28 de março de 2012

Coisa de bandido: Soliney Silva, prefeito de Coelho Neto, invade sede do Sindicato dos Servidores Municipais e agride líder sindical


Soliney invadiu o local acompanhado por capangas
No último dia 24 de março, o prefeito de Coelho Neto - MA, Soliney Silva, invadiu a sede do Sindicato dos Servidores Municipais daquela cidade e proporcionou o maior “quebra-quebra” em bens materiais da entidade, dos filiados e até mesmo partiu para a agressão física, em um ato covarde e descabido de quem deveria zelar pela ordem pública municipal.

Segundo informações repassadas pelo presidente do Sindicato e recentemente eleito presidente da Fetram, Osmar Aguiar, o tumulto teria tido início quando pessoas ligadas à atual administração municipal, entre elas a secretária de Saúde, Rosângela Curado, resolveram orquestrar e comandar uma “manifestação” composta por pessoas contratadas sem concurso público que se deslocaram até a sede da entidade, ficando em um cerco policial, a 200m do sindicato, onde iria acontecer uma Assembleia Geral em comemoração aos 23 anos de intensas lutas do sindicato em defesa dos servidores municipais de Coelho Neto.
Ainda de acordo com Osmar Aguiar, o motivo da “manifestação” liderada pelo poder municipal era uma resposta contrária à posição da entidade, que vem pressionando a prefeitura de Coelho Neto a empossar os candidatos que foram aprovados no último Concurso Público Municipal, que teve uma prorrogação de prazo e acabará perdendo a sua validade no próximo mês de maio. A polícia militar foi avisada que poderia acontecer algum ato de selvageria no local, e deslocou viaturas e policiais para garantir a ordem e a integridade das pessoas. Soliney Silva, conseguiu furar o cerco policial e junto com outras pessoas, invadiu, depredou e agrediu sindicalistas que se encontravam no interior da sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Coelho Neto.

A ação desastrosa do prefeito vitimou o dirigente sindical Lima Júnior, que foi covardemente agredido, ficando com vários hematomas pelo corpo. Após praticar as atrocidades dentro da sede da entidade, o prefeito evadiu-se do local sendo escoltado pelos seus comparsas, deixando um rastro de intolerância e desordem dentro de uma entidade que funciona amparada pelo princípio da legalidade e da livre associação de trabalhadores.

Para Osmar Aguiar, o que foi testemunhado na noite do último dia 24 de março, na cidade de Coelho Neto, pode ser considerado uma grande afronta ao estado de direito. Para o presidente do Sindicato e da Fetram, esse tipo de atitude não pode mais ser vista nos dias atuais, por ferir a Constituição Brasileira de 1988, que assegura a livre associação dos trabalhadores. 

Para Valter Cezar, diretor da Secretaria Geral do Sindsep/MA, da Executiva da Condsef e da CUT/MA, esse tipo de ato de afronta à atividade sindical deve ser combatido em todas as suas esferas. Segundo ele, no Brasil atual que está caminhando para o aperfeiçoamento de uma  democracia sólida, atos absurdos e descabidos como o que foi testemunhado em Coelho Neto, devem ser punidos de forma exemplar para resguardar o direito de reivindicação da classe trabalhadora. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário