17 de agosto de 2012

Em reunião com sindicato Washington anuncia propostas em defesa dos direitos da criança e adolescente

O candidato a prefeito da coligação “Juntos por São Luís”, Washington Luiz, afirmou, nesta semana, que irá lutar em defesa dos direitos da criança e do adolescente, aprimorando o funcionamento dos Conselhos Tutelares no município e melhorando as condições de trabalho dos conselheiros.

Durante encontro com dirigentes do Sindicado dos Servidores da Fundação da Criança e do Adolescente (Sindisfunac/MA), que declaram apoio à sua candidatura à prefeitura de São Luís, Washington falou aos sindicalistas sobre seu plano de governo para a área da infância e adolescência.

“Uma de nossas propostas será instituir o Plano Municipal de prevenção e tratamento ao uso de álcool e outras drogas consumidas por crianças e adolescentes. Isso é um problema que temos que combater em nossa cidade, com a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, do Conselho Tutelar, das igrejas, enfim, da sociedade civil organizada”, anunciou.

Washington informou que irá implantar política de atenção integral a crianças e jovens de rua, de abrigamento seguro e humanizador, bem como de enfrentamento à exploração sexual e a violência de crianças e jovens.

José Ascenção Fonseca ressaltou a necessidade de criar no município de São Luís políticas eficazes no atendimento e aparo à criança e ao adolescente. “Sabemos que o município é muito carente nessa área e precisamos que Washington vença as eleições para resolver essa situação”, disse.

A presidente do Sindisfunac, Francisca das Chagas Silveira, também afirmou o compromisso e apoio do sindicato à candidatura de Washington. “Todos nós do sindicato estamos apoio Washington Luiz”, finalizou.

Mulheres - Criar a Secretaria Municipal da Mulher com orçamento e a atribuição de articular políticas públicas específicas para gênero é a principal de Washington Luiz (PT) para as mulheres de São Luís. O petista firmou 13 compromissos para inserção da mulher em todos os espaços da administração pública municipal.

Nesta quinta-feira (16), um grupo de mulheres dos 14 partidos que compõem a coligação, além de líderes comunitárias, políticas, militantes, estudantes e donas de casa manifestaram apoio a Washington, realizando um “grande abraço”, com o tema: “todas juntas por São Luís”, na Praça Deodoro, no centro da capital.

Atualmente, as mulheres representam 52% do eleitorado da Ilha de São Luís. Para Socorro Lago, do coletivo estadual e nacional de mulheres dos Partidos dos Trabalhadores, elas ainda enfrentam problemas como discriminação de gênero. Ela denunciou que São Luís possui na administração municipal apenas uma coordenação, que não dispõem de autonomia para elaborar e políticas para as mulheres.

“As mulheres precisam estar atentas para observar quem tem proposta para elas, contemplando principalmente as áreas de trabalho, emprego, saúde e educação. Isso Washington tem porque ele sempre esteve sensível às questões relacionadas à mulher”, ressaltou a militante.

Deuzuíta Costa Serra destacou a necessidade de um trabalho específico em São Luís para as mulheres. “Precisamos de um prefeito que se preocupe em trabalhar para as mulheres para que elas ocupem mais espaços na administração da cidade”, apontou.

“O nosso plano de governo contempla de forma ampla a participação da mulher em todas as áreas. Em termos de políticas públicas, questões específicas voltadas à saúde das mulheres, o combate à violência, discriminação, conquista de direitos e mesmo uma ampliação nas esferas profissionais”, detalhou Washington Luiz.





Nenhum comentário:

Postar um comentário