26 de fevereiro de 2016

Presidenta da Comissão Coordenadora Eleitoral do Sindsep/MA fala sobre eleições para o triênio 2016/2019



Nos dias 01, 02 e 03 de março, O Sindsep/MA irá realizar o processo de votação para eleição da nova Direção e o Conselho Fiscal da entidade para o triênio 2016/2019. A participação dos 6.981 servidores aptos a votarem é de suma importância para a entidade, pois demonstrará o grau de engajamento dos associados, ratificando assim, a idoneidade e transparência de todo o processo eleitoral realizado pela entidade.

Nessas eleições a Comissão Eleitoral recebeu os registros de duas chapas: Chapa 10 “NOSSA FORÇA DETERMINA NOSSA CONQUISTA” e Chapa 11 “ÉTICA, TRANSPARÊNCIA E TRABALHO – RENOVAÇÃO PARA MUDAR”.

O Sindsep/MA está disponibilizando para o processo de votação um total de 68 urnas, sendo que a capital terá 20 fixas e 05 itinerantes; e o interior 26 fixas e 17 itinerantes.

As urnas fixas, segundo o Regimento Eleitoral, ficarão disponíveis nos locais de trabalho onde tenham 25 ou mais servidores, e as itinerantes nos locais onde esse número de servidores for inferior a esse quantitativo. O roteiro das urnas itinerantes pode ser visto na página do Sindsep/MA na internet (www.sindsep.org.br).
Para falar mais sobre as Eleições da entidade, o Diário do Sindsep/MA entrevistou Eunice Lopes, presidenta da Comissão Coordenadora Eleitoral.

Diário do Sindsep/MA – Nos próximos dias 01º, 02 e 03 de março, os associados do Sindsep/MA estarão escolhendo a nova Direção que irá administrar a entidade nos próximos três anos, como foram esses dias de ajustes e trabalhos para a realização dessas eleições?

R: Os preparativos de uma eleição de nível estadual são planejados com bastante antecedência, sem falar que é muito trabalhoso, visto que envolve muitas pessoas no processo e a organização de servidores nas urnas por locais de trabalho.

Diário do Sindsep/MA Houve a pretensão da entidade em realizar as eleições com urnas eletrônicas, o que acabou ratificando a numeração das duas chapas concorrentes, entretanto o pedido foi indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), de certa forma, a ausência das urnas eletrônicas irá estender o processo de votos?

R: Sem dúvida, a eleição com urnas eletrônicas tornaria o processo consideravelmente mais rápido, tanto no processo de coleta quanto na apuração dos votos. No entanto, afirmamos que a equipe foi bem preparada para garantir um processo rápido e legal.

Diário do Sindsep/MA – Falando em apuração de votos, como irá acontecer a contagem dos votos em todo o Maranhão?

R: Desde última eleição, os votos são contados nas secretarias regionais que as urnas pertencem, ou seja, a contagem será regionalizada. Também iremos contar com um sistema que permite acompanhar o resultado parcial em tempo real lançado pelas regionais no momento da apuração. O sistema permite ainda verificar se um eleitor votou mais de uma vez em locais de votação, garantindo assim o voto único e a lisura do processo.

Diário do Sindsep/MA – Para finalizar essa entrevista, deixamos aqui o espaço para que a Comissão Coordenadora Eleitoral possa passar mais alguma informação, fazer esclarecimentos, ou mesmo agradecimentos.

Quero externar a minha gratidão a todos que contribuíram para a execução dos trabalhos. Aos funcionários do Sindsep/MA, da sede e das Regionais, que dispuseram de um tempo significativo para que todos esse processo aconteça. Gostaria também de agradecer aos gestores dos órgãos pelo entendimento político e administrativo de todo esse processo eleitoral, viabilizando o translado das urnas dentro dos órgãos, facilitando assim, a coleta de votos dos filiados que trabalham em localidades distantes. Também não poderia deixar de agradecer às outras componentes da Comissão Coordenadora Eleitoral, a todos os coordenadores e mesários pela disponibilidade em participar desse processo que é tão importante para o Sindsep/MA.

Fonte: sindsep/Ma

Nenhum comentário:

Postar um comentário