13 de dezembro de 2012

Beneficiários de plano de saúde ganham espaço para consulta sobre as operadoras



Os beneficiários de planos de saúde poderão consultar informações sobre operadoras e indicadores de qualidade da saúde suplementar por meio do site Espaço da Qualidade, lançado no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nesta quinta-feira (13). O espaço vai facilitar o acesso à informação na hora de escolher ou trocar o plano.

Também será apresentado o Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar (IDSS), componente do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar. O IDSS avalia as operadoras em quatro dimensões: assistencial, econômico-financeira, estrutura e operação e satisfação do beneficiário tomando como base o cumprimento às normas estabelecidas pela ANS.

O IDSS traz pontuações que vão de 0 a 1, em que zero é o pior resultado. No Espaço da Qualidade, o cidadão pode obter informações de como sua operadora está posicionada em relação às pontuações ou até usar o IDSS como critério para escolher o plano de saúde.

O site reúne ainda informações como índice de reclamações, que permite a comparação da atuação das operadoras de planos de saúde do ponto de vista do consumidor, considerando a satisfação do beneficiário com seu plano de saúde. É possível ver a posição das operadoras a cada mês e o consolidado do ano.

O espaço traz uma lista das operadoras que oferecem Programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças, buscando a melhoria da qualidade de vida dos seus beneficiários, e a lista de planos de saúde com comercialização suspensa. A agência monitora o cumprimento dos prazos máximos estabelecidos para atendimento aos beneficiários. O descumprimento desses prazos pode resultar na suspensão da comercialização de planos de saúde.

Será possível consultar também a certificação da qualidade assistencial das operadoras de planos de saúde feita por entidades homologadas pela ANS no Programa de Acreditação de Operadoras. O site também apresenta a rede credenciada das operadoras de planos de saúde, com a localização geográfica dos prestadores de serviços.

Índice de desenvolvimento
Dados da ANS mostram que o número de operadoras médico-hospitalares e odontológicas que obtiveram o índice nas duas melhores faixas, que vai de 0,60 a 1,00, subiu de 482 em 2010, para 735 em 2011. Dessa forma, o número de beneficiados por planos de saúde com melhores notas cresceu de 33,7 milhões em 2010 para 45,7 milhões no ano passado. Foram avaliadas 1.239 operadoras avaliadas.

Por outro lado, na faixa de 0,00 a 0,19, o número caiu de 383 operadoras (2010) para 54, ano passado, e o número de beneficiados em planos mal avaliados caiu de 5,76 milhões para 474 mil.

“A ANS vai continuar implementando as medidas necessárias para garantir a sustentabilidade do setor e a melhor assistência ao beneficiário. Os resultados do IDSS demonstram que estamos no caminho certo”, afirma o diretor-presidente interino da ANS, André Longo.

O IDSS é um resumo sintético do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar responsável pela avaliação das operadoras. Para entender melhor, o cuidado à saúde daqueles que contratam planos de saúde é feito por meio do Índice de Desempenho da Atenção Saúde. Quanto à gestão, se foi eficiente e equilibrada em relação à receita e despesa é feito pelo Índice de Desempenho Econômico-Financeiro; e o Índice de Desempenho de Estrutura e Operação indica a estrutura necessária à prestação de serviço.

Quanto à aceitação e aprovação dos serviços prestados por parte dos beneficiários, a avaliação é feita por meio do Índice de Desempenho da Satisfação dos Beneficiários. Quarenta por cento do valor do IDSS é dado pelo desempenho da operadora na dimensão Atenção à Saúde; 20% a Econômico-financeiro; 20% a Estrutura e Operação e 20% a Satisfação dos Beneficiários.
Esses índices são calculados com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da ANS, cujo envio é feito pelas operadoras ou coletados pela Agência nos sistemas nacionais de informações em saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário