10 de maio de 2010

COLUNA ATIVIDADE SINDICAL

COLUNA ATIVIDADE SINDICAL
Por Karina Lindoso


EDUCAÇÃO MUNICIPAL
Em assembléia-geral extraordinária realizada No último sábado, na sede do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino (Sindeducação), na Cohab, a categoria descartou a contraproposta de 6% de reajuste feito pela Secretaria Municipal de Administração(Semad) e já se prepara para deflagrar greve geral por tempo indeterminado. Na reunião, os professores e professoras mantiveram a proposta de reajuste inicial de 27,5% porque avaliaram que existem recursos disponíveis nos cofres municipais. Uma nova assembléia está marcada para a próxima quinta-feira (13/05) às 17h, na sede da entidade, onde a categoria deverá deflagrar oficialmente a greve geral por tempo indeterminado.

CNE aprova diretrizes
O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou por unanimidade as Diretrizes Básicas de Carreira para funcionários de escolas. “O documento é um passo importante para o reconhecimento de que esses servidores cumprem um papel de destaque também no processo e ato educativo”, explicou Maria Izabel Azevedo Noronha, conselheira do CNE e presidente da Apeoesp. O documento amplia o sentido de educação em todo o contexto escolar. As diretrizes básicas definem, por exemplo, que há uma intencionalidade educativa quando uma merendeira prepara as refeições. “Não é um ato isolado. Quando ela prepara a comida ela aplica noções de nutrição, conhece a função dos alimentos que são feitos com algum propósito”, afirmou Izabel.

Encontro dos bancários em Balsas
Neste sábado, dia 15 de maio, a direção do Sindicato promove o Encontro Regional de Balsas, das 9h às 12h. O evento será realizado no Hotel Imperial – praça Antônio Pereira, Centro, Balsas. O objetivo do Encontro é discutir conjuntura nacional e estadual, as ações do SEEB/MA (Políticas e Jurídicas) e eleger delegados ao VI Congresso dos Bancários, que será realizado em junho, em São Luís. A direção do Sindicato já realizou os Encontros Regionais de Chapadinha, Santa Inês, Presidente Dutra, Caxias, Pedreiras, São João dos Patos, Codó, Imperatriz e Bacabal. O próximo será em Pinheiro, no dia 22 de maio.

Reduçao da jornada
Na luta pela redução da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem redução de salário, trabalhadores/as de todas as regiões do Brasil vão atrasar a entrada de turnos, paralisar parcial ou integralmente as empresas e fazer mobilizações de rua no dia 18 de maio, Dia Nacional de Mobilizações e Paralisações. Conforme relata o secretário geral da CUT, Quintino Severo, esta data representa a retomada da pressão da CUT sobre a Câmara dos Deputados, especialmente sobre o seu presidente, o deputado Michel Temer, para que o tema seja recolocado na pauta de votação no Congresso Nacional. O Dia Nacional de Mobilizações e Paralisações ocorrerá de forma descentralizada, em várias regiões do país. Todos os estados estão preparando mobilizações de rua, paralisações nas fábricas, atos nos grandes centros urbanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário