14 de dezembro de 2011

CUT ressalta autonomia em noite de premiação por liberdade e democracia

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) premiou na noite de terça-feira (13) nomes de personalidades e entidades sociais que são referência na luta pela democratização do país, em seus diversos aspectos. O 1º Prêmio CUT resgatou, durante as duas horas de duração da cerimônia, no Teatro da Universidade Católica (Tuca), em São Paulo, exemplos e personagens que contribuem com o momento histórico atual do país, além da construção da própria central.

Foram seis categorias premiadas, além de vários homenageados. A votação seguiu a proposta do evento: o público pôde escolher, pela internet, seus favoritos. Clique aqui para ler mais sobre os vencedores da premiação.

“O prêmio tem dois grandes objetivos: homenagear pessoas e instituições que se engajam ou se engajaram pela liberdade de expressão e contra a ditadura e fazer o resgate histórico dessa luta”, afirmou o presidente da CUT, Artur Henrique, pouco antes do início do evento. A central, que nasceu dessa conjuntura, segundo Artur, aproveita para colocar mais um eixo de mobilização, que é a ampliação da democratização dentro das relações de trabalho.

O direito do trabalhador a opinar sobre como quer contribuir financeiramente com seu sindicato seria uma destas mudanças. A ratificação da Convenção 87 da OIT, sobre autonomia sindical, é apontada como essencial pelos sindicalistas. A CUT defende o fim do imposto sindical como forma de financiar as entidades representativas de trabalhadores

O evento foi iniciado oficialmente ao som do Hino Nacional, ao som de berimbaus e violas, apresentado pelo grupo Teatro Popular União. Um pouco antes, um show do pianista Wagner Tiso arrancou aplausos da plateia. Os mestres de cerimônia, os atores Paulo Betti e Ester Goes, conduziram a entrega dos prêmios, começando com uma menção aos blogueiros progressistas, na voz de Eduardo Guimarães.

No contraponto à velha midia, o papel dos blogueiros é visto como fundamental para a almejada liberdade de expressão e democratização da informação. “Os impérios da comunicação que conhecemos atiraram o Brasil na ditadura de duas décadas. Hoje, este movimento ao qual pertenço tenta reverter isso. É uma hora certamente de renovação”, declarou.

Frei Betto – premiado na categoria “personalidade de destaque na luta por Democracia, Cidadania e Direitos Humanos” – partilhou o reconhecimento com os demais candidatos. “Não somos concorrentes, somos companheiros”, afirmou o Frei, que participou da fundação da CUT. À central, ficou o aviso: “Governo é como feijão, só funciona na panela de pressão”, brincou.

Rosalina de Santa Cruz, vencedora na categoria de “personalidade de Destaque pela Luta na Redemocratização”, dedicou o prêmio a seu irmão, Nando Santa Cruz, perseguido e preso na ditadura. “Quero, em tempos de Comissão da Verdade, pedir que se vá além disso, e que apurem a responsabilidade daqueles que mataram e torturaram, e que até agora não foram julgados”, frisou. A história de Rosalina se cruza com as de outros nomes lembrado no evento, como a de Virgílio Gomes, trabalhador químico e desaparecido político que, até o momento, não teve seus restos mortais encontrados.

Membro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Egídio Brunetto, morto em acidente de carro há duas semanas, foi homenageado durante a premiação na categoria de “Instituição de Destaque”. Brunetto militava pelas causas do movimento na região do Mato Grosso do Sul. Sua viúva, Atiliana, e um dos coordenadores do MST, Gilmar Mauro, receberam o reconhecimento do trabalho e da luta por justiça agrária.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o premiado da sexta categoria – de destaque na luta por Democracia e Liberdade –, escolhido pela CUT e colaboradores do prêmio. Lula, que saiu do Hospital Sírio-Libanês após a terceira sessão de quimioterapia em razão do tratamento de câncer na laringe, enviou um representante. Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, garantiu que, assim que possível, o ex-presidente irá agradecer pessoalmente à CUT pela homenagem. “O ‘homem’ já está vencendo mais este desafio e estará pronto para outra até o início deste ano que vem”, comemorou. O tumor de Lula regrediu 75%, segundo o último relatório médico, que também descartou necessidade de cirurgia.

Os demais premiados da noite, Maria da Penha (Direitos dos Trabalhadores) e Dom Pedro Casaldáliga (Democracia e Justiça no Campo) não puderam comparecer e também enviaram representantes. A próxima premiação será realizada em 2013.

Fonte: pt.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário