ATIVIDADE SINDICAL
Por Karina Lindoso
Encontro da Educação
Acontece durante toda a sexta-feira (11), o 4º Encontro Estadual de Funcionários da Educação. O Encontro é promovido pelo Sinproesemma e tem como tema “Funcionários de escola: profissionais da educação, de fato e de direito”. Os debates serão no auditório do Sindicato dos Bancários e entre os assuntos a ser abordados estão o novo Estatuto e o Plano de Cargos, Carreiras e Salário dos educadores. Outro ponto que será levantado é a política de valorização e incorporação dos funcionários de escola na luta por melhores condições de trabalho. O 4º Encontro Estadual de Funcionários da Educação começou às 8h e se encerra às 18h, com programação cultural. A estimativa é de que o evento receba 200 participantes, segundo Carlos Mafra, secretário dos Funcionários do Sinproesemma.
Vitória de Monteiro
O Processo de Eleições Diretas (PED) do PT está chegando ao desfecho com a vitória do candidato Raimundo Monteiro, ex-superintendente do Incra. Faltando nove urnas para encerrar a apuração (veja abaixo), Monteiro tem 6.708 votos. O segundo colocado, Augusto Lobato, chega a 5.585 votos. Brancos 111 e nulos
FENADADOS
Na última terça-feira (8), em Brasília, a FENADADOS, o SINDPD-MA e a Fenainfo assinaram, pela segunda vez consecutiva, a Convenção Coletiva dos trabalhadores em informática do estado. Na ocasião, a FENADADOS foi representada pela diretora Socorro Lago e Tânia Abreu - presidente do SINDPD-MA. Para ambas, a assinatura da convenção foi importante para a categoria, pois os trabalhadores contam com um instrumento atualizado, que norteia as relações trabalhistas, como reajustes, pisos salariais, benefícios, direitos e deveres de empregadores e trabalhadores.
PEC Agentes de Saúde
O Plenário aprovou na última quarta-feira (9), em segundo turno, a PEC dos Agentes de Saúde (391/09), que prevê a definição, por lei federal, de um piso salarial para a categoria e das diretrizes para os planos de carreira, cuja formulação caberá aos estados e municípios.
O texto aprovado por 315 votos unânimes é o do substitutivo da comissão especial sobre o tema, de autoria da deputada Fátima Bezerra (PT-RN). A principal novidade em relação à proposta original, do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), é a ajuda financeira que a União deverá dar aos estados e municípios para o cumprimento do piso nacional. O deputado federal Washington Luiz (PT/MA) foi um dos parlamentares que trabalhou de forma incansável pela aprovação desta PEC. Foi dele o requerimento para que a mesa diretora da Câmara instalasse a Comissão Especial destinada a proferir parecer à PEC.
Desigualdades
O Serviço Social brasileiro, através do conjunto CFESS/CRESS, encampará, em
Envie sua sugestão de notas para : klindoso@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário