8 de março de 2012

Seduc discute construção do Plano Estadual de Educação


Orientar técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) na construção do Plano Estadual de Educação e na realização do Fórum Estadual. Esses foram os objetivos da reunião técnica que aconteceu, na quarta-feira (7), na Seduc, com a presença do secretario Executivo Adjunto do Ministério da Educação (MEC) e coordenador do Fórum Nacional de Educação, Francisco das Chagas Fernandes.

Além das orientações técnicas do coordenador nacional, o encontro serviu ainda para traçar estratégias de mobilização e participação social para a criação das comissões técnicas que irão compor o Fórum Estadual de Educação (FEE).

Segundo Francisco das Chagas, mesmo que o Plano Nacional de Educação ainda não esteja aprovado é importante que cada estado construa o seu plano. "É extremamente importante a discussão e criação dos planos estaduais que na minha avaliação contemplam a realidade e especificidade do estado", ressaltou.

"A presença do representante do MEC e coordenador do Fórum Nacional de Educação foi importante para entender todo o processo de criação de estratégias e metas que farão parte do Plano Nacional de Educação", observou o secretário-adjunto de Gestão Institucional da Seduc e coordenador do Fórum Estadual de Educação, Fernando Silva.

Os fóruns de educação dos estados discutirão assuntos que irão servir de subsídios para realização da 2ª Conferência Nacional de Educação, que será realizada em 2014. Entre os principais temas debatidos estão o financiamento, gestão democrática, valorização dos profissionais de educação, adversidades, dentre outros.

As principais ações do Fórum Estadual de Educação consistem na construção do Plano Estadual de Educação; mobilização para a Conferência Estadual de Educação e a sensibilização das unidades regionais para a formação dos fóruns municipais.

O FEE conta com a representatividade de órgãos governamentais e não-governamentais, entidades de classe, sociedade civil organizada, universidades, secretarias estadual e municipal de educação, sindicato dos trabalhadores da educação, unidades regionais de educação, entre outros.

O Plano Estadual de Educação será elaborado com base no Plano Nacional (PNE), previsto para ser aprovado pela Câmara Federal, ainda este mês.


Fonte: Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário