11 de fevereiro de 2012

Washington Oliveira e Bira do Pindaré disputarão prévia do PT para Prefeitura de SL


O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores recebeu ontem os registros de pré-candidatura do vice-governador Washington Oliveira e do deputado estadual Bira do Pindaré. Eles foram os únicos a ratificar a intenção de disputar o voto dos filiados petistas para concorrer à vaga de candidato a prefeito de São Luís pela legenda.

O registro de pré-candidatura de Washington Oliveira foi homologado com 422 assinaturas, contra 306 de Bira do Pindaré. O coletivo "Novo PT" também protocolou documento de apoio ao vice-governador, com mais 74 assinaturas.

"Estamos agora prontos para o encontro. Aproximadamente 500 militantes assinaram nossas listas de apoio e continuaremos recebendo mais adesões até conseguir a grande maioria do partido", declarou Washington Oliveira, que não acompanhou a entrega da documentação, porque estava em Brasília para a festa dos 32 anos do PT.

Ele fez questão de destacar a polarização que a disputa local deve evidenciar - entre PT e PSDB - e a necessidade de unir os partidos da base aliada ao Governo do Estado em torno da candidatura petista. "Queremos a unidade do PT para derrotar a administração tucana. Para isso é preciso também uma ampla aliança de todos os partidos de nossa base", ressaltou.

Para o deputado Bira do Pindaré, que também estava na capital federal para a festa do partido, a disputa é difícil, mas a expectativa é de vitória. "A gente sempre entra com o pensamento de ganhar. Considerando que a eleição será definida por votos livres, estamos apostando na vitória", declarou, por telefone, à reportagem de O Estado.

O parlamentar, contudo, reconhece que enfrenta um grupo mais forte do que o seu dentro da legenda. Ele acredita que a "estrutura de poder" que apoia a pré-candidatura do seu adversário pode falar mais alto. "Reconheço as dificuldades dessa disputa, não do ponto de vista político, mas devido à estrutura. Nós não estamos amparados em nenhuma estrutura de poder", completou, referindo-se ao fato de que o vice-governador tem o apoio do PMDB, que hoje comanda o estado.

Processo - A tese da escolha por prévia indireta foi a vencedora do último encontro do diretório municipal do PT, dia 28 de janeiro. A decisão do partido foi tomada com 30 votos a favor da escolha por delegados, como queria Washington. Apenas 14 votaram com Bira e a tese de prévia direta.

A escolha do candidato do Partido dos Trabalhadores à Prefeitura de São Luís, então, será feita em dois momentos distintos este ano. No dia 25 de março, os cerca de 4.300 filiados ao Diretório Municipal aptos a votar escolherão aproximadamente 300 delegados. São estes que, no dia 15 de abril, definirão entre Washington Oliveira e Bira do Pindaré.

Fonte: Jornal O Estado do Maranhão/Gilberto Léda
Da editoria de Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário