, Cidade Universitária do Bacanga.
Fonte: UFMA

11 de janeiro de 2016

SINDSEP/MA ELEGE COMISSÃO COORDENADORA ELEITORAL E APROVA REGIMENTO INTERNO

O Sindsep/MA na última sexta-feira, 08, realizou a Plenária Estadual para a eleição da Comissão Coordenadora Eleitoral e também para a aprovação do Regimento Eleitoral referente ao pleito da Nova Direção e Conselho Fiscal da entidade para o triênio 2016/2019.
Com o auditório do Sindicato dos Ferroviários (Stefem) completamente lotado, os filiados ao Sindsep/MA, aprovaram por unanimidade o Regimento Eleitoral e elegeram de forma consensual para compor a Comissão Coordenadora Eleitoral os seguintes servidores, como membros titulares; Eunice Lopes de Almeida Silva (IFMA / Imperatriz); Ana Lourdes Carneiro dos Santos (M. Saúde); Ariolina Machado de Jesus Morais (EX. Fundação Roquette); ficando na suplência: Telesforo Rodrigues Martins (M. Saúde/Pinheiro), Erionilde Pinto Piedade (M. Saúde), Elida Maria Aragão Sousa (DNIT).
A Comissão Coordenadora Eleitoral inicia a partir de hoje os seus trabalhos, e os candidatos que quiserem concorrer a cargos da Diretoria ou do Conselho Fiscal, já podem inscrever-se em chapas, com o prazo encerrando-se no dia 26 de janeiro de 2016.
As inscrições de chapas serão feitas na Secretaria da Comissão Coordenadora Eleitoral, que funcionará na sede do Sindsep/MA, no período das 08 às 12h e das 14 às 16h, inclusive sábados e domingos.
Eleições para a Nova Direção e Conselho Fiscal para o triênio 2016/2019
As eleições para a Nova Direção e Conselho Fiscal do Sindsep/MA para o triênio 2016/2019, irão acontecer nos dias 01°, 02 e 03 de março de 2016, das 09 às 17h, com a coleta de votos em urnas fixas e itinerantes nos locais de trabalho e na sede da entidade.
Caso seja necessária uma segunda votação, o pleito acontecerá nos dias 24, 25, e 26 de março de 2016