20 de novembro de 2009

COLUNA ATIVIDADE SINDICAL 20 11 2009

ATIVIDADE SINDICAL
Por Karina Lindoso

CONSCIENTIZAÇÃO
Hoje é o Dia da Consciência Negra. Em prol da luta do movimento negro e em celebração à data, o Sinproesemma está apoiando o Projeto 20 de Novembro, realizado pela Companhia de Cultura Catarina Mina. Com o Projeto, a Companhia vai levar ao público uma programação cultural variada. Entre os convidados do Projeto estão o grupo cultural da 3ª idade do SESC, com o espetáculo Xangô Caô, a cantora Diana Mattos e a banda Negras Minas. A cantora Diana Mattos fará uma homenagem ao compositor maranhense João do Vale. Para amanhã (21) estão programados o grupo Retratos e Canções e o Tambor de Crioula em Louvor a São Benedito, este último vai se apresentar até as 7h do dia 22, encerrando o festejo em louvor a São Benedito. O Projeto 20 de Novembro será realizado na sede da Companhia de Cultura Popular Catarina Mina, na Rua Portugal 243, Praia Grande, no centro histórico de São Luís.

GREVE NO MTE
Em todo o Brasil, servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de 23 estados, incluindo o Distrito Federal, estão com suas atividades paralisadas. Esse movimento grevista é em prol da abertura do processo de negociação com o governo federal, na qual venha a atender as demandas mais urgentes do órgão. Na última terça-feira, 17, foi instalado o comando nacional de greve do MTE, em reunião que aconteceu na sede Condsef. Foi agendado para os dias 25 e 26 de novembro, uma Marcha de Pressão com todos os servidores do MTE, a ser realizada em Brasília. Hoje(20) os servidores do MTE no Maranhão, irão fazer uma assembléia de avaliação do movimento grevista, e continuam aguardando as orientações do comando nacional de greve, que a priori pediu que os servidores do MTE em todo o país, criem as Comissões de Pressão Parlamentar (CPP’s). Essas Comissões têm a finalidade de buscar apoio junto a vereadores, deputados estaduais e federais de todas as regiões do país.

CONCILIAÇÃO
Está marcada para o dia 24 de novembro a audiência de conciliação relativa ao Dissídio de Greve instaurado pelo Serpro. A audiência ocorre, no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, às 14:00, na sala de audiências.

BANCARIOS
Os bancários realizaram na quarta e quinta-feira a votação para escolha dos Delegados Sindicais gestão 2010. A eleição em primeiro escrutínio secreto, com quorum previsto de mais de 50% dos associados, aconteceu nos locais de trabalho. Foram candidatos nesta eleição 83 bancários: 26 da CEF, 5 do BNB, 45 do BB, 6 do BASA e 1 do Unibanco.

ENCONTRO
Um encontro entre velhos amigos. Assim foi o jantar que reuniu na última segunda-feira (16), em São Luís, o deputado federal Washington Luiz e membros da direção do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Maranhão (Sindsep-MA). O encontro aconteceu por iniciativa do parlamentar, que foi um dos fundadores do Sindicato, já tendo ocupado por duas vezes a presidência do mesmo. Durante o encontro, o parlamentar fez um retrospecto do seu mandato, e destacou as ações que tem trabalhado em defesa dos servidores públicos federais. Algumas destas ações, como a definição de situação dos servidores da ex- Fundação Roquette Pinto e da Funasa, já estão em andamento em Brasília, tendo o acompanhamento do gabinete do deputado.

MARATONA
O Serviço Social do Comércio (Sesc) aposta na saúde e se prepara para um grande evento esportivo, com a realização da Minimaratona 2009. O evento ocorre neste domingo (22), com saída às 8h30, do Sesc Deodoro, em direção ao Sesc Turismo. O percurso de 12 Km passa pela Ponte Bandeira Tribuzi, Avenidas Euclides Figueiredo e Holandeses, chegando até o Olho D’água. A Minimaratona tem o objetivo de promover o bem estar, incentivar a prática de atividades físicas ao ar livre e proporcionar a integração social.

Nota: envie a sua colaboração para a coluna Atividade Sindical. Nosso e-mail é: klindoso@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário