13 de dezembro de 2010

Direção nacional da CUT discute formas de pressão e plano de lutas para 2011

Fim de ano é a época onde são feitos os balanços e planejamentos para o futuro. O objetivo dessas ações é comum a todos que as fazem: o desenvolvimento.

É com essa perspectiva que a direção da Central Única dos Trabalhadores (CUT) se reuniu em Brasília, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, para deliberar sobre as ferramentas de pressão para direcionar as prioridades do novo governo. A estratégia adotada foi: “seguir mudando o Brasil para viver com qualidade e dignidade”.

Entre as resoluções está a construção de uma agenda contendo bandeiras de lutas e formas de mobilização. A base deste documento será a Plataforma da CUT, instrumento elaborado no início do ano e que foi importantíssimo durante as eleições, no direcionamento dos debates e propostas para temas de interesse social, principalmente da classe trabalhadora.

As resoluções da direção nacional da CUT foram tomadas a partir do que está sendo observado no cenário político, social e econômico mundial. A crise econômica, a corrida tecnológica, os problemas ambientais, a desigualdade social, a pobreza, o desemprego, a globalização da economia mundial e a multipolarização econômica e política foram os temas mais discutidos.

NO BRASIL

Em detrimento dos modelos econômicos das grandes potências, que foram atingidas em cheio pela crise econômica, o que se vê no Brasil é uma política de planejamento, distribuição de renda e valorização do trabalho. Tais prioridades receberam o aval da população brasileira conforme resultados vistos na eleição presidencial.

"Além das questões dos trabalhadores, a CUT tem a preocupação com o Brasil sendo um país mais justo, que possa distribuir renda. Só com essas ações, mobilizando a CUT, a população e movimentos sociais seremos vencedores nesta luta”, disse o coordenador geral do Sindsep-PE e presidente da CUT Pernambuco, Sérgio Goiana.

O aumento da participação dos movimentos sociais nas políticas públicas é outro motivo para se comemorar. Apesar de ainda sofrer os efeitos negativos de administrações passadas, várias das bandeiras de luta têm sido incluídas nas ações do governo, a exemplo da valorização do trabalho. No entanto, muito ainda precisa ser feito.

É preciso que essas discussões sejam levadas à população, pois só com a unidade das forças serão possíveis novos avanços, distribuição de renda e democracia.

Bandeiras de luta para 2011 da CUT

· A unidade e coerência entre a política econômica e a opção de desenvolvimento de caráter sustentável, democrático e popular, com novo reposicionamento público do Estado;
· A continuidade e aprofundamento da política internacional soberana, solidária e democraticamente integradora entre os povos;
· A eliminação da miséria e a elevação das condições de vida da maioria, sustentabilidade e a valorização do trabalho com ampliação de direitos;
· A democratização ampla, com reforma política e democracia participativa e efetivação da liberdade de organização sindical, de expressão e de comunicação;
· A emancipação das mulheres.
· A potencialização dos recursos políticos e financeiros nas áreas de formação e comunicação.

Fonte: CUT

Um comentário:

  1. Interessante, estou lhe convidando a visitar o meu blogue e se possivel seguirmos juntos por eles. Estarei grato esperando por voce lá
    Abraços de verdade

    ResponderExcluir