O deputado Federal Washington Luiz (PT/MA), está profundamente consternado com a tragédia ocorrida no Haiti, que vitimou centenas de pessoas e entre elas militares e civis brasileiros. Entre as vítimas está a médica sanitarista Zilda Arns Neumann, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, que se encontrava no Haiti para fazer uma série de visitas no país.
Ao longo de sua vida Zilda Arns se dedicou a cuidar da saúde e bem estar de crianças e idosos. A sua morte deixou o país de luto e milhões de crianças órfãs e idosos desolados, em todo o mundo.
Trajetória- Nascida em Forquilhinha (SC), Zilda Arns residia em Curitiba (PR). Sua experiência a levou a ser convidada a coordenar a campanha de vacinação Sabin para combater a primeira epidemia de poliomielite, criando um método próprio, depois adotado pelo Ministério da Saúde. Em 1983, a pedido da CNBB, criou a Pastoral da Criança juntamente com Dom Geraldo Majela Agnello, Cardeal Arcebispo Primaz de Salvador, na Bahia.
Já em 2004, Zilda Arns recebeu da CNBB outra grande missão: fundar, organizar e coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa. Atualmente mais de 129 mil idosos são acompanhados todos os meses por 14 mil voluntários. Pelo seu trabalho na área social, Zilda recebeu condecorações tais como: Woodrow Wilson, da Woodrow Wilson Fundation, em 2007; o Opus Prize, da Opus Prize Foundation (EUA), pelo inovador programa de saúde pública que ajuda a milhares de famílias carentes, em 2006; Heroína da Saúde Pública das Américas (OPAS/2002); 1º Prêmio Direitos Humanos (USP/2000); Personalidade Brasileira de Destaque no Trabalho em Prol da Saúde da Criança (Unicef/1988); Prêmio Humanitário (Lions Club Internacional/1997); Prêmio Internacional em Administração Sanitária (OPAS/ 1994); títulos de Doutor Honoris Causa das Universidades: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Universidade do Extremo-Sul Catarinente de Criciúma, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Sul de Santa Catarina.
Dra. Zilda é Cidadã Honorária de 10 estados e 35 municípios e foi homenageada por diversas outras Instituições, Universidades, Governos e Empresas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário