29 de janeiro de 2012

PT elimina prévias e decidirá em encontro quem será o candidato a prefeito de SL


O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu ontem, por 30 votos a 14, pela realização de encontro para a escolha do candidato do partido à Prefeitura de São Luís. Uma reunião da Executiva estadual, que será realizada na quarta-feira, definirá a data do encontro, que estava marcado para o dia 29 de abril.

Depois de uma extensa discussão com direito a defesa de tese, a maioria dos 44 membros do diretório municipal petista decidiu, por meio de voto nominal, pela realização do encontro para que seja escolhido entre o vice-governador Washington Oliveira; o deputado estadual Bira do Pindaré e o secretário estadual de Relações Institucionais, Rodrigo Comerciário, quem disputará as eleições de outubro.

O deputado estadual Zé Carlos da Caixa decidiu retirar seu nome da disputa interna no partido. Sua decisão foi lida em nota à militância por um representante de seu gabinete, Henrique Sousa, que destacou o fato do parlamentar deixar a disputa por entender que o nome do concorrente para brigar pela Prefeitura de São Luís deveria sair por unanimidade do próprio PT. "Por isso, declino oficialmente da indicação do meu nome a pré-candidato pelo PT à Prefeitura de São Luís", diz a nota lida em plenária.

Antes da realização do encontro, será realizada uma eleição para as escolha de delegados que votarão efetivamente na reunião final. São mais de quatro mil filiados em São Luís e a quantidade de delegados dependerá do número de militantes que estarão presentes durante a eleição de delegados. De acordo com o presidente municipal do PT, Fernando Silva, o mínimo de delegados que devem ser escolhidos será 220.

Após a escolha dos delegados, o PT realizará o encontro para a escolha do candidato. "Vamos voltar a se reunir para definir o calendário da eleição para o PT. Primeiro, a eleição para delegados e depois o encontro. A data prevista era 29 de abril. No entanto, a Executiva Estadual do PT definirá uma nova data", afirmou Fernando Silva.

Discussão - Dos três pré-candidatos à Prefeitura de São Luís do PT, Rodrigo Comerciário e Bira do Pindaré compareceram à reunião do diretório. O deputado estadual defendia a tese de realização de prévias - quando os militantes votam diretamente para escolha do candidato petista - alegando ser a forma mais democrática e a mais segura que evitaria a cooptação de votos.

Na defesa da realização do encontro estava Fernando Magalhães, ex-presidente municipal do PT, alegando que o encontro propiciará o debate de ideias para que seja escolhido o candidato do PT.

Depois da defesa das teses, os membros do diretório municipal foram chamados nominalmente para manifestar seu voto. 30 dos 44 membros, ou seja, dois terços do diretório - como previsto no Estatuto -, preferiram a realização de encontro. A tese defendida por Bira do Pindaré teve apenas 14 votos.

O grupo que defende a candidatura do vice-governador garante que até a realização do encontro ainda tentarão o consenso para que o partido não chegue dividido no pleito de outubro. "Não vamos desistir de buscar o consenso. Temos certeza que com o diálogo podemos chegar coesos na disputa pela prefeitura de São Luís", afirmou Fernando Silva.

O secretário Rodrigo Comerciário disse que estará na disputa interna do PT até o fim, imbuído do propósito de apresentar um projeto administrativo para os 400 anos da cidade. "Vamos para o encontro e esperamos uma disputa saudável entre os demais candidatos", declarou

O deputado Bira do Pindaré acredita que não há espaço para novas discussões sobre consenso já que as teses defendidas pelos pré-candidatos são antagônicas. "São dois projetos antagônicos e não vejo como chegar ao consenso. Acredito que é muito difícil. De qualquer forma, serei candidato até o fim. O encontro decidirá isso", garantiu Bira do Pindaré.

Mais

O PT realizou prévias duas vezes para escolha de candidato à Prefeitura de São Luís. A primeira aconteceu em 2000, quando a então deputada Helena Heluy derrotou Washington Oliveira e saiu candidata. Helena Heluy também saiu vitoriosa em 2004, quando enfrentou Márcio Jardim, Domingos Dutra e Ricardo Ferro.

Fonte: O Estado do Maranhão /
Carla Lima - Mário Carvalho
Da Editoria de Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário