16 de outubro de 2009

ATIVIDADE SINDICAL 16 10 2009

ATIVIDADE SINDICAL
Por Karina Lindoso


Governo e Sinproesemma reabrem negociações
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) retomou as negociações com o governo do Estado sobre a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2009. Entre as questões mais polêmicas está a recomposição salarial emergencial de 13,23% que somado à antecipação de 5,9% em abril atinge o índice de 19,2% pelo qual foi reajustado o valor aluno/ano do Fundeb.
Na última rodada de negociação, o governo apresentou a contraproposta de 6,1% recusada pela diretoria do Sinproesemma e referendada em assembléias regionais. Durante as reuniões, a categoria aprovou a proposta do Sindicato de realização de Paralisação de Advertência de 48 horas, realizada nos dias 29 e 30 de setembro. Para avaliar o desenvolvimento da Campanha Salarial deste ano, a diretoria do Sinproesemma decidiu convocar novas assembléias regionais. A da regional de São Luís, que inclui a capital e os municípios da Grande Ilha, será realizada sábado (dia 17), às 9 horas, no auditório do Liceu Maranhense (praça Deodoro). Deverão ser apresentados contracheques

Paralisação
A paralisação dos servidores públicos federais em todo o Brasil foi bastante significativa, e contou com a participação maciça de toda a categoria. No Maranhão, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado do Maranhão (Sindsep/MA), avaliou como positiva e satisfatória a mobilização dos servidores, que paralisaram as suas atividades ontem (15), e hoje (16) irão dar continuidade à mobilização de advertência, que terá como ponto de concentração o Ministério da Fazenda, a exemplo de ontem, com horário marcado para as 9h. As paralisações estão ocorrendo conforme o que havia sido planejado pela organização nacional, que trabalhou para que a mobilização ganhasse corpo e grandes proporções, o que de fato aconteceu e milhares de servidores, que encontram-se nessas condições, bradaram contra essa postura do governo. “A paralisação de hoje foi importante para mostrar mais uma vez que os servidores públicos federais estão unidos. Não podemos mais aceitar essa postura do governo, e de acordo com o que foi deliberado na Plenária da Condsef no dia 19 de setembro, essas manifestações irão continuar até que o governo aceite novamente negociar com a categoria”, afirmou Raimundo Pereira, presidente do Sindsep/MA.

ATENÇÃO
Os rodoviários estão em estado de alerta e podem entrar em greve a qualquer momento. Os motivos são muitos: descumprimento de direitos trabalhistas como contratação sem assinatura da Carteira de Trabalho, desrespeito à jornada de serviço e demissões irregulares. Segundo o presidente do Sindicato do Trabalhador em Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão (Sttrema), Dorival Sousa da Silva, algumas as empresas já foram notificadas quanto à necessidade de regularização da convenção coletiva de trabalho.

Avaliação
Uma comissão especial Sinproesemma está analisando em detalhes o edital do concurso público para o preenchimento de 5.320 vagas de professor da rede estadual de ensino lançado no dia 7 de outubro de 2009. A realização de concurso público para a rede estadual de ensino é uma reivindicação histórica do Sinproesemma, presente em todas as Campanhas Salariais inclusive a deste ano. Na segunda rodada de negociações, no dia 29 de julho, o sindicato conseguiu arrancar do secretário de Estado da Educação, César Pires, o compromisso do governo com a realização do certame e a promoção funcional de 1.912 realizada em agosto. A quantidade de vagas oferecidas, no entanto, é menos da metade da carência da rede estadual, que hoje necessita de 12.500 professores.

Resistência
A greve do bancários ainda possuem focos de resistência. A Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia (Basa) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB) continuam paralisados no Maranhão, totalizando cerca de 1.500 servidores. Já os funcionários do Banco do Brasil retomaram na última terça-feira (13) em todo o país. Com isso, 1.486 bancários voltaram as atividades normalmente no Maranhão. Na Caixa Econômica, assim como no BNB, das 12 agências, 15 estão com serviços parados, no Basa; 9, das 13, não estão funcionando. Neste, entre as que estão em atividade, uma é em São Luís, na Avenida Guajajaras. Nos outros dois casos a paralisação na capital é de 100%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário