19 de dezembro de 2011

Núcleos do Sinproesemma fazem balanço de 2011

Diretores dos núcleos do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) avaliam as atividades sindicais de 2011 no IV Encontro Estadual de Núcleos do Sinproesemma, realizado no último sábado, 10, no Grand Hotel São Luís. Além de fazer um balanço da gestão sindical do exercício de 2011, o encontro também propiciou o compartilhamento de idéias, espaço para críticas e proposição de desafios para 2012.

Contas aprovadas

Pela manhã, foi realizada a assembleia de prestação de contas, referentes ao exercício de 2010, coordenada pelo conselho fiscal do sindicato e apreciada por todos os trabalhadores presentes, sendo aprovada por unanimidade. O evento é avaliado pela direção como um momento especial para que os associados possam conhecer a realidade financeira do sindicato e fiscalizar a aplicação dos recursos.
Na oportunidade, os trabalhadores tiveram, por exemplo, acesso à folha de pagamento do sindicato, aos gastos com equipamentos para núcleos e delegacias regionais, transportes dos associados e outras informações.

“Tolerância Zero”

A direção do Sinproesemma manifestou revolta na inclusão do sábado, dia não útil, ao calendário letivo de 2012. O presidente do sindicato, Júlio Pinheiro, estabeleceu tolerância zero para a prática, exceto os casos em que os educadores, por conta própria, usem o sábado para as atividades de iniciativa pessoal. “Em 2012, não vamos permitir que o governo utilize o sábado para o calendário letivo", afirma o sindicalista.
Inclusão

Outro ponto discutido no encontro e acatado pela maioria foi a priorização da pauta dos funcionários de escola e sua mobilização permanente, principalmente no que tange à contemplação dos trabalhadores nos planos de cargos, carreiras e vencimentos municipais. Carlos Mafra, secretário dos Funcionários, usou o momento para denunciar a ausência de funcionários nas redes estadual e municipais de ensino e apontar as principais consequencias da carência: "Recebemos informações de troca de funções, com professor tomando conta de bibliotecas, por exemplo", destaca.

Expansão e fortalecimento da luta sindical

O encontro também convocou um esforço coletivo, como meta para 2012, que o sindicato consiga chegar a 200 municípios do estado. É o projeto de expansão sindical iniciado em 2011. A secretária geral, Janice Nery, elogiou o papel desempenhado pelo sindicato em 2011: "Estamos de parabéns pela luta firme, nosso sindicato é reconhecido nacionalmente, quando participamos de encontros fora do estado, sempre somos procurados", lembra.

Fonte: sinproesemma

Nenhum comentário:

Postar um comentário