20 de julho de 2010

SINDSEP/MA debate eleições 2010

Com o plenário lotado, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Maranhão – SINDSEP/MA, promoveu hoje (16) debate entre os seus filiados sobre as eleições de outubro, tanto no plano nacional como no estadual.

O ex-deputado federal e candidato a Vice-Governador Washington Luiz defendeu a aliança PMDB/PT, e começou sua explanação fazendo um histórico do passado brasileiro, ressaltando décadas de autoritarismo, atraso e de grande desigualdade regional e social.

De acordo com Washington Luiz, “a partir do 1º governo do presidente Lula, essa situação começou a mudar, com a retomada da industrialização, abertura de novos mercados, ascensão das classes C, D e E, que proporcionou uma conseqüente melhoria da qualidade de vida da população brasileira, fruto de uma forte política de inclusão social”.

O candidato defendeu perante os filiados a importância da aliança do Partido dos Trabalhadores com o PMDB, como forma de dar sustentação a continuidade do Governo Lula, através da eleição da companheira Dilma à presidência da República e da governadora Roseana Sarney, para alavancar os projetos que visam o desenvolvimento social e econômico do Maranhão.

Marlon Botão, ex-assessor do SINDSEP, que se apresentou como membro da tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), mesma tendência a qual pertencem o Presidente Lula, a candidata Dilma Rousseff, o ex-ministro Zé Dirceu e o próprio Washington Luiz, defendeu o apoio à coligação formada por PCdoB, PPS e PSB, que tem como candidato a governador, o deputado federal Flávio Dino.

Normando Araújo, diretor licenciado do Sindsep interpelou Botão afirmando que a tendência CNB já tomou a posição favorável à aliança PT/PMDB em âmbito nacional e também em relação ao Maranhão. Portanto, todos os membros da tendência devem caminhar segundo esta orientação. Washington Luiz completou dizendo que aqueles que não seguirem esta orientação na realidade estão fazendo o jogo do deputado Domingos Dutra, que há muito comunga dos mesmos interesses do PSDB.

A importância da eleição da companheira Dilma para continuar o projeto de desenvolvimento do país não pode ser esquecida pelos servidores públicos federais, principalmente pelo risco do candidato tucano José Serra ganhar a eleição e botar em prática outra vez o projeto neoliberal dos tucanos que defende o Estado mínimo e em conseqüência o sucateamento do serviço público.

Washington destacou ainda que a decisão de apoiar o PMDB foi tomada pela maioria dos membros do Diretório Nacional do PT, inclusive deixando de ter candidatos próprios em vários estados para fortalecer esta aliança e poder fazer uma bancada significativa no Congresso Nacional para dar sustentação ao futuro governo Dilma.

No debate, os servidores presentes, por ampla maioria, se posicionaram a favor da coligação PMDB/PT e demais partidos e, consequentemente, pelo apoio a reeleição da governadora Roseana Sarney, que tem como candidato a vice-governador, o ex-deputado e sindicalista Washington Luiz. Alguns inclusive destacaram a importância de termos um vice-governador que tenha saído do movimento sindical e principalmente sendo ex-presidente e fundador do SINDSEP.

Apesar dessa explicita manifestação dos servidores, o SINDSEP decidiu não se posicionar oficialmente em favor de nenhuma candidatura, em razão de ser uma entidade representativa de classe. Posição defendida inclusive por Washington Luiz,”O sindicato é plural e precisa manter sua autonomia, até mesmo em respeito ao conjunto de seus filiados”, afirmou Washington.

Nenhum comentário:

Postar um comentário