11 de dezembro de 2013

Gestores regionais de educação fazem balanço de ações realizadas em 2013

Gestores regionais de educação fazem balanço


de ações realizadas em 2013



O Sistema Integrado de Acompanhamento (Siama), implantado na secretaria de Educação (Seduc), foi destacado pelos gestores regionais com a principal ação da secretaria durante o ano letivo de 2013 durante o 2º Encontro Temático com as Unidades Regionais - Avaliação e Planejamento, que será encerrado, nesta terça-feira (10), no auditório da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB).

Para o secretário-adjunto das Unidades Regionais da Seduc, Fernando Tadeu Mendonça Lima, o encontro serve como uma ferramenta para socializar as experiências e unificar as informações sobre as atividades desenvolvidas no Estado pela secretaria. Ele disse ainda que o evento é também uma maneira de unificar as informações que serão desenvolvidas pela Seduc durante o próximo ano letivo.

O principal foco do planejamento macro será a unificação das diretrizes curriculares, a partir do próximo ano como atividade de rotina, visando a melhoria da qualidade do ensino médio. Ele frisou que a Seduc está concluindo os processos de municipalização do ensino fundamental para que a rede estadual possa dedicar ainda mais ao ensino médio para alcançar melhorias nos indicadores educacionais nacionais.

A diretora de educação da Ure de Imperatriz, Wilma Conceição Bandeira Alves, ressaltou a formação por meio do projeto "A Cor da Cultura", que trabalhou a implementação do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, e o trabalho feito junto às escolas depois da implantação do Siama com dinamizou o acompanhamento técnico-pedagógico nas próprias escolas.

Ela também destacou a ampliação na oferta de vagas no ensino médio e a melhoria das notas dos estudantes da regional no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), além da redução da ausência de professores em salas de aula.

De acordo com Pedro Neto da Silva, uma das principais atividades da Ure de Bacabal foi a capacitação e formação continuada de professores, bem como a implementação do ensino médio na regional para ofertar educação de qualidade para melhorar a média dos indicadores educacionais.

O gestor da Ure de Itapecuru-Mirim, José Carlos Santos Lago, que estava acompanhado das auxiliares Lenilma Lopes e Antonia Cleomar Sousa, ressaltou a importância da formação continuada de profissionais da educação, visando a melhoria do desempenho dos professores em salas de aula.

Raimunda Sousa da Silva, da unidade regional de educação de Codó, realçou que este ano mais escolas da sede do município foram municipalizadas com a transferência de mais 300 alunos para as escolas da rede municipal de Peritoró e Alto Alegre do Maranhão. Ela também elogiou o sistema de recadastramento e o mapeamento eletrônico de servidores feito pela Seduc para ampliar a presença de professores em salas de aula.

A municipalização do ensino fundamental, na opinião da gestora Lúcia Helena Rodrigues Cavalcante, foi o destaque da regional de Rosário que, este ano, municipalizou todas as escolas sob sua responsabilidade com a transferência de 2.080 estudantes, possibilitando a abertura de novas vagas no ensino médio. "A Seduc deve manter esta parceria e o sistema de cooperação com os municípios que receberam um expressivo número de novos alunos", disse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário