17 de setembro de 2012

Atividades na UFMA serão retomadas nesta segunda-feira


SÃO LUÍS – Após 115 dias em greve, os professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) decidiram encerrar a paralisação na última quarta-feira (12). As atividades serão retomadas nesta segunda-feira (17). A UFMA já redefiniu o calendário do ano letivo.

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da UFMA afirma que, para ser concluído, o semestre letivo terá 100 dias. Com isso, o ano letivo estende-se até 11 de março de 2013. Para os candidatos que ingressaram na universidade por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), as aulas começam no dia 12 de novembro, quando começa o segundo semestre letivo.

De acordo com o pró-reitor de Ensino em exercício da UFMA, João de Deus Mendes da Silva, o objetivo, agora, é garantir o cumprimento dos dias letivos. "O tempo, você não consegue recuperar. No entanto, o que a universidade vai fazer é assegurar que os alunos tenham suas reposições de aula num período de 100 dias. Nós vamos cumprir mais 65 dias, teremos um intervalo de 15 dias e, em seguida, retomaremos o segundo período de 2012", disse em entrevista ao Imirante na manhã desta segunda-feira.

De modo especial, alguns setores da UFMA continuaram funcionando. As atividades realizadas por professores que não aderiram à greve serão reconhecidas pelo sistema. "A gente entende que, assim como os professores têm o direito de fazer greve, há os que não querem usar esse direito", completa o pró-reitor em exercícios. Ainda segundo ele, o calendário deve ser normalizado entre 2014 e 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário