11 de abril de 2010

COLUNA ATIVIDADE SINDICAL 11/04/2010

ATIVIDADE SINDICAL
Por Karina Lindoso

CARGA HORÁRIA
O setor jurídico do Sinproesemma convoca os professores Gustavo Rachid Mesquita Sauaia, Francisco Pereira Nunes, Maria do Carmo Sousa Amorim, Keila Mariano da Silva e Laurência Maria dos Santos a comparecerem à audiência do processo referente às dobras de carga.
A audiência será realizada no fórum desembargador Sarney Costa na 4ª Vara da Fazenda Pública nos dias 13 e 20 de abril (verificar tabela abaixo referente à data da ação). O não comparecimento na audiência resultará na perda da ação. Os professores citados podem procurar o setor jurídico do Sinproesemma ou ligar para os telefones 3221-4648 / 3221-4694.

PARALISAÇÃO NOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS
Na última quarta-feira,os servidores públicos federais de todo o Brasil,participaram do Dia Nacional de Luta. O evento tinha como objetivo principal, expor a insatisfação da categoria com a atual posturado governo, que acabou recuando nos processos de negociação que estavam em andamento em diversos órgãos. No Maranhão oSindicato dos Servidores Públicos Federais ( Sindsep/MA) organizou paralisação na frente do Ministéio da Fazenda. Mesmo com chuva a categoria compareceu e mostrou que está mobilizada e preparada para lutar em busca da reabertura dos processos de negociação.


MOBILIZAÇÃO DOS PROFESSORES
A Praça Pedro II foi o local de encerramento do ato público promovido pelo SINPROESEMMA, que teve início ás 9 horas na Praça Deodoro e marcou a paralisação de advertência por 24 horas.Com bandeiras, faixas, camisetas, carro de som e apito para chamar a atenção de toda a sociedade, os trabalhadores marcharam durante duas horas pela rua da paz, passaram pela Praça João Lisboa e adentraram as principais ruas da Praia Grande até chegar ao Palácio dos Leões, morada da governadora do Estado, a quem foi dirigido o protesto. O movimento teve como objetivo retomar a discussão do novo Estatuto do Trabalhador e acelerar a implantação deste documento que substituirá o Estatuto do Magistério em vigência e já obsoleto, dado a necessidade de avançar com os direitos adquiridos pelos trabalhadores, como por exemplo, o piso salarial nacional conquistado ainda em 2008.

PL 549/09
Segue a todo o vapor na Câmara dos Deputados o trabalho pela derrubada do projeto de lei complementar (PLP) 549/09. Condsef e suas filiadas estão mantendo um trabalho constante de pressão junto a parlamentares para impedir o sucateamento de serviços públicos e o congelamento de investimentos no setor pelos próximos dez anos. A força tarefa, aprovada na última plenária nacional da Condsef, já visitou mais de 100 parlamentares. Pernambuco, Paraíba, Roraima, Rondônia, Piauí, Santa Catarina e Goiás foram os estados responsáveis por distribuir panfletos à sociedade e ofícios aos deputados e deputadas. As lideranças dos partidos foram todas procuradas. A força tarefa deve ser intensificada também nos estados onde fica a base eleitoral da maioria dos parlamentares. Votar a favor do PLP 549/09 é votar contra o Brasil. Este é um dos motes da campanha de sensibilização pela derrubada do projeto.

SEEB/MA VISITA AGÊNCIAS DE PEDREIRAS
Direção do Sindicato dos Bancários do Maranhão deu início na última quarta-feira a uma série de visitas nas agências da Regional de Pedreiras. O objetivo é verificar as condições de trabalho, fazer sindicalizações e ouvir as reivindicações da categoria local. A visita desta semana faz parte da programação que antecipa o Encontro Regional de Pedreiras, que acontece neste sábado, 10 de abril, na Associação Comercial, na rua Rio Branco, nº98, Centro, Pedreiras. O objetivo do Encontro é discutir conjuntura nacional e estadual, as ações do SEEB/MA (Políticas e Jurídicas) e eleger delegados ao VI Congresso dos Bancários, que será realizado em junho, em São Luís. Logo após, será servido almoço para todos os inscritos.

Participe da coluna Atividade Sindical. Envie sua sugestão para : klindoso@hotmail.com

Um comentário:

  1. Olá. Leia matéria sobre a audiência pública na Câmara Municipal de Fortaleza, onde se debateu sobre a violação ao piso dos professores pelo Município de Fortaleza e estratégias de luta. A matéria é um resumo do ocorrido, bem como um resumo da minha fala como advogado do SINDIUTE. seguida de encaminhamentos. A LUTA ESTÁ A TODO VAPOR EM TODO O PAÍS! O piso será aquele que a QUALIDADE DA LUTA IMPUSER!

    ResponderExcluir