13 de dezembro de 2012

Secretaria de Trabalho realiza Dia D para pessoas com deficiência


A Secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidária (Setres) e a agência do Sistema Nacional de Empregos (Sine) em São Luís realizaram, nesta quinta-feira (13), o “Dia D de Inclusão da Pessoa com Deficiência”, uma ação integrada entre empresas parceiras do Sine para a realização de seletivos exclusivos para trabalhadores com deficiências. 

Recrutadores de dez empresas, técnicos do Sine e intérpretes de Libras passaram o dia avaliando cerca de 70 candidatos que compareceram à atividade. Trinta e seis foram encaminhados para as vagas oferecidas. 

A ação, inédita, foi realizada em caráter experimental, com o acompanhamento do secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy; o Promotor de Defesa da Pessoa com Deficiência, Ronald Pereira Santos; o defensor Geral do Estado, Aldy Melo Filho; e da Secretária de Direitos Humanos e Cidadania do Estado, Luiza Oliveira. Eles discutiram alternativas para a qualificação dos candidatos e decidiram pela realização pontual de ações de empregabilidade voltadas para pessoas com deficiência.
 
Inclusão no trabalho
Não é de hoje que as empresas têm dificuldade para cumprir as cotas de vagas de emprego destinadas às pessoas com deficiência no Brasil: a lei que determina a contratação de 2 a 5% de trabalhadores com algum tipo de deficiência em empresas com mais de cem funcionários já completou 22 anos e continua gerando gargalos históricos, tanto por parte dos empregadores quanto dos trabalhadores. No Maranhão, a situação não é diferente. 

De acordo com a coordenadora da agência do Sine de São Luís, Honorata Azevedo, o ‘encontro’ entre a vaga disponível e o candidato ideal para preenchê-la ainda é difícil de acontecer, apesar da grande necessidade das empresas. “Os recrutadores das empresas alegam que muitos candidatos estão aquém do perfil exigido para a vaga, em geral por falta de qualificação”.  

Na outra ponta do problema, as pessoas com deficiência também reclamam de dificuldades nas empresas. É o caso Evandilson de Jesus Serra, que tem uma vasta experiência no mercado, apesar de ter restrições de mobilidade. “A maior dificuldade é a questão da acessibilidade, a falta de adaptações e rampas que facilitem nossa permanência no local de trabalho”, esclareceu. 

Para Manoel Dias, analista de RH de uma das empresas parceiras, a ação foi uma grande iniciativa. “No dia a dia do recrutamento de candidatos com deficiências nós só encontramos dificuldade. Quase nunca há candidatos disponíveis e somente aqui consegui entrevistar dez trabalhadores e selecionamos seis”.  

“O entendimento entre o empregador e o candidato com deficiência é necessário porque existe uma obrigatoriedade a ser cumprida pelas empresas”, defendeu José Antônio Heluy. “Trazer os dois para o Sine é de fundamental importância para que esse entendimento aconteça e a política pública dedicada às pessoas com deficiência alcance o seu alvo”.  

A próxima ação do “Dia D de Inclusão de Pessoas com Deficiência” será em março e as diversas instituições apoiadoras da atividades já planejam a inclusão de mais políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência na próxima edição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário