27 de março de 2010

Educadores rejeitam contraproposta para o Estatuto do Educador




Os trabalhadores em educação decidiram por unanimidade recusar a contraproposta para o Estatuto do Educador apresentada pelo governo do Estado há duas semanas em substituição à construída e debatida exaustivamente pela categoria. A decisão foi tomada na última quarta-feira (24 ), pela manhã, no auditório do Convento das Mercês, em assembleia geral regional de São Luís realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado (Sinproesemma).

Ainda na assembléia, a categoria decidiu aprovar a proposta de Estatuto elaborada nos fóruns do Sinproesemma e o estado de greve, ao tempo que fará no próximo dia 6 de abril (terça-feira), paralisação de advertência em função da resistência de setores do governo em não reunir com a categoria, para debater sobre as problemáticas que envolvem a aprovação e implantação do novo Estatuto que substituirá o que se encontra em vigência.

Durante o encontro, houve a participação de alguns educadores, que de forma democrática deram sua contribuição quanto aos encaminhamentos que abordam as questões práticas e de difícil resolução.

Mobilização
Na avaliação do presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, o encontro com a categoria foi positivo. Ele aponta como salutar os eventos que contribuirão para a mobilização dos trabalhadores que finalmente, exijam a retomada das negociações quanto à aprovação do Estatuto o mais breve possível.

“A decisão foi unânime entre os trabalhadores. Isso prova a unidade da categoria e da necessidade de estabelecer estado de greve e paralisação que tem como objetivo recuperar de debate sobre a proposta” destacou ele.

Júlio diz que é fundamental a intensificação do diálogo entre Sindicato e trabalhadores em função do reinício do ano letivo permitindo com que a categoria possa fazer uma intervenção qualificada. “Nós já cumprimos a primeira etapa do processo de discussão da proposta com a categoria, iniciamos a negociação, mas infelizmente o governo quer zerar o debate, o que realmente foi rejeitado por todos os presentes”, ressaltou.

O dirigente sindical garante que os novos encontros entre o Sindicato e governo devem ser pautados para discutir e aprofundar a proposta edificada pelos educadores.

Estatuto

O Estatuto do Educador vem sendo discutido pela pelos trabalhadores em educação de forma acirrada desde o ano passado. O prazo para a sua aprovação expirou em 31 de dezembro. De lá para cá, a categoria tem tentado agilizar sua aprovação na Assembléia Legislativa, sem sucesso, uma vez que o governo não se dispôs a entrar em consenso com o Sinproesemma, nos quesitos mais controversos como: promoção, progressão e incorporação do funcionário de escola.

Há menos de um mês, porém, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) apresentou contraproposta do Estatuto, desmontando todo o processo que vem sendo construído ao longo de meses.

Um comentário:

  1. Nos tempos atuais ao seguimos um blog ou sermos seguidos, formamos uma verdadeira teia, capaz de ter um alcance quantitativo e qualitativo para matérias formativas e informativas, que mídia alguma consegue ter. Já imaginou se os pré-sócrates e pós socráticos tivessem tal meio divulgador na sua época? A história seria outra! POR ISSO PARABÉNS PELO BLOG.

    Aproveito para CONVIDAR VOCÊ, seus seguidores e quem você segue, para lerem matéria sobre o espetáculo SAGRADO E PROFANO, que ocorrerá na cidade de Senador Pompeu, interior do Ceará, no pequeno Distrito de Engenheiro José Lopes. Experiência artística que mobiliza toda a população, que além de encenar a Paixão de Cristo ainda tem os caretas, que há cerca de 70 anos, saem pelas ruas. Experiência artística, social, política, folclórica, econômica..... que merece ser relatada, imitada e, sendo possível, vista e visitada ao vivo. Boa leitura em:

    www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir