25 de abril de 2010

COLUNA ATIVIDADE SINDICAL 24/ 04/2010

COLUNA ATIVIDADE SINDICAL
Por Karina Lindoso


XI Semana Nacional
Acontece até o dia 25 de abril XI Semana Nacional em Defesa e Promoção da Escola Pública promovida pela CNTE, que tem como tema “Piso e carreira valorizam os/as profissionais da Educação”. Em São Luís a programação está confirmada com seminário, ato público e panfletagens. A XI Semana será realizada em conjunto com a Semana de Ação Mundial pela Educação, que tem como tema “1 Goal - Um gol Pela Educação”. Resultado de uma parceria da Campanha Global com a FIFA pelo cumprimento do Programa Educação Para Todos. A campanha pretende potencializar o poder que um evento como a Copa do Mundo possui para alertar a todos para a necessidade de se reverter a situação de milhares de crianças que não possuem educação. A Semana de Ação Mundial pela Educação é uma iniciativa anual para exigir que os governos cumpram os acordos internacionais em torno do tema. Desde 1999 a Campanha Nacional pelo Direito à Educação coordena esta campanha no Brasil.

Paralisação do MTE
Em 17 estados os servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) seguem com atividades paralisadas por tempo indeterminado. O balanço do movimento, que teve início na última segunda-feira, 19, aponta para adesão de novos estados. O movimento de mobilização, interrompido em 14 de dezembro, foi retomado, pois o governo não cumpriu com o combinado quando os servidores retornaram suas atividades. Na época, o Ministério do Planejamento havia se comprometido a iniciar um processo negocial que terminaria no dia 22 de fevereiro com a apresentação de uma proposta formal para a categoria. Mesmo depois de adiar o prazo para o dia 29 de março, uma proposta acabou não sendo apresentada e a categoria decidiu pela retomada da mobilização. Atrás de uma solução para este conflito a Condsef busca uma reunião no Planejamento.

Encontro Regional do bancários
Neste sábado, dia 24 de abril, a direção do Sindicato promove o Encontro Regional em Codó, das 9h às 12h. O evento será realizado na AABB - Av Santos Dummond, s/nº, bairro São Sebastião. O objetivo do Encontro é discutir conjuntura nacional e estadual, as ações do SEEB/MA (Políticas e Jurídicas) e eleger delegados ao VI Congresso dos Bancários, que será realizado em junho, em São Luís. A direção do Sindicato já realizou os Encontros Regionais de Chapadinha, Santa Inês, Presidente Dutra, Caxias, Pedreiras e São João dos Patos. O próximo será em Imperatriz, no dia 1º de maio.


Oficiais de justiça aprovam paralisação de advertência
Reunidos na última quarta-feira, no auditório do Sindjus, dezenas de oficiais de justiça do Poder Judiciário do Estado do Maranhão aprovaram por unanimidade realizar uma paralisação de advertência por 24 horas. A mobilização está confirmada para acontecer no próximo dia 03 de maio, segunda-feira, a partir das 08 horas, em frente ao prédio sede do TJMA. A decisão foi motivada pela postura da administração de não aceitar o enquadramento do cargo de oficial de justiça na tabela de vencimentos dos analistas judiciários do Tribunal de Justiça. Com a paralisação, os oficiais de justiça pretendem cobrar que o presidente Jamil Gedeon submeta à deliberação do Pleno Administrativo o projeto de lei de iniciativa da desembargadora Nelma Sarney, que assegura a isonomia salarial para oficiais de justiça e analistas judiciários.

Estatuto
A proposta revisada de reformulação do Estatuto do Educador será analisada, nos próximos dias, por uma comissão formada por representantes das secretarias de Educação (Seduc), Planejamento, Administração e Previdência, Fazenda e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma). A decisão foi anunciada pelo novo secretário de Educação, Anselmo Raposo durante a reunião de trabalho que retomou dialogo com os sindicalistas. Ficou definido também que a próxima reunião de trabalho será realizada no próximo dia 26, quando começarão a ser analisados os pontos acordado entre as duas partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário