6 de agosto de 2012

SES qualifica profissionais para serviços de tratamento e controle da malária

As informações mais recentes sobre o tratamento e controle da malária estão sendo repassados aos revisores das 17 Unidades Regionais de Saúde do Estado e do Controle de Qualidade do Laboratório Central de Saúde Pública do Laboratório Central da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A "Capacitação de Controle de Qualidade em Diagnóstico Laboratorial da Malária" estará acontecendo até a próxima sexta-feira (10), no Auditório da Funasa - Rua dos Quilombos, 35, Jordoa, em São Luís.

A qualificação tem como objetivo nortear todas as atividades laboratoriais do controle da malária. O chefe do departamento de Endemias da SES, Nelson Cavaleiro, falou sobre o Programa Nacional de Controle de Malária - balanço 2011 e ações em 2012. "O diagnóstico precoce seguido de tratamento imediato e efetivo são os elementos básicos para o controle da malária".

Ele afirmou que um tratamento adequado se fundamenta necessariamente na existência de um sistema que ofereça acesso a um diagnóstico confiável, pois a escolha do esquema terapêutico depende do resultado do exame realizado nos laboratórios. "Erros no diagnóstico podem trazer conseqüências para os pacientes, desde o aumento da gravidade da doença e até mesmo óbito, além de ter implicações epidemiológicas devido a manutenção de indivíduos tratados erradamente como fontes de infecção para o inseto vetor".

A responsável pelo setor de Endemias do LACEN, Orzinete Rodrigues Soares, disse que a importância e a necessidade do exame microscópico preciso tornou-se mais significativa diante do aumento da resistência às drogas antimalárica, particularmente do Pasmodium falciparum resistente a múltiplas drogas.

"A manutenção de padrões adequados na qualidade do exame microscópico da malária é fundamental para a redução da mortalidade e morbidade causadas pela doença, bem como para garantir um diagnóstico correto antes de iniciar o tratamento, limitando o consumo de drogas antimaláricas em tratamentos inadequados ou desnecessários", justificou Orzinete Soares.

Durante os encontro também serão discutidos assuntos relacionados a melhoria do desempenho geral dos microscopistas em cada nível de atuação dos serviços laboratoriais; condições necessárias para garantir o desempenho dos microscopistas; monitoramento sistemático dos procedimentos laboratoriais, dos reagentes e dos equipamentos e, ainda, as condições necessárias para que as atividades sejam desenvolvidas respeitando os padrões de biossegurança.

  Fonte; secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário