1 de abril de 2014

Programas sociais do Brasil integram modelo de desenvolvimento econômico com inclusão

"Os nossos programas sociais deram certo porque fazem parte de um modelo de desenvolvimento econômico com inclusão. A inclusão se tornou a mola propulsora do desenvolvimento econômico brasileiro”, afirmou a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, durante a abertura do seminário internacional Políticas para o Desenvolvimento, que começou nesta segunda-feira (31), em Brasília.

Representantes de 18 países participam do encontro com o objetivo de conhecer as estratégias brasileiras de combate à pobreza e à extrema pobreza, como o Plano Brasil Sem Miséria, o Programa Bolsa Família e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Tereza Campello sugeriu aos países participantes um desenho simples de programas sociais, com larga escala, fácil replicação e com metas ousadas. Ao falar do Bolsa Família, a ministra lembrou que hoje são atendidas quase 14 milhões de famílias - mais de 50 milhões de pessoas, sendo o maior programa de transferência de renda direta do mundo. “Devemos seguir num sentido novo e diferente do velho modelo de desenvolvimento que é aquele que sempre beneficiou alguns e excluiu muitos”, destacou.

Ela ressaltou também o interesse internacional pelas políticas de proteção social brasileira, como foi o caso do Fórum de Aprendizagem Sul-Sul 2014: Desenhando e Implementando Sistemas de Proteção Social e Trabalho, realizado pelo Banco Mundial, no Rio de Janeiro. O fórum reuniu 250 representantes de 50 países da África, Ásia, Oriente Médio, América Latina e Europa Oriental.

A ministra falou ainda sobre a plataforma World Without Poverty (WWP), projeto que resultou de um esforço global para a produção de conhecimento sistemático e compartilhamento de experiências bem-sucedidas no combate à fome e à pobreza, que podem ser replicadas em outros países.

O seminário internacional é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e segue até sexta-feira (4). Participam delegações de Angola, Argélia, Argentina, China, Costa do Marfim, El Salvador, Gâmbia, Gana, Guatemala, Guiana, Kuwait, Mauritânia, México, Paquistão, Suíça, Suriname, Tunísia e Zâmbia.

Durante a programação, os representantes dos países farão duas visitas de campo, quando os participantes vão conhecer uma experiência do PAA e o funcionamento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).


Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Nenhum comentário:

Postar um comentário