6 de novembro de 2009

Coluna Atividade Sindical 06 11 2009

ATIVIDADE SINDICAL
Por Karina Lindoso

Plano de Carreira de Educadores e Educadoras
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) realiza dia 10 de novembro (terça-feira), das 8 horas às 18 horas, no Sands Hotel (antigo La Ravardière), São Francisco, seminário com o objetivo de discutir a reformulação do Estatuto do Magistério, que com a inclusão dos funcionários de escola passa a ser Estatuto do Educador e conterá o PCCS (Plano de Cargos, Carreira e Salários). O seminário terá a participação de dois representantes por escola, sendo um professor e um funcionário não-docente, escolhidos em reuniões específicas. A pré-inscrição junto à secretaria de Assuntos Educacionais deverá ocorrer até o dia de hoje (6). A expectativa é que o evento reúna cerca de 300 pessoas. Na pauta, temas relevantes como os “Novos parâmetros nacionais para os Planos de Carreiras para os trabalhadores da Educação”, a ser apresentado pelo secretário de política sindical da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Ruy Oliveira, e a “Proposta de Reformulação do Estatuto do Educador Estadual”, elaborada pelo Sinproesemma e apresentada pelo professor Odair José, secretário de políticas educacionais.

Santander em audiência pública na Câmara
O presidente do Santander Brasil, Fábio Barbosa, foi ouvido na última quinta-feira (5), em audiência pública, no plenário 3, da Câmara dos Deputados, em Brasília, sobre as demissões de trabalhadores e o descaso com os aposentados do banco. A reunião foi promovida pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público e a Comissão de Legislação Participativa, a partir de requerimento feito, em junho, pela deputada federal e ex-senadora Emilia Fernandes (PT-RS), após ter recebido carta denunciando a ocorrência de demissões, o pagamento de bônus para executivos e de PLR rebaixada para os trabalhadores, e o desrespeito com os aposentados. O Santander ainda não agendou também data para a continuidade das negociações do Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho 2009/2010 e do Programa de Participação nos Resultados (PPR) do exercício de 2009.

Sem Definição
A 12ª Reunião de Negociação com o Serpro referente à campanha salarial 2009/2010, realizada durante toda a quinta-feira (5) foi encerrada, sem que fosse possível chegar a um acordo entre as partes. A direção do Serpro insiste em não reconhecer que os trabalhadores e trabalhadoras da empresa estão em greve por prazo indeterminado, com o objetivo principal de que a empresa de fato negocie as reivindicações dos trabalhadores. No entanto, nesta reunião a empresa, deu continuidade ao que vinha praticando em toda a campanha salarial, ou seja, apresentou a mesma proposta já formulada e registrada em ata pela Dataprev. Um acordo de dois anos, sem ganho real para o primeiro ano. Ainda condicionou datas de pagamento ao término imediato da greve. Os negociadores da empresa justificaram o fato de não ser possível ganho real em 2009, devido à política econômica e a crise. Os trabalhadores afirmam: Não vamos pagar pela crise!!!

Redução de adicionais
Na sessão do Peno Administrativo da última quarta-feira (4), o Tribunal de Justiça do Maranhão aprovou o projeto de lei que regulamenta o pagamento dos adicionais de insalubridade dos servidores do Poder Judiciário do Maranhão com percentuais abaixo dos determinados pelo Estatuto dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão (Lei 6.107/94). Os índices de 40, 30 e 20% para os graus máximo, médio e mínimo de insalubridade aplicados sob o vencimento dos cargos foram reduzidos para 2, 3 e 5% mesmo diante dos protestos da diretoria do Sindjus e dos servidores do TJMA, que esperam há 3 anos uma solução para o problema.

19 anos do Sindsep/MA
Uma grande festa que reuniu centenas de filiados. Assim foi a comemoração dos 19 anos de fundação do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Maranhão (Sindsep / MA), que aconteceu no último domingo (1). A reunião aconteceu na praça ao lado da sede do Sindicato, localizada no Monte Castelo. Presente ao evento, o deputado federal Washington Luiz, um dos fundadores do Sindicato, destacou a importância desta entidade na defesa dos direitos dos servidores públicos federais e também relembrou companheiros que estiveram ao seu lado deste a fundação do Sindicato. “É uma felicidade muito grande poder participar desta grande festa, ao lado de companheiros que muito lutaram para transformar este sindicato nesta referência para o servidor público”, disse o parlamentar explicando ainda que desde a sua fundação o Sindsep, tem trabalhado, incansavelmente, em várias frentes, na defesa dos servidores.
Nota: envie a sua colaboração para a coluna Atividade Sindical. Nosso e-mail é: klindoso@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário