12 de outubro de 2009

COLUNA ATIVIDADE SINDICAL 12 10 2009





ATIVIDADE SINDICAL
Por Karina Lindoso


FENAJ
O Conselho de Representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) concedeu prazo até março de 2010 para que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís regularize as ocorrências que caracterizam cerceamento a liberdade sindical, sob pena de expulsão dos quadros da entidade. A decisão foi tomada no último dia 4 de outubro, em Goiânia, em reunião realizada logo após o Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa (Enjac).
Segundo a deliberação do Conselho de Representantes da Fenaj, o sindicato não pode mais se negar a filiar assessores de imprensa, professores de jornalismo, recém-formados e desempregados. A determinação é a de que seja aberto imediatamente processo de filiação para quem tiver o registro profissional.

Agentes de Saúde
O deputado Washington Luiz (PT/MA) requereu a mesa diretora da Câmara, a instalação da Comissão Especial destinada a proferir parecer à PEC nº 391/2009, que “Altera o art. 198 da Constituição Federal para estabelecer plano de carreira e piso salarial nacional para o Agente Comunitário de saúde e o Agente de Combate às Endemias”, de autoria do senhor Deputado Raimundo Gomes de Matos.
De acordo com o deputado os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias são responsáveis por uma atividade dignificante, capaz de reduzir de forma expressiva, a mortalidade infantil, aumentar índice de vacinação e a expansão da atenção pré natal.

Futebol
O I campeonato de Futebol Society organizado pelo Sinproesemma já está na fase classificatória. Foram sete equipes participantes em uma chave única. As equipes são: Cintra-Gonçalves Dias, Bacelar Portela, Colégio Militar 02 de Julho, Erasmo Dias, Sinproesemma, Núcleo Peritoró e Anexo Vovó Anália. O campeonato segue até o dia 31 de outubro e acontece todos os domingos na sede social do Sinproesemma localizada na Estrada de Ribamar, próxima à entrada do Laranjal

MERCOSUL
A atração de novos mercados e ampliação do mercado já existente. Estes foram um dos assuntos debatidos durante o Encontro com o MERCOSUL, realizado na última sexta-feira no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. A abertura contou com a participação do ministro-chefe da Secretaria - Geral da Presidência da República, Luis Dulci, da governadora Roseana Sarney, secretários estaduais, representantes do Foro Consultivo Econômico – Social do MERCOSUL, do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério do Desenvolvimento Agrário, sociedade civil e lideranças políticas. O deputado federal Washington Luiz, um dos organizadores do evento, deu as boas vindas aos presentes e destacou a importância do evento, que teve a participação de vários sindicatos.

Condsef defende debates específicos para Previdência, Saúde e Trabalho


No primeiro dia de reunião do grupo de trabalho da Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (CPST), a Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) defendeu a necessidade de separar os debates para discutir questões específicas de cada categoria, anseio que é o da maioria dos servidores lotados nesses ministérios. O secretário de Recursos Humanos, Duvanier Ferreira, não participou desse primeiro encontro, adiado do dia 3 para esta A última quinta-feira justamente para que ele pudesse participar, o que acabou não ocorrendo. A idéia de separar os debates das carreiras que compõe a CPST será definida na próxima reunião do GT agendada para 15 de outubro. Nessa próxima reunião também deve ser discutida a questão de aglutinação de cargos

Nenhum comentário:

Postar um comentário