29 de março de 2010

COLUNA ATIVIDADE SINDICAL 29 03 2010

Coluna Atividade Sindical
Por Karina Lindoso

Estatuto do Educador
Os trabalhadores em educação decidiram por unanimidade recusar a contraproposta para o Estatuto do Educador apresentada pelo governo do Estado há duas semanas em substituição à construída e debatida exaustivamente pela categoria. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (24 de março), pela manhã, no auditório do Convento das Mercês, em assembleia geral regional de São Luís realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado (Sinproesemma). Ainda na assembléia, a categoria decidiu aprovar a proposta de Estatuto elaborada nos fóruns do Sinproesemma e o estado de greve, ao tempo que fará no próximo dia 6 de abril (terça-feira), paralisação de advertência em função da resistência de setores do governo em não reunir com a categoria, para debater sobre as problemáticas que envolvem a aprovação e implantação do novo Estatuto que substituirá o que se encontra em vigência.

PEC/FAZ
Improdutiva. Foi assim que a Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) avaliou a reunião que teve com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda (MF), Nelson Machado. A expectativa era buscar apoio do ministério para interceder junto ao Ministério do Planejamento e destravar as negociações de tabela salarial para o PEC/FAZ conforme acordos e compromissos firmados pelo governo. Contrariando as expectativas da categoria, Machado afirmou que não haverá discussão de tabela salarial para os administrativos fazendários. O secretário reconheceu apenas a necessidade de buscar uma equalização salarial dentro do MF com auditores, procuradores, analistas e PEC/FAZ. Este movimento, voltou a afirmar Machado, não acontecerá em 2010.

Ministério do Trabalho
Foram contrariadas todas as expectativas dos servidores de buscar um consenso com o governo no processo de negociações envolvendo a implantação de um plano de carreira para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em reunião no último dia 19, sexta-feira, o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Ferreira, falou aos representantes da categoria que não existe negociação e deixou claro que se assim pretendessem, os servidores poderiam entrar em greve. “Não há negociação. Podem entrar em greve”, disse. Condsef, CNTSS e Fenasps, entidades que participaram da reunião, confrontaram a afirmação lembrando que a própria SRH editou súmulas onde apontava rodadas de reuniões para dirimir conflitos e buscar um consenso por meio de um processo de negociação que vinha acontecendo.

75 anos do Sindicato dos Bancários
Programação das festividades dos 75 anos do Sindicato dos Bancários do Maranhão : No dia 31 de março, no auditório Che Guevara, na sede do Sindicato (Rua do Sol, nº413, Centro, São Luís), às 19h: - Ato político reúne bancários, entidades representativas dos trabalhadores, organizações sociais e convidados - Lançamento da revista “75 anos a serviço da luta dos bancários”. - Coquetel e shows de César Teixeira e Josias Sobrinho. No dia 03 de abril, sábado, na Sede Recreativa (Avenida Gen Arthur carvalho, nº1000, Turu): - 20h: Inauguração da iluminação dos campos com futebol bancário comemorativo: campeão de 2009 x seleção de outros times - A partir das 21h, show de Roberto Ricci e logo depois SambaCeuma.

Convocados professores classificados em seletivo estadual
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou, na última quinta-feira, 25, o edital de convocação dos aprovados e classificados, dentro no número de vagas, no Processo Seletivo Meritório para os cargos de professor da educação básica. Os professores devem comparecer, a partir desta segunda-feira, 29, até o dia 9 de abril, às Unidades Regionais de Educação, para assinatura dos contratos temporários e lotação. Os professores precisam levar os seguintes documentos: comprovante de escolaridade, RG, CPF, título de eleitor, certificado de reservista (se do sexo masculino), PIS/Pasep (caso seja cadastrado), conta corrente do Banco do Brasil (caso já seja correntista). Além da via original, os candidatos deverão apresentar três cópias de cada documento. Os classificados no seletivo para os municípios de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Alcântara e Raposa devem se dirigir à Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), localizada à Avenida Getúlio Vargas, nº 1.908, Bairro Monte Castelo.

Nota: envie a sua colaboração para a coluna Atividade Sindical. Nosso e-mail é: klindoso@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário