24 de junho de 2015

Delegados do Sintsprev MA para os Congressos da CUT são eleitos em Assembleia Geral




Em uma plenária agitada com participação de mais de 120 presentes, realizada na última segunda-feira (22), no Cesir da Fetaema, no Araçagy foram eleitos os delegados do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Estado do Maranhão para os congressos da Central Única dos Trabalhadores que acontecem este ano. A 12ª edição do Congresso Estadual da CUT (CECUT 2015) acontece em São Luís no período de 16 a 18 de julho, enquanto que o 12 º Congresso Nacional da CUT (CONCUT 2015) acontece em São Paulo no período de 13 a 16 de outubro.

O Sintsprev MA, de acordo com o critério da proporcionalidade do Estatuto da CUT, tem direito a treze vagas; dessas, dez são eleitas por Assembleia Geral e três são destinadas aos delegados natos do Sindicato que possuem assento na CUT, porém, precisam ser referendados pela plenária.

Duas forças políticas estavam presentes na reunião: a gestão atual e a gestão anterior. Após, tentativa frustrada de acordo a disputa foi levada para o voto direto por meio da escolha de chapas. Duas chapas foram montadas para a eleição dos dez delegados. Uma das chapas, a da gestão anterior inicialmente descumpriu o critério da cota de gênero, mesmo assim, concorreu com o aval do secretário geral da CUT-MA e coordenador geral do CECUT-MA 2015, Nivaldo Araújo. 

A votação que foi conduzida pelo secretário de formação da CUT-MA, Válter César foi iniciada pela escolha das chapas dos delegados que irão representar o Sintsprev MA no CECUT-MA e CONCUT deste ano; nessa primeira votação, a chapa 1 representada pela atual gestão obteve 53 % dos votos da plenária, enquanto a chapa 2 que representa a antiga gestão ficou com 47 % dos votos, a partir, deste cenário a distribuição das vagas ficou da seguinte forma: a chapa 1 ficou com seis vagas para o CECUT-MA, enquanto que a chapa 2 ficou com quatro vagas; já para o CONCUT 2015 cada chapa ficou com uma vaga. 

Após, a escolha dos delegados das chapas foi iniciada a votação para aprovação do referendo dos delegados natos, a votação também é feita pela Assembleia, que optou por não referendar os três delegados natos da CUT MA que compuseram a gestão anterior. “Não referendamos os nomes dos colegas porque eles não tiveram compromisso com a base quando foram diretores do Sindicato. Estiveram por vários anos à frente do Sindicato e fizeram gestões desastrosas”, explicou a analista do seguro social da APS Bacabal, Sidjellee Viana Ribeiro. Para a categoria a Assembleia foi uma forma de fortalecer a base para as lutas dos servidores para 2015, sobretudo, a campanha salarial, “A participação do plenário de forma coesa, sensata e decidida mostra a maturidade de nossa base e isso nos fortalece para as lutas unificadas dos servidores públicos federais. A atual gestão do Sintsprev tem trabalhado na formação política de nossa base”, destacou a técnica administrativa do Ministério da Saúde e comissão de base de São Luís, Mary Jane Mendes Pinto.

A diretora da Secretaria de Comunicação do Sintsprev MA, Joanilde Pires destacou que o reconhecimento da base referenda a atual gestão, “este percentual da votação demonstra o reconhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo, a base está se sentindo contemplada em nossa gestão, por isso, apesar das tentativas de manobras, conseguimos sair vitoriosos”, disse. 

Ao fim, os presentes parabenizaram a iniciativa da atual gestão do Sintsprev MA em realizar o processo de escolha dos delegados de forma democrática e transparente e demonstraram que essa participação da base fortalece o sindicato. “Ficou evidente para nós que há uma disputa política no Sindicato, a antiga gestão não admite que a base participe e agora estamos tendo voz no Sindicato; a atual gestão formou comissões de base no Interior e hoje, nós, do INSS sabemos que temos uma entidade atuante”, declarou o técnico do seguro social da APS Açailândia e comissão de base, Cleverton Pereira Alves. 

CONCUT 2015
Os congressos da Central ocorrem a cada três anos e, além de eleger a direção nacional, também definem os eixos de luta e atualizam o projeto política da maior organização sindical do país para o triênio seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário