16 de abril de 2013

Dia do Índio: indígenas, servidores da FUNAI e sociedade têm algo a comemorar?



Dando continuidade a sua política de estreitamento junto à base, a direção do Sindsep/MA, através de sua presidenta, Angela Souza e dos diretores de administração e finanças, Raimundo Pereira e Manoel Cecílio, reuniu-se com os servidores da FUNAI em São Luis para discutir e encaminhar deliberações sobre as manifestações no dia 19 de abril (Dia do Índio).

Para iniciar a reunião, foi dada uma série de informes pelos diretores Raimundo Pereira e Manoel Cecílio sobre os temas debatidos durante o seminário setorial da FUNAI promovido pela Condsef em Brasília e seus encaminhamentos, chamando a atenção para o desmonte do órgão e o pequeno contingente de servidores da FUNAI, agravados ainda pela quantidade de servidores que devem aposentar-se já em 2013 ou 2014.

Durante a visita foram detectados inúmeros problemas na estrutura física – rachaduras e falta de reboco – do prédio onde funciona o órgão em São Luis, além da falta de condições de trabalho por falta de equipamentos como impressoras, lâmpadas, ar refrigerado – inclusive colocando em risco o acervo de documentos e peças artesanais centenárias – internet, telefone, viaturas e até água.

“Nós ficamos até com vergonha por não termos condições de atender às comunidades indígenas e a população da forma como deveríamos” disse uma servidora que pediu para não ter seu nome revelado.

A direção do Sindsep/MA ouviu atentamente as reclamações dos servidores e ficou definido que no dia 19 de abril (Dia do Índio), o sindicato irá oferecer um café da manhã aos servidores e a imprensa local para sensibilizar sobre as condições de trabalho a que estão submetidos os trabalhadores da FUNAI em São Luís e fazer uma manhã de reflexões com o tema: Dia do Índio: com o desmonte da FUNAI, indígenas, servidores e sociedade têm algo a comemorar?

Com essa reflexão, os servidores da FUNAI e a direção do Sindsep esperam o apoio da imprensa e da sociedade na luta contra o desmonte do órgão e consequentemente de seu fortalecimento, atendendo assim sua missão de proteger os indígenas e executar as políticas públicas para o setor.

“Essa é uma mobilização sui generis. Nós faremos uma paralisação para que os servidores tenham condições de voltar a trabalhar e assim executar as políticas públicas do setor indigenista. Porque da forma que está é impossível atender esse objetivo” explicou a presidenta do Sindsep/MA, Angela Souza.

Imperatriz – A Regional do Sindsep/MA em Imperatriz, está organizando uma atividade em conjunto com os servidores da Funai e os Índios da Região Tocantina para comemorar a data que marca o processo de luta pelo reconhecimento dos direitos dos Índios. Na ocasião a entidade vai fazer uma reflexão sobre as condições de trabalho dos servidores da Funai, que vêm sofrendo com o processo de sucateamento do órgão no decorrer dos anos.

O objetivo da Regional é mostrar a interatividade entre os servidores da Funai e os Índios, no sentido de melhorar as condições de vida nas aldeias. Nesse contexto, serão colocadas as dificuldades infraestruturais enfrentas pelos servidores no desenvolvimento dos seus trabalhos. O intuito é mostrar para a sociedade, que apesar dos percalços existentes na administração pública, o trabalho dos servidores da Funai é desenvolvido conforme os recursos apresentados pelo Governo Federal. Segundo alguns servidores, na maioria das vezes os trabalhos realizados vão além dos recursos disponíveis, o que demonstra o compromisso da categoria com a causa indígena.

Fonte: Sindsep/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário