18 de maio de 2010

COLUNA ATIVIDADE SINDICAL 18 05 2010

COLUNA ATIVIDADE SINDICAL
Por Karina Lindoso


Sindicato e governo avaliam conteúdo do Estatuto

Continua as negociações entre Dirigentes do SINPROESEMMA com o secretário e o secretário-adjunto respectivamente, Anselmo Raposo e Fernando Silva, assessoria jurídica de ambas as partes e comissão especializada em Educação. Educadores e gestores deram continuidade à discussão, estudo e aprofundamento da proposta do Estatuto do Educador que substituirá o Estatuto do Magistério que se encontra em vigência. O início deste debate deu-se em meados do ano passado (2009), quando deveria ter sido aprovado via Assembléia Legislativa até o último dia de dezembro. O prazo foi expirado devido à supressão do governo do estado das reuniões de análise de propostas apresentadas pela categoria. Nesta segunda-feira acontece nova reunião entre as partes.

TRT determina circulação de 60% da frota
A segunda-feira (17) amanheceu confusa para quem necessita de transportes coletivos. A categoria amanheceu em greve. Na reunião entre patrões e empregados do setor de transportes ocorrida na tarde da última, sob a intermediação da presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, foi determinado a manutenção de 60% da frota, em decisão liminar, para evitar prejuízos à população, o que fatalmente acabará acontecendo.

Reunião BNB
A direção do Sindicato dos Bancários do Maranhão convida os bancários do Banco do Nordeste para assembléia na próxima terça-feira(18), às 18h30, em nossa sede (Rua do Sol 413/417, Centro, São Luís). Na ocasião, serão eleitos os delegados ao 16º Congresso Nacional dos Empregados do BNB, nos dias 28 e 29 de maio, em Aracajú (SE). Pauta do Congresso: aprovação do regimento interno, Conjuntura: “Os Desafios da Campanha Nacional dos Bancários em ano de Eleição Presidencial”, grupos de trabalho e plenária para aprovação da Pauta Específica de Reivindicações

Mobilização continua na área ambiental
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) analisou na última quarta-feira recurso da Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) em defesa do movimento de mobilização dos servidores da área ambiental (MMA, Ibama, ICMBio). Por cinco votos a três, o STJ considerou que os servidores podem manter a mobilização, sem corte de ponto, se garantido o atendimento nos setores de fiscalização e licenciamento, serviços considerados essenciais. A análise é parcial e o processo segue em andamento. A decisão dad pelo STJ aponta um primeiro norte para o reconhecimento do direito dos servidores de se mobilizar. Ainda não houve julgamento do mérito, mas a Condsef seguirá defendendo o direito legítimo dos servidores de defender seus interesses e se mobilizar conforme necessitar a categoria.

Relações Interpessoais
Funcionários e diretores do SINPROESEMMA participam na sexta (14) e sábado (15) durante todo o dia, do curso de Desenvolvimento de Relações Interpessoais. O evento é uma iniciativa da Direção do Sindicato. O curso teve como facilitadora a psicóloga Rosemar Vasconcelos, especializada em Psicologia Organizacional e do Trabalho, com vasta experiência na área. O programa incluiu motivação da auto-estima, melhor comunicação e feedback, prevenção e administração de conflitos, desenvolvimento de equipes, dentre outros temas. “Este é o primeiro curso neste segmento que o SINPROESEMMA oferece aos seus trabalhadores”, afirmou Janice Nery, uma das organizadoras do curso. Para ela, é fundamental que a entidade perceba a necessidade de habilitar seus funcionários. “Precisamos prepará-los para lidar com as diversas situações que acontecem no dia-a-dia. E uma das principais é receber bem os associados”, destacou Nery.

Nenhum comentário:

Postar um comentário