21 de novembro de 2012

Seduc realiza Encontro do Programa Ensino Médio Inovador




A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio da Secretaria Adjunta de Ensino (SAE), realiza, até esta quarta-feira (21), o 1º Encontro Estadual do Programa Ensino Médio Inovador. Com a participação de alunos, professores, coordenadores escolares, gestores de escolas e gestores das 19 Unidades Regionais de Educação (URE’s), o encontro acontece no Centro de Criatividade Odylo Costa, Filho, no Centro Histórico de São Luís.

Com a temática “Socializando saberes, criatividade e inovação”, o   encontro tem como objetivo a socialização de experiências e resultados de aprendizagens das escolas contempladas com o Ensino Médio Inovador, além da apresentação das novas perspectivas do programa nas escolas públicas.

O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, que esteve presente na abertura do evento, ratificou que o foco da Seduc será o ensino e essa é uma atividade fim da educação. “Iremos focar na atividade fim que é o ensino, para que possamos melhorar os índices educacionais do nosso estado”, enfatizou.

Pedro Fernandes destacou a importância do encontro para a discussão da educação no Maranhão. “Esse seminário é importante para que possamos discutir a educação que ofertamos aos nossos jovens, além de buscar melhorias significativas no processo educacional oferecido pelo Maranhão”, completou.

A secretária-adjunta de Ensino da Seduc, Leuzinete Pereira, ressaltou que o encontro irá proporcionar a troca de experiências entre escolas participantes. “Será uma troca interessante de informações em relação a ações exitosas de escolas que fazem parte do programa”.

Ensino Médio
O Programa Ensino Médio Inovador, constituído pela Portaria nº 971/2009 – MEC/FNDE, tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas.

As estratégias pedagógicas do Programa induzem a ampliação do tempo dos estudantes nas escolas de Ensino Médio, buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico.

O Maranhão aderiu ao Programa em 2009, atendendo às novas expectativas para o Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea, diversificando os currículos escolares na busca da superação das desigualdades de oportunidades, por meio da universalização do acesso e permanência dos estudantes. Atualmente o estado tem 100 escolas que fazem parte do Ensino Médio Inovador.


Fonte: secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário