13 de março de 2013

Trabalhadores da Santa Casa iniciam greve

O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem e Empregados em Estabelecimentos em Saúde do Estado do Maranhão (Sinpees-MA) anuncia para esta quarta-feira (13) o início de uma greve por tempo indeterminado dos trabalhadores da Santa Casa de Misericórdia do Maranhão.]

A mobilização começa às 7h da manhã, em frente à unidade de saúde, e se dá, de acordo com o sindicato, pelo não cumprimento por parte da Prefeitura de São Luís de acordo firmado ainda no ano passado.

Ao titular do blog, a presidente do Sinpees-MA, Lucimary Santos, disse que há repasses do SUS atrasados desde novembro do ano passado. “As férias estão atrasadas há três anos”, comentou.

Segundo ela, a situação era pior, mas a gestão do ex-prefeito João Castelo (PSDB), depois de firmar acordo intermediado pelo Ministério Público, ainda chegou a fazer alguns repasses.

“Mas em novembro pararam de novo e o novo prefeito, depois que entrou, ainda não fez nenhum repasse. As conversas também não surtiram efeito. E como a Santa Casa sobrevive apenas desses repasses do SUS, esses atrasos inviabilizam o funcionamento. Por isso decidimos parar”, completou.

Em nota à imprensa, o sindicato informa, ainda, que os trabalhadores da Santa Casa querem o pagamento imediato do vale-transporte atrasado, desde 03 de janeiro de 2013; o pagamento das férias atrasadas, com atrasos que chegam há mais de três anos, a concessão de férias,o o pagamento imediato dos salários dos meses de Janeiro/2013 e Fevereiro/2013, recolhimento de FGTS e INSS em atraso.

Lucimary ressalta que a decisão pela greve surgiu por conta da intransigência da administração da Santa Casa que se nega a negociar com os trabalhadores. “Queremos deixar claro para a população da nossa cidade que busca atendimento neste hospital que estamos em luta não apenas pelos nossos direitos trabalhistas mas também contra a situação precária deste hospital e não vamos acabar a greve enquanto a direção da Santa Casa insistir na intransigência”, afirma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário