20 de agosto de 2012

Greve dos professores da UFMA completa três meses na terça-feira


A greve dos professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) completa três meses na próxima terça-feira (21). Os professores aderiram à paralisação nacional da categoria no dia 21 de maio, e até agora, as propostas do governo federal foram rejeitadas.

Na sexta-feira (17), A Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão (APRUMA) e o Comando Local de Greve teriam uma reunião com o reitor da UFMA, professor doutor Natalino Salgado, às 10h00. Entretanto, segundo a APRUMA, o reitor está cumprindo compromissos de agenda no município de Alcântara. O Comando de Greve irá, agora, expor suas reivindicações junto ao vice-reitor, professor Antônio Oliveira.

Segundo o diretor da APRUMA, professor Vilemar Gomes da Silva, o calendário acadêmico será reformulado após o fim da paralisação, como já foi feito em outros momentos de paralisação dos docentes. "Quando começamos a greve estávamos a um mês do final do período. Logo, com mais um mês terminamos o período. Teremos que refazer o calendário, pois fica um pouco defasado do calendário normal, mas iremos complementar, mesmo sendo trabalhoso. Isso já foi executado em outros momentos de greve, em outras épocas", afirmou.

Ele falou, ainda, sobre o índice de adesão à paralisação na Universidade Federal do Maranhão. "No início, na primeira semana, tínhamos 100% de adesão. Agora, uns poucos professores retomaram as atividades. Estamos em torno de 80% de adesão ao movimento", esclareceu.

A greve nacional dos professores de universidades federais foi iniciada no dia 17 de maio. Do total de 59 universidades, 57 aderiram à paralisação, além dos 37 institutos e centros de educação tecnológica. As principais reivindicações dos servidores são o aumento do piso salarial em 22,8% e a reestruturação e unificação das carreiras.


Fonte: G1/MA



Nenhum comentário:

Postar um comentário