19 de fevereiro de 2010

Coluna Atividade Sindical 19 02 2010

ATIVIDADE SINDICAL
Por Karina Lindoso

Mobilização pelas 40
As centrais sindicais começam agora, logo depois do carnaval, a promover a manifestações pelas 40 horas, independentemente das ações conjuntas que serão definidas na reunião marcada para o dia 1º de março, em São Paulo. O objetivo é manter a mobilização na base - por meio de ações dos Sindicatos nos locais de trabalho e manifestações em locais onde há grande fluxo de pessoas.

Congresso do PT
O PT iniciou ontem o 4º Congresso Nacional que tem por objetivo formalizar, no sábado, o lançamento da pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff à sucessão do presidente Lula. A agenda do congresso, que foi aberta com a presença de Dilma em seminário de que participarão cem delegados internacionais, inclui ainda a posse dos dirigentes que comandarão o partido na campanha eleitoral deste ano e o debate de propostas para o eventual Governo Dilma, a partir de texto produzido pela atual direção com o título A Grande Transformação. A Executiva Nacional petista reuniu quase 60 propostas para submeter ao congresso. O documento que resultar dos debates será levado aos partidos aliados para a campanha presidencial.

Eleição no Sindsep
Acontece nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro a eleição no Sindsep. No dia 11 de fevereiro aconteceu o lançamento da “Chapa 01 – Ampliar a luta e conquistar mais direitos”, em solenidade festiva no sindicato dos Urbanitários, no Monte Castelo. Durante o evento vários apoiadores defenderam os nomes da chapa, destacando o trabalho que estes têm acumulado durante os anos de luta no sindicalismo maranhense e brasileiro. A candidata a presidente pela CHAPA 01, Ângela Souza da ex-Roquette Pinto, destacou a necessidade de união entre os servidores e espera poder contar com uma votação expressiva no pleito. Presente ao evento o deputado federal Washington Luiz destacou a importância de todos participarem do processo eleitoral e lembrou a luta que o Sindsep vem travando na conquista de melhorias no serviço público federal no Estado.

CTB realiza 2º Encontro Nacional de Comunicação
Previsto para acontecer entre os dias 25 a 27 de março, em São Paulo, o 2º Encontro de Comunicação da CTB promete trazer grandes debates dirigidos por experientes e reconhecidos comunicadores, como os jornalistas Renato Rovai, Altamiro Borges, entre outros. Durante o evento, além de debates acerca da comunicação sindical, seus formatos e ferramentas, também serão realizados painéis com a exposição de bem sucedidas experiências implantadas pelas entidades e seus profissionais em rádio, TV e internet.

Carnaval

O carnaval já acabou mais a coluna Atividade Sindical faz um registro do 5º baile do Corujão, que este ano teve uma dose extra de animação, harmonia e muita alegria. Realizado no dia 7 de fevereiro na sede social do SINPROESEMMA. O baile contou com a presença de centenas de trabalhadores e trabalhadoras em educação. Próximo ano tem mais.

Lei das filas no município‏
A Câmara Municipal de Imperatriz promulgou a lei que prevê multa para os bancos instalados no município de Imperatriz, que não respeitarem o limite de 30 minutos de espera na fila, de modo particular nos dias considerados normais, quando o tempo de atendimento deve corresponder entre 15 e 30 minutos. Com a lei, os bancos são obrigados a colocar à disposição dos usuários pessoal suficiente no setor de caixas para que o atendimento não seja tão demorado. O atendimento deverá ser realizado por meio de senha eletrônica. O legislativo municipal incluiu também as casas lotéricas e outros correspondentes bancários na mesma obrigação.

Nota: envie a sua colaboração para a coluna Atividade Sindical. Nosso e-mail é: klindoso@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário