4 de abril de 2012

Aula inaugural de curso do Programa Maranhão Profissional

 
O Governo do Estado deu início, nesta terça-feira (3), à qualificação profissional de 6.200 alunos no curso de Auxiliar Administrativo. O curso, realizado por meio do Programa Maranhão Profissional, é resultado de um termo de cooperação técnica firmado entre as secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec) e de Segurança Pública (SSP). 

A aula inaugural, realizada no 1º Batalhão de Policia Militar do Maranhão, contou com as presenças dos secretários, Olga Simão (Sectec), Aluisio Mendes (SSP) e José Antonio Heluy (Trabalho e Economia Solidária), além do secretário adjunto da Segurança, tenente-coronel, Antônio Roberto dos Santos e do coordenador executivo do Maranhão Profissional, Fernando Lima. A carga horária do curso, que utilizará a estrutura física dos Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecmas), é de 160 horas. 

"Estamos iniciando mais um curso de auxiliar administrativo e educação à distância nos 11 Cetecmas. E agora fizemos a parceria com a Secretaria de Segurança Pública, acrescentando mais municípios, como Balsas, Imperatriz e Bacabal, e vários bairros de São Luís", enfatizou Olga Simão. O curso de Auxiliar Administrativo marcou também a inauguração do Cetecma de Carolina, segundo informou a secretária. 

Já o secretário Aluísio Mendes considerou como positiva a capacitação dos jovens e adolescentes. “Os ganhos sociais como a capacitação de destes jovens reflete diretamente na segurança pública, pois empregados, a possibilidade da entrada deles para a criminalidade diminui e ainda impediremos que mais adolescentes sejam levados ao mundo do crime. È um trabalho acima de tudo preventivo”, avaliou.

O secretário de Economia Solidária, explicou que o Maranhão vem crescendo e proporcionando um grande número de vagas de emprego em diversos setores. “É com a empregabilidade dos maranhenses que os investimentos acontecem. Nosso estado está atraindo uma serie de investimentos, por isso devemos ter pessoal qualificado e pronto para atender essa demanda. Esta qualificação já é um grande passo”, destacou.

Meta
O Maranhão Profissional lançado em maio de 2011, em parceria com a iniciativa privada, o sistema "S", e as universidades, tem como meta qualificar 400 mil trabalhadores em quatro anos. "No ano passado, de maio a dezembro, qualificamos mais de 83 mil pessoas. Em 2012 já estamos com mais de 22 mil pessoas em qualificação", informou Olga Simão.

No cadastro do site do Maranhão Profissional, a procura pelo curso de auxiliar administrativo é em torno de 50%. Esta é uma atividade que todas as empresas e o comércio, precisam.  O curso é realizado e certificado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Além dos Cetecmas, o curso é ministrado nos 15 Centros de Inclusão Digital (Cid) da Secretaria de Segurança, nos complexos educacionais Mário Meireles (Distrito Industrial), São José Operário (Cidade Operária) e no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. 

Com isso, o governo facilita o acesso dos alunos às aulas, evitando que eles tenham quer se deslocar do seu bairro para ter quer fazer o curso. O secretário adjunto de Segurança, Antônio Roberto, disse que o projeto está calcado em três tripés: a Secretaria de Segurança Pública mobiliza a comunidade, a de Ciência e Tecnologia entra com a tecnologia e informática e a do Trabalho se responsabiliza pela inserção dos jovens ao mercado de trabalho. 

"Daí a magnitude desse projeto, que é resultado de uma ação que a Secretaria de Segurança Pública já vem desenvolvendo. Estão se qualificando tanto os policiais militares, como pessoas da comunidade que tiveram interesse no curso", disse o secretário adjunto. 

Para a estudante, Larissa Santos, de 17 anos, essa é uma grande oportunidade para quem quer se preparar melhor para um emprego. "Esse curso vem somar ao meu currículo para que eu tenha mais qualificação e mais oportunidade de conseguir um emprego", disse. "O projeto do governo é também importante para tirar jovens que vivem em bairros periféricos, do mundo das drogas", completou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário