30 de outubro de 2012

Bolsa-formação para trabalhador tem 112 novos cursos



Em um ano de oferta da bolsa-formação trabalhador pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), 720 mil matrículas - em diferentes cursos de qualificação profissional -, já foram realizadas em todo País. Deste total, 170 mil trabalhadores já concluíram os cursos, que podem ter carga horária de 160 a 400 horas.

Para o próximo ano, 2013, a meta do Pronatec é matricular 744 mil trabalhadores. O objetivo, até 2014, é oferecer 2,57 milhões de vagas em cursos Formação Inicial e Continuada (FIC).

Ao comentar o primeiro ano do programa, a presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (29), no programa semanal Café com a Presidenta, que o governo quer ampliar esse número ainda mais. “Queremos que o País, cada vez mais, tenha uma geração de jovens com formação técnica de qualidade, capazes de melhorar nossos produtos e serviços e contribuir para ampliar a competitividade da nossa economia”, destacou.

Atualmente, 515 cursos compõem a segunda edição do Guia Pronatec de Cursos FIC, lançada no último mês pelo Ministério da Educação (MEC). Destes, 112 são cursos novos, como os de idiomas, o da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o de cuidador de idosos e outros voltados para as áreas rural, educacional e turística.

“Fizemos um alinhamento de cursos e criamos outros para atender às novas demandas do mercado de trabalho”, explica Nilva Schroeder, coordenadora geral de desenvolvimento e monitoramento de programas de educação profissional e tecnológica.

O curso mais procurado é o de auxiliar administrativo, que conta com 70 mil matrículas já abertas para atender a demanda. Os cursos de montagem e operação de computador, costureira industrial do vestuário e eletricista de automóveis também são muito procurados.

De acordo com a presidenta, o governo está expandindo a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Este ano, a previsão é que 76 novas escolas técnicas federais comecem a funcionar. Até o final de 2014, expectativa é que mais 132 escolas federais sejam entregues.

Ainda segundo Dilma Rousseff, o Senai está investindo R$ 1,5 bilhão, financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para construir 53 novas escolas e modernizar e ampliar 251 escolas já existentes. Outra estratégia consiste em um acordo com o instituto alemão Fraunhofer na tentativa de montar 85 centros de inovação e de serviços tecnológicos.

“Todo o nosso esforço é para qualificar os jovens e trabalhadores em todo o País e aumentar a competitividade das nossas empresas, o que ajuda a melhorar os salários dos trabalhadores e a fazer a renda das famílias crescer ainda mais”, ressaltou Dilma.

Além disso, para a presidenta, o programa também auxilia na redução da evasão escolar, uma vez que fortalece o ensino médio integrado, direcionado para a formação profissional, o que torna a escola mais atraente para os alunos.

 “O Pronatec oferece à economia uma mão de obra da mais alta qualidade, porque as disciplinas do curso técnico são integradas às disciplinas do ensino médio regular, proporcionando maior embasamento científico e tecnológico para o estudante”, explica a presidenta.

O cidadão que tiver interesse em participar, deve acessar a página do programa e se inscrever em até três opções de cursos. Assim que surgir a vaga, o candidato é avisado.

 Pronatec 
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi instituído pela Lei nº 12.513, de outubro de 2011 e tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. A medida intensifica o programa de expansão de escolas técnicas em todo o País.

Até 2014, o governo federal prevê a construção de 208 novas unidades da rede em duas fases. Na primeira fase, em execução, serão construídas 88 unidades que devem ser inauguradas até 2012. Para 2013 e 2014, deverão ser construídas outras 120 unidades.

Ao todo, será formada uma rede com cerca de 600 escolas técnicas profissionalizantes, administradas pelos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Isso equivale a um atendimento direto a 600 mil estudantes em todo o País.

O Pronatec também amplia as vagas das redes estaduais de educação profissional. Esta ação será abarcada pelo programa Brasil Profissionalizado, parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Os recursos serão repassados para construção, reforma, ampliação de infraestrutura escolar e de recursos pedagógicos, além da formação de professores.

Os recursos do programa virão do orçamento do Ministério da Educação, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac) e do BNDES.


Nenhum comentário:

Postar um comentário