14 de agosto de 2014

SINTSPREV/MA realiza debate sobre plebiscito popular

O SINTSPREV/MA realizou no dia 12 de agosto debate que teve como tema “Plebiscito Popular da Reforma Política: Por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político”. O evento teve como palestrante o Juiz de Direito, Marlon Jacinto Reis; Titular da 58ª Zona Eleitoral do Maranhão, conhecido pela defesa da lei “Ficha Limpa” e também um dos fundadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Também participaram o advogado Arnaldo Vieira Sousa; assessor jurídico do SINTSPREV/MA e Carlito Reis, do Comitê Estadual pelo Plebiscito Popular. Integrantes do movimento popular “Levante”, também participaram do debate, que aconteceu no auditório do Sindicato dos Bancários.

 Na abertura do debate o Juiz Marlon Reis fez um retrospecto do cenário atual e da movimentação em torno da reforma política. Temas como financiamento público de campanha e fidelidade partidária foram citados pelo Juiz. Outro ponto destacado foi quanto o posicionamento da população brasileira em relação a este tema. Segundo o Juiz Marlon Reis a questão divide a população de acordo com o cenário em que a mesma esteja inserida. Um ponto esclarecido pelo Juiz Marlon Reis é quanto à aplicabilidade do resultado do referendo.

O plebiscito para a reforma política terá que se basear nos limites constitucionais atuais, com foco no financiamento de campanhas e do sistema eleitoral via lei ordinária, não havendo como se veicular matéria própria de emenda à Constituição nessa consulta pública”, explicou.
O Juiz também ressaltou a importância da população se municiar o máximo possível de informações bem como as consequências de cada mudança proposta.

Dr. Marlon também esclareceu sobre o andamento das articulações pelo Plebiscito Popular em todo o Brasil e falou que o País não precisa de uma minirreforma, e sim de uma ‘maxirreforma’ eleitoral, que vá ao centro das questões, mexa no sistema de votação, transforme o modelo de financiamento de campanhas, conceda mais transparência ao processo e envolva o eleitor.

O assessor Jurídico do SINTSPREV/MA, Arnaldo Vieira Sousa, na sua fala ressaltou a sua preocupação quanto à questão do financiamento público das campanhas e destacou a importância de fazer com que as pessoas participem efetivamente deste processo.

Carlito Reis fez um balanço das atividades que o Comitê esta realizando e frisou que o envolvimento de todos é a chave para o sucesso do Plebiscito. Integrantes do grupo “Levante” passaram informes sobre as atividades desenvolvidas pelo grupo em prol do Plebiscito.
Ao final do evento o Juiz Marlon Reis destacou a importância do SINTSPREV/MA ter realizado este debate.

“A reforma política só será feita de baixo para cima. Os setores majoritários da politica brasileira não querem esta reforma, e por isso só entidades que tem um nível de proximidade social que os sindicatos têm, é que podem protagonizar este processo. Eu fico feliz de estar aqui e ver o SINTSPREV tomando o seu lugar neste processo importante de discussão que cobra a participação efetiva dos sindicatos”, disse o Juiz Marlon Reis.

“Estamos felizes por termos realizado este evento contribuindo assim para o fortalecimento da discussão em torno desta questão. O SINTSPREV/MA está sintonizado com o momento politico nacional e vamos sempre buscar o debate como forma de esclarecimento para a nossa base”, disse Evelson Euzébio Penha Silva, da secretaria de Assuntos Jurídicos do SINTSTREV/MA.

Plebiscito: O Plebiscito Popular está marcado para a Semana da Pátria, de 1º a 7 de Setembro. Neste período urnas espalhadas por todo o Brasil vão coletar respostas para a seguinte pergunta: “Você é a favor da convocação de uma Constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?” A resposta poderá ser Sim ou Não. Em São Luís a votação acontecerá, durante este período, na Praça Deodoro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário