13 de março de 2010

COLUNA ATIVIDADE SINDICAL 13 03 2010

ATIVIDADE SINDICAL
Por Karina Lindoso

Caminhada das Mulheres
Os cem anos de luta a favor da mulher foram comemorados no Dia Internacional da Mulher (8 de março), com grande manifestação que se formou na Praça Deodoro logo às 8h, depois de panfletagem e palavras de ordem ditas por várias representantes de entidades civis e políticas organizadas. Encabeçando a passeata a favor do gênero feminino, estavam o SINPROESEMMA, a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), a Liga Feminina, a Associação de Saúde da Periferia (ASP), o Sindicato dos Metalúrgicos, dentre tantos outros parceiros.

Negociação coletiva
A Condsef participou no início da semana do grupo de trabalho (GT) que vem discutindo a regulamentação da negociação coletiva no setor público. Na semana passada a Convenção 151 da OIT que trata do tema foi aprovada na Comissão de Relações Exteriores do Senado. A convenção falta passar apenas pela apreciação e votação no plenário do Senado. A bancada sindical, que conta com a participação de outras entidades, entre elas a CUT (Central Única dos Trabalhadores), apresentou contrapropostas aos itens apresentados pelo governo em documento. Os debates giram em torno não só da negociação coletiva como de direitos sindicais e resolução de conflitos.

Ajuda para o Haiti
Conforme decidido pela Executiva Nacional, a CUT lança uma campanha de arrecadação de fundos para a reconstrução do Haiti. O dinheiro será encaminhado diretamente para as entidades sindicais haitianas parceiras políticas da CUT, para evitar desvios. As doações podem ser feitas no Banco do Brasil, agência 3324-3, conta corrente 956251-6 (SOS Sindical Haiti).

Paralisação
O Sindicato dos Policiais Civis da capital (Sinpol) paralisaram as suas atividades por 24 horas. O movimento teve início na manhã da quinta-feira. O objetivo da paralisação é chamar a atenção da sociedade para aumento da violência no Estado. Outro motivo, segundo o sindicato, é a falta de assistência à família do policial assassinato durante o trabalho. De acordo com o diretor de assistência social da Policia Civil, Carlos Loureiro, a falta de assistência à família do policial Cícero Terceiro, que morreu há pouco mais de uma semana, provocou a revolta da classe e, além disso, um dos possíveis envolvidos na morte do policial, Jemerson Gomes Cantanhede, de 22 anos, já foi solto.

Apoio para aprovação do Estado
Uma comissão formada por diretores do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado (SINPROESEMMA) e professores associados, esteve na manhã da última quarta-feira (10), na sede da Assembléia Legislativa, visitando o gabinete dos 42 parlamentares. O motivo da visita foi levar ao conhecimento dos deputados, a nova proposta do Estatuto que se encontra em produção pela entidade. O grupo entregou na oportunidade, cópia do documento juntamente com o pedido de vista, e encaminhamento para que o mesmo tenha celeridade em sua aprovação naquela Casa. O movimento recebeu o apoio de alguns deputados que se encontravam na casa.

Nota: envie a sua colaboração para a coluna Atividade Sindical. Nosso e-mail é: klindoso@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário