14 de novembro de 2009

Coluna Atividade Sindical 14 11 2009

ATIVIDADE SINDICAL
Por Karina Lindoso

Conferência de educação
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação no Maranhão (SINPROESEMMA), Pparticipou da abertura da Conferência Maranhense de Educação, COMAE 2009, na sede do Uniceuma II, no Anil, que aconteceu na última quinta-feira (12). A entidade foi representada pelo presidente Júlio Pinheiro, pelo secretário de políticas educacionais, Odair José e demais diretores e profissionais de educação. Presentes ainda estavam os secretários de Estado da Educação, César Pires, o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), José Augusto Oliveira, representantes de entidades de classe, instituições educacionais públicas e privadas, professores, dentre outros. O evento tem caráter deliberativo e apresentará a partir da realidade educacional do Maranhão e do país, um conjunto de propostas que orientarão programas e políticas educacionais que serão apresentadas e repercutidas na Conferência Nacional de Educação – CONAE-, a ser realizada em abril de 2010, em Brasília.
Novos Servidores
O diretor geral do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), Júlio César Guimarães, empossou na última sexta-feira (13), na Sala de Treinamento do TRT, mais 10 novos servidores. Na solenidade de posse coletiva, foram empossados três analistas judiciários, área judiciária, e sete técnicos judiciários, área administrativa, aprovados no concurso que o TRT realizou no primeiro semestre deste ano. Os servidores foram nomeados pela presidente do TRT-MA, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, conforme Atos do Gabinete da Presidência nºs 203 (analistas judiciários) e 204 (técnicos judiciários), de 26.10.2009.

Agentes de Saúde
Após muita luta enfim uma boa notícia para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. A Comissão Especial que analisa a PEC nº 391/2009, que cria o Plano de Carreira para a categoria aprovou por unanimidade, na última quarta-feira, o parecer da relatora, Deputada Fátima Bezerra. A proposta cumprirá interstício de duas sessões, para entrar na pauta de votações do plenário e, para ser aprovada, deverá ter 308 votos a favor e ser votada em dois turnos, antes de ir para o Senado. O Deputado Washington Luiz, que participou ativamente como membro titular da Comissão Especial, se disse orgulhoso de poder contribuir de maneira significativamente para a aprovação da matéria, destacando que estes profissionais fazem um trabalho admirável em todo o Brasil.

Coração
O coração é um órgão vital para o corpo. Sendo assim, ele demanda alguns cuidados para os quais as pessoas devem ficar atentas. Preocupado com a educação preventiva contra os males que atacam o coração, o Sinproesemma apoiou o I Simpósio de Prevenção Cardiovascular para Professores dos Ensinos Fundamental e Médio. O Simpósio foi promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia - Seção Maranhão, e aconteceu na sexta-feira(13), no Centro de Convenções de São Luís. Os temas abordados foram: alimentação saudável, atividade física, colesterol, diabetes, tabagismo, hipertensão, obesidade e estresse.

Funasa
O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado do Maranhão (Sindsep/MA) obteve mais uma vitória que beneficia os servidores federais. O sindicato através de sua Assessoria Jurídica, conseguiu que 1.604 servidores de campo da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que estiveram expostos as Dicloro-Difenil- Tricloroetano (DDT), iniciassem exames toxicológicos para avaliação médica detalhada do estado clinico dos trabalhadores. Por exercerem funções de alto risco para a saúde, os servidores achavam por bem que esses exames fossem realizados. Entretanto, a Funasa negava-se a realizar os referidos exames. Por entender que no caso de haver servidor que foi intoxicado durante a execução de suas funções, o Sindsep/MA trata as possíveis intoxicações como acidente de trabalho e o órgão deve assumir todas as responsabilidades.

Nota: envie a sua colaboração para a coluna Atividade Sindical. Nosso e-mail é: klindoso@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário