6 de março de 2012

Sindjus/MA reúne Conselho de Representantes Sindicais Regionais

Foi realizada no sábado, 03, na sede do Sindicato dos Servidores da Justiça (Sindjus/MA) a primeira reunião do Conselho de Representantes Sindicais Regionais. Formação Política, Congresso da Fenajud, Perdas Inflacionárias e as negociações com o TJ/MA foram os itens da pauta do encontro.

Com a presença dos representantes sindicais da capital e do interior, o Presidente do Sindjus/MA, Anibal Lins, explicou aos presentes o motivo do encontro e as atribuições do referido Conselho. De acordo com o sindicalista, o Conselho de Representantes Sindicais tem um papel muito importante, pois é ele quem vai dar o suporte e subsídios para a diretoria do Sindjus na elaboração de estratégias que norteiam a categoria. “O Conselho deve ser uma liderança afinada e presente, ou seja, os representantes regionais devem ser o braço direito do sindicato em cada comarca”, declarou.


Formação Política

Rivelino Pereira, secretário geral do Sindjus e Fredson Costa, diretor de imprensa, foram convidados pela mesa para fazer um breve relato de suas participações no Congresso de Formação Política e Gestão Sindical, realizado em São Paulo, no final do ano passado. Ambos destacaram a importância do tema e afirmaram que é necessário que a classe tenha domínio deste assunto.

Anunciaram também a elaboração do Calendário de Atividades de Formação Política para as comarcas. Esse cronograma de atividades vai ser apresentado no próximo encontro do Conselho dia 31 deste mês.

Fenajud

Sobre o Congresso da Fenajud (Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados) Márcio Luis, tesoureiro do Sindjus, fez um retrospecto sobre o congresso. Ele contou que o Congresso teve dois momentos: O primeiro em Maceió (2011) e o segundo em Brasília (2012), onde as contas da Entidade foram aprovadas e a nova diretoria foi eleita. Entre os nomes estão Anibal Lins e Rivelino Pereira, diretores do Sindjus, que participação nos dias 10 e 11 de março do seminário estratégico da Fenajud, e o resultado deste seminário será discutido na próxima reunião do Conselho do Sindjus marcado para o dia 31 de março.

Assédio moral

Durante a reunião, Anibal Lins, anunciou a reativação do Núcleo de Combate ao Assédio Moral e apresentou os membros que irão compor este segmento. São eles: Josênia Farias, Márcio Luis, Fagner Damasceno, Benilton Brelaz e Antônia Iolene Silva.

Os servidores puderam relatar vários casos de colegas de trabalho que sofrem com esta prática em algumas comarcas.

Josênia Farias completou a informação, declarando que os trabalhos do setor estão à disposição de todos os servidores: “Avisem em suas comarcas que o núcleo está funcionando e que os servidores podem contar com a gente”, garantiu.

Perdas inflacionárias

Sobre as perdas inflacionárias, Márcio Luis, tesoureiro do sindicato, prestou informações e disse que “a reposição está prevista no orçamento do Tribunal de Justiça, mas é necessário aguardar a manifestação do Presidente Guerreiro Jr sobre qual será o percentual”.

Interiorização dos Convênios

Fagner Damasceno, vice-presidente do Sindjus, destacou sobre a nova fase administrativa do sindicato. “O Sindjus vem cumprindo as metas desenvolvidas no seminário de planejamento estratégico. Contratamos mais funcionários e isso tem refletido em um atendimento de melhor qualidade aos nossos sócios, afirmou.

Em relação à expansão dos Convênios do SINDJUS para as Comarcas do Interior, ele orientou que os servidores podem buscar parcerias com empresas do seu município. “Basta que nos envie o contato para que o setor de convênios do sindicato formalize essa parceria”, assegurou.

Ao final do encontro, os servidores retornaram para as suas comarcas e ficou marcado um novo encontro do conselho para o dia 31 de março.




Fonte: ASCOM - SINDJUS/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário