20 de março de 2014

III Fórum do Pensamento Crítico debaterá 50 anos do Golpe Civil-Militar de 1964


Nesta data os anos após o golpe, e a reconquista da democracia, devem servir como memória viva para que ditaduras e autoritarismos não sejam mais possíveis no presente e no futuro da sociedade, em especial da brasileira e baiana.

Neste sentido, a Fundação Calmon de Sá está promovendo, de 24 a 28 de março, em Salvador (BA) a terceira edição do Fórum do Pensamento Crítico. Uma série de palestras, debates e eventos serão realizados no Teatro Castro Alves, e também e em outros pontos da capital baiana, além de eventos em quatro cidades do estado (ver programação).

O III Fórum do Pensamento Crítico pretende se debruçar – criticamente, por óbvio – sobre o tema autoritarismo e democracia, como campo de força e de disputa, que reúne memória e contemporaneidade, que olha o passado para pensar e atuar no presente e para imaginar futuros possíveis.

O Fórum busca reavivar a memória em relação aos autoritarismos que marcam drasticamente a história do Brasil e da Bahia e, muitas vezes, ainda persistem de modo expresso ou camuflado, reforçando o vital compromisso de enfrentar e superar todos eles. O objetivo do Fórum é colocar, em sintonia fina de memória e atualidade, o debate público temas essenciais para a superação de todas as modalidades de autoritarismos e para o aprofundamento da democracia na contemporaneidade.

A partir das 19h do dia 24, segunda-feira, a programação do Fórum trará debates, painéis e palestras sobre as causas, os processos e as repercussões do período da ditadura Civil-militar, cujos reflexos no cotidiano brasileiro ainda persistem. Todas as palestras realizadas no Teatro Castro Alves contarão com transmissão exclusiva da tevêFPA, da Fundação Perseu Abramo, uma das parceiras para a realização do evento.

Outras atividades
Além dos debates, estão previstos também uma mostra de filmes sobre o período 1964 –2014, que será realizada entre 26 de março e 4 de abril. Haverá também o lançamentos e Feira de livros, exposição de fotos do período da Ditadura na Bahia. A editora da Fundação Perseu Abramo também estará presente, disponibilizando todo o acervo de publicações da FPA.


A FPA participou da realização do Fórum do Pensamento Crítico em 2013. Acompanhe em nosso canal no Youtube os vídeos dos debates realizados.

Fonte:pt.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário