15 de junho de 2015

APRUMA MANIFESTA APOIO E SOLIDARIEDADE AOS QUILOMBOLAS, INDÍGENAS E CAMPONESES ACAMPADOS NA SEDE DO INCRA-MA

 
 
Em nota divulgada, neste final de semana, a APRUMA - Seção Sindical do ANDES- Sindicato Nacional manifestou publicamente apoio e solidariedade à luta dos quilombolas, indígenas e camponeses acampados na sede do INCRA, em São Luís- MA, desde o dia 8 de junho de 2015.
 
A nota explica que “o ato de extrema coragem que coloca em risco suas próprias vidas ocorre em resposta ao descanso do Estado brasileiro com a situação dos povos tradicionais que lutam pela titulação dos seus territórios”.
 
Em 2011, dois padres da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e 17 quilombolas ameaçados de morte fizeram  em greve de fome por 36 horas pelo mesmo motivo. O governo do estado do Maranhão, na época governadora Roseana Sarney, e o governo federal se comprometeram em agilizar a titulação dos territórios e garantir melhoria nas condições de vida das comunidades, porém, até a presente data os compromissos não foram cumpridos. 
 
 Apruma Seção Sindical se soma a esse movimento, exigindo cumprimento do artigo 68 das disposições transitórias da Constituição de  1988, que reconhece às comunidades quilombolas a propriedade definitiva dos seus territórios, assim como a retirada de todas as medidas provisórias e projetos de lei que ameaçam os territórios quilombolas,  indígenas e camponeses. 
 
Fonte: Apruma

Nenhum comentário:

Postar um comentário