21 de outubro de 2009

Professores não irão paralisar atividades mas vão manter estado de greve

Professores da rede estadual de ensino acataram, após a realização de assembléias regionais promovidas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) a contraproposta apresentada pelo governo do Estado de concessão de reajuste salarial emergencial de 10% (8% em outubro e 2% em janeiro). A categoria decidiu não paralisar as atividades, mas manter o estado de greve até a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCS) e do Estatuto do Educador.

Segundo o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, foram realizadas 12 assembleias regionais no Maranhão, mas somente em São Luís a contraproposta do governo foi rejeitada, com 13 votos de diferença (dos 78 votos, 65 foram contra a proposta e a favor de realização de greve, que não será realizada por causa do voto contrário da maioria).

“A decisão de acatar a contraproposta do Estado foi dos trabalhadores. Somente a regional de São Luís não aceitou, mas na soma geral dos resultados das assembléias, a maioria ganhou, optando por aceitar a proposta, mas mantendo o estado de greve até a apresentação do PCCS e do Estatuto do Educador. A regional de São Luís não pode deliberar sozinha e a assembléia não foi convocada para decretação de greve, conforme exige a lei, por isso, manteremos a decisão da maioria, que é acatar a proposta”, explica Pinheiro.

As assembleias começaram a ser realizadas dia 16 deste mês e já aconteceram em 12 regionais: São Luís, Bacabal, Barra do Corda, Chapadinha, Imperatriz, Pedreiras, Santa Inês, Presidente Dutra, Pinheiro, Timon, Codó e Itapecuru-Mirim. Mais seis estarão sendo realizadas até hoje.

Negociação - Segundo Júlio Pinheiro, a contraproposta do governo do Estado foi feita após seis rodadas de negociação. Nas primeiras reuniões, o governo propôs 4,1% de reajuste. Com a recusa do Sinproesemma, a proposta subiu para 6,1%. Agora, chegou a 10%. Somando-se esse índice à antecipação de 5,9% dada em abril, chega-se a 15,97%.

De acordo com o sindicato, outros itens da pauta de reivindicações da campanha salarial deste ano foram atendidos parcialmente ou totalmente, como a equiparação salarial dos professores contratados aos efetivos e o pagamento das dobras de carga horária com acréscimo de 50%.
Fonte: Jornal O Estado do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário