25 de setembro de 2012

Cláudio Azevedo inaugura Aged, Posto de Recebimento de Leite e Sindicato Rural de Tuntum

As ações voltadas para o setor agropecuário de Tuntum ganharam um reforço com três inaugurações que aconteceram no município no último sábado. O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo, inaugurou a sede da Unidade Veterinária Local (UVL) da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), do Posto de Recebimento de Leite e do Sindicato dos Produtores Rurais de Tuntum.

Tuntum possui o maior rebanho de bovinos e bubalinos dos 16 municípios que são atendidos pela regional da Aged, com sede em Presidente Dutra. No município de Tuntum existem 1.271 propriedades rurais e 107.941 animais. "Estamos estruturando os escritórios da Aged e possibilitando maior eficiência nos serviços prestados aos criadores", afirmou Cláudio Azevedo, que estava acompanhado do prefeito de Tuntum, Francisco das Chagas Milhomem da Cunha e do diretor geral da Aged, Fernando Lima.

Fernando Lima ressaltou que a UVL da Aged foi construída com recursos próprios e que outros escritórios estão sendo reformados. "A estrutura da Aged no Maranhão é composta de 84 UVL´s, 110 Escritórios de Atendimento à Comunidade e 18 escritórios regionais, atendendo os 217 municípios maranhenses", afirmou o diretor geral da Aged, que é um órgão vinculado a Sagrima.

No Posto de Recebimento de Leite construído pelo governo do Estado, foi instalado um tanque de resfriamento de leite com capacidade para armazenar 3 mil litros do produto. Até o final deste ano a Sagrima terá concluído a distribuição de 32 tanques de resfriamento de leite, tendo como principal objetivo o fortalecimento das bacias leiteiras.

Antes mesmo de ser inaugurado, os produtores já têm compra garantida do leite que será coletado. "Houve uma negociação dos produtores de Tuntum com o presidente da Associação dos Produtores de Leite de Codó, Clélio Guerra, para que a associação comprasse o leite", explicou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Tuntum, José Reinaldo Gomes da Silva.

Clélio Guerra, que também participou da inauguração, contou que a coleta deve ser iniciada logo após o início do período chuvoso, quando melhoram os pastos para o gado. "Devemos coletar inicialmente 500 litros de leite por dia e há uma grande expectativa para iniciar esse trabalho aqui em Tuntum. Nós também coletamos leite do posto de Governador Archer, onde a Sagrima instalou outro tanque de resfriamento de leite", explicou o presidente da Associação dos Produtores de Leite de Codó (Aplec).

Ele contou ainda que, por conta da estiagem, atualmente a Aplec está coletando apenas 30% do que geralmente busca nos municípios. Além de Tuntum e Governador Archer, a associação também coleta leite dos municípios de Codó, Coroatá, Peritoró, Alto Alegre, São Mateus e Timbiras.

Para encerrar a programação, à noite o secretário Cláudio Azevedo participou da inauguração da reforma do Sindicato dos Produtores Rurais de Tuntum, que é filiado a Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), que destinou recursos para a reforma do sindicato, além de instalar a Sala de Inclusão Digital Rural.

Fonte: secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário