15 de junho de 2012

A GREVE DOS DOCENTES DA UFMA E O SEMINÁRIO SOBRE AS NOVAS LICENCIATURAS NOS CAMPI DO CONTINENTE


O III Seminário das Licenciaturas Interdisciplinares (Ciências Humanas, Ciências Naturais e Linguagens e Códigos) ocorrerá nos dias 14 e 15 de junho de 2012, das 8 às 18 horas, no Auditório da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Humanas, no Campus da UFMA de São Luís. Estarão reunidos professores dos campi de Bacabal, Codó, Imperatriz, Grajaú, Pinheiro e São Bernardo e representantes da Pró-Reitora de Ensino (PROEN) da Universidade Federal do Maranhão. 

Os seminários são resultado das pressões que os professores e estudantes dos campi do continente têm exercido sobre a PROEN com o objetivo de reestruturar as Novas Licenciaturas – principalmente os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos – e melhorar a infraestrutura das unidades localizadas no continente.

A APRUMA (Associação de Professores da UFMA), Seção Sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), se fará presente no Seminário para saudar os docentes que se encontram em greve por todo o Maranhão e, ao mesmo tempo, reforçar as suas reivindicações em torno das mudanças necessárias para as Novas Licenciaturas. Alguns problemas são comuns aos novos campi do continente, entre os quais podemos destacar o fato de os cursos terem sido criados sem um Projeto Político Pedagógico definido, inclusive com disciplinas montadas em gabinetes, sem discussão prévia, atropelando normas pedagógicas.

Muitos cursos foram iniciados sem estrutura, com prédios ainda em construção. Além disso, os campi funcionam sem recursos educacionais essenciais. Dentre os quais, destacamos: a) bibliotecas precárias, com livros em número insuficiente para atender os alunos; b) falta de acesso à internet; c) computadores insuficientes para os alunos; d) laboratórios inadequados e que não permitem a  indissociabilidade entre Pesquisa, Ensino e Extensão; e) falta de restaurante universitário; f) Prefeitura de Campus e Centros Acadêmicos inexistentes ou desestruturados; g) veículos insuficientes para atender à demanda; e h) falta de residência estudantil.

Apesar dos problemas, a UFMA promete a criação de novos cursos, como os de Medicina nos campi de Pinheiro e Imperatriz já em 2013.

 Estes são apenas alguns problemas que vêm sendo discutidos permanentemente pelos professores dos campi do continente e que, mais uma vez, serão discutidos no Seminário sobre as Licenciaturas, com o apoio da APRUMA, visando o debate qualificado sobre os problemas de expansão sem estrutura e planejamento adequados; os impactos dessa política sobre professores, técnicos e estudantes; as medidas que devem ser tomadas para sanar os problemas já criados; e a adoção de uma política de expansão da Universidade que atenda aos anseios das populações que necessitam dos cursos de nível superior, mas dentro de critérios de qualidade e respeito à coisa pública, aos estudantes e profissionais da educação, antecipando-se a problemas que precisam ser observados e sanados na origem da implantação dos cursos, evitando-se, com isso, prejuízos posteriores ao processo de ensino e aprendizagem.

Fonte: Apruma

Nenhum comentário:

Postar um comentário