A Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão – Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional realiza nesta sexta-feira, 20, Assembleia Geral Extraordinária para discutir a Campanha Salarial 2015, a construção da greve dos docentes e a greve unificada do funcionalismo federal.
O movimento docente das Instituições Federais de Ensino Superior(IFES) de todo o país manifestam-se contrários ao corte nos gastos sociais, na ordem de 1,9 bilhão. “A educação foi o setor mais afetado com 586 milhões mensais, em particular as instituições federais de ensino, que mesmo antes do corte já amargavam com a falta de verbas.”
De acordo com o movimento a crise se aprofundou com a expansão desordenada, com a terceirização dos serviços públicos e com a precarização das condições de trabalho. “A situação se complica para a categoria docente quando a terceira parcela do reajuste de 2012, que sairá no contracheque de março, há muito já foi corroída pela inflação que diminuiu o poder de compra dos nossos salários”.
Diante disso, o 34º Congresso do Andes-SN realizado em Brasília, analisou cuidadosamente a conjuntura do país e, pela gravidade da situação, apontou que o setor IFES realize rodadas de assembleias gerais para avaliar a necessidade de construção da greve dos docentes e do conjunto do funcionalismo federal.
A Assembleia iniciará às 17h, no auditório Ribamar Carvalho – Área de Vivência / Campus Bacanga – UFMA.
Fonte: apruma
Nenhum comentário:
Postar um comentário