25 de maio de 2010

COLUNA ATIVIDADE SINDICAL 25 05 2010

COLUNA ATIVIDADE SINDICAL
Por Karina Lindoso

Concurso
Foram prorrogadas até o dia 28 de junho as inscrições para o segundo Concurso Aprender e Ensinar Tecnologia Social, promovido pela Revista Fórum e pela Fundação Banco do Brasil. Esta é a segunda edição do concurso, que premia professores da rede pública de ensino e de espaços não-formais de educação, como Educação de Jovens e Adultos (EJA) e em ONGs que incentivam o debate sobre o uso de Tecnologias Sociais. O objetivo do concurso é ampliar a divulgação e o conhecimento sobre tecnologias a favor do desenvolvimento sustentável das comunidades por meio do debate com professores, alunos do ensino fundamental e pessoas da comunidade. As tecnologias sociais tem mudado o modo de vida de muitas cidades com produtos e mecanismos simples, aproveitando muitos dos saberes locais. Para se inscrever, o professor deve acessar o site www.revistaforum.com.br/ts até 28 de junho e relatar uma proposta de atividade de difusão de tecnologias sociais.

ESTATUTO
Aconteceu na última terça-feira ((18), na Secretaria de Educação do Estado (Seduc), no Monte Castelo, mais uma rodada de negociações entre a Secretaria de Educação do Estado e o Sinproesemma. No momento estão sendo debatidos os pontos considerados divergentes da nova proposta do Estatuto do Educador. Desta vez, a reunião foi direcionada para a estruturação da carreira. Sobre este assunto a direção do SINPROESEMMA argumentou e defendeu a tese da classe única com uma entrada somente para formação de nível superior. Nesta segunda-feira (24) a negociação destes pontos prosseguiu.

GREVE MUNIICPAL
Oito dias após uma série de passeatas e movimentos grevistas, professores da rede municipal e servidores do Judiciário federal voltaram às ruas para protestar contra os governos federal, estadual e municipal. Em um movimento unificado, as duas categorias, que estão em greve por tempo indeterminado, realizaram uma passeata na manhã de ontem. Munidos de faixas, cartazes, apitos e acompanhados de carros de som, os grevistas saíram da Biblioteca Pública Benedito Leite até a porta da Câmara Municipal de Vereadores, no Centro Histórico, a fim de sensibilizar os parlamentares para que assumissem a luta pelas reivindicações salariais e aprovação de projetos de lei que beneficiem as classes. Segundo a presidente do Sindicato dos Professores do Município de São Luís (Sindeducação), Lindalva Batista, a paralisação por tempo indeterminado,, foi deliberada devido ao impasse entre a categoria e a prefeitura, que não chegaram a um acordo sobre a principal reivindicação que é o reajuste salarial de 27,5%; solicitação embasada no aumento do Fundeb.

Encontro da Saúde
Representantes de 21 estados (AM, AP, BA, CE, GO, MG, MS, MT, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO) e o Distrito Federal participaram do encontro nacional de servidores da Saúde, realizado em Brasília entre os dias 13 e 14 deste mês. O encontro contou com a presença de mais de 120 servidores. Entre dezenas de itens discutidos tiveram destaque a redistribuição de servidores da Funasa para o Ministério da Saúde (MS) e problemas ligados a servidores intoxicados por produtos utilizados no exercício de suas funções. Desde o início deste mês, a Condsef vem participando de um ciclo de debates nas cinco regiões do país que conta com representantes do MS e da Funasa. O objetivo é dar as informações e debater o processo de redistribuição dos servidores a partir da publicação do decreto 7.135/10 que reestrutura o MS. Confira a seguir cronograma completo das oficinas que já ocorreram nas regiões Sul e parte do Sudeste.

Bancários
O Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB/MA) convida a categoria para o encontro de bancários da Regional São Luís, no dia 29 de maio (sábado), a partir das 15h. A ocasião encerra a eleição de delegados e delegadas para o VI Congresso Estadual dos Bancários do Maranhão, em junho. A Regional São Luís – que , pelo Estatuto do Sindicato, é formada pelos municípios da Ilha de São Luís, além de Alcântara, Rosário, Axixá, Barreirinhas e Santa Rita - é a última do roteiro de Encontros Regionais que começou em março.

Um comentário:

  1. Vejam matéria e fotos sobre a luta dos professores de Itapajé, em estado de greve, parando meio expediente, pela implementação do piso, por uma carreira justa, por valorização. A exemplo de todos os professores do Brasil. Mande e-mail apóiem a luta dos educadores, pois apoiar professor é apoiar a qualidade de educação no Brasil.

    ResponderExcluir