14 de julho de 2016

Governador reafirma ação transformadora para igualdade de oportunidades no Maranhão


Milhares de servidores públicos do Maranhão participaram do Encontro Regional de Gestão Governamental em São Luís, nesta terça-feira (12), no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Em sua explanação, o governador Flávio Dino fez um resumo da atual situação econômica brasileira e as medidas que o Governo está tomando para superar a crise, com foco na universalização dos serviços públicos de qualidade e com ações que tenham como marca a justiça social.

O evento, que ocorrerá em mais de 17 municípios do Maranhão, tem como objetivo a ampliação da participação dos servidores na agenda governamental e na execução das políticas públicas. “Achamos necessário, periodicamente, transmitirmos aquilo que nós estamos avaliando e pensando acerca da situação do nosso estado e acerca do que vai ocorrer nos próximos meses”, explicou o governador aos servidores.

Flávio Dino dividiu sua apresentação em três principais eixos: a compreensão das dificuldades que o país atravessa, as metas do Governo para superar a crise e as conquistas obtidas por toda a equipe governamental. “Quero agradecer e pedir o máximo de empenho, ainda maior, para que a gente possa superar essa quadra de dificuldades que não é eterna. Com essa convicção, nós vamos vencer e conseguir fazer todas as entregas que a sociedade espera de nós”, ressaltou.

De acordo com o governador, a maior crise que o Brasil atravessa desde 1929 influencia na queda das finanças estaduais e municipais. No Maranhão, as perdas de repasses federais chegarão a R$ 1,3 bilhão só do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Diante desse cenário, Flávio Dino destacou os esforços que o Governo está fazendo para manter os serviços públicos funcionando, sobretudo os salários dos servidores em dia, já que 11 estados brasileiros estão com dificuldades de honrar seus compromissos.

“Essa é a razão pela qual a gente tem feito duas coisas. Primeiro, cortar despesas, procurando com uma lupa onde cortar. Se a gente não fizer isso simplesmente a gente vai para um colapso financeiro. Segundo, lutar para ampliar receita. Combatendo sonegação, por exemplo, recolhendo de quem nunca pagou imposto na vida”, esclareceu.

Para Flávio Dino, como a tendência macroeconômica do país não é positiva é preciso enfrentar a crise com rumo claro e objetivos concretos. “A nossa agenda principal, nesse momento, é uma agenda de universalização e serviços públicos de qualidade. E as obras estão submetidas a essa meta. Manter em bom funcionamento e melhorar o que existe. Isso vale para as escolas, para as estradas e para a saúde”, realçou.

O governador colocou como principais metas para a superação da crise a manutenção dos serviços públicos, a priorização do pagamento dos salários dos servidores, a manutenção do crédito mediante pagamento da dívida do Estado e o investimento em programas compatíveis com a grandeza de um Maranhão com justiça social. Ele explicou que o Governo tem um núcleo inegociável, que faz parte programas como a substituição das escolas de taipa, universalização do acesso à água e o ‘Mais IDH’.

“Há sempre essa marca da preocupação com as pessoas mais pobres do nosso estado. Não como exercício demagógico, mas como uma convicção política, que você só exerce uma ação transformadora se melhorar a vida de quem menos tem e ampliar a igualdade de oportunidades. Esse é o norte do Governo. E é assim que a gente vai conduzir a utilização desses recursos”, reiterou o governador.

Na última parte da sua explanação, Flávio Dino fez uma análise das conquistas nesse um ano e meio de Governo, e enfatizou a importância de um discurso de sinergia entre os servidores para valorizar as ações positivas que todos conseguiram alcançar. “Não há um único item que nós comparemos e que nossos indicadores sejam piores do que no passado. Não há nenhum órgão do nosso Governo que vocês citem e que eu não prove que hoje funciona melhor do que antes”, sublinhou.

Ele encerrou sua exposição falando sobre as dificuldades de conduzir o Maranhão em meio às situações enfrentadas atualmente, mas que o empenho de toda a equipe de Governo tem sido essencial para a superação, inclusive com respeito de pessoas de fora do Maranhão. “A gente não reviu nenhuma meta para baixo. O que muda não é o destino, é o caminho. Mas esse caminho de dificuldades oferece uma bela paisagem que é a do Maranhão. Vamos continuar sempre olhando a beleza do nosso povo e a beleza do nosso Estado”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário